Workshop Preparação para a Promoção Comercial APRENDENDO A EXPORTAR MODA
Fashion Business COLEÇÃO DE VERÃO 2009 -2010
PRIVILÉGIO APENAS PARA EXPORTAÇÃO DE MODA: PRIVILÉGIO APENAS PARA AS GRANDES EMPRESAS ????
Vivemos num ritmo que parece estar se acelerando ! São também aceleradas as mudanças do mercado !
A atual crise mundial, parece ter surgido do nada, pois nem os mais renomados economistas internacionais a previram com devida antecipação.
A mídia,tanto nacional quanto internacional, também atua para aumentar suas vendas. Infelizmente sabemos que a chamada “ má notícia” vende mais que as boas.
Portanto, convivemos atualmente com as consequências da : CRISE X MEDO DA CRISE
.... e diante de um painel econômico incerto, como podemos apostar todas as nossas fichas em apenas um só mercado?????
EXPANDIR AS FRONTEIRAS DE VENDAS É FUNDAMENTAL! EXPORTAR É PRECISO ! EXPANDIR AS FRONTEIRAS DE VENDAS É FUNDAMENTAL!
Tenho ouvido em diversas oportunidades , desde Setembro de 2008, que o ideograma chinês que representa “crise” é o mesmo usado para “oportunidade”.
Pessoalmente tive esta experiência, na temporada européia de março passado.
E QUEM ME AJUDA? O PROGRAMA TEXBRASIL DA ABIT
PERGUNTAS 1-Como iniciar vendas para o mercado externo ? 2-Existe uma fórmula para o sucesso?
RESPOSTAS 1-Como iniciar e prosseguir vendas para o mercado externo ? Tudo tem seu começo. Receber “buyers” em seu stand já se provou ser um deles. 2-As feiras que fazem parte do calendário do Texbrasil
PERGUNTAS 2- Existe uma fórmula para o sucesso?
RESPOSTAS O sucesso é construído e decorre sobretudo de dois fatores: A- Reflexão e Análise B- Preparo e Determinação
INFORMAÇÂO TÉCNICA BÁSICA SUGESTÃO NO PREPARO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PARA RECEBER VISITANTES INTERNACIONAIS: INFORMAÇÂO TÉCNICA BÁSICA
Apresento a vocês o Klecius Janduci. PREÇO O PREÇO DE EXPORTAÇÂO: Trata-se de Temática tão importante que o Texbrasil acaba de contratar um profissional para atuar neste setor para orientar as empresas brasileiras a respeito! Apresento a vocês o Klecius Janduci.
Informar ao importador: FOB – Free on Board Sempre acompanhado do porto de origem da mercadoria. Mercadoria entregue no navio. FCA – Free Carrier O mesmo que FOB, mas para outras modalidades de transporte como, a exemplo, o aéreo.
Exportar via Correios ou Courrier TRANSPORTE Exportar via Correios ou Courrier Possível para embarques até US$ 50 mil-DSE. O custo do frete , no caso dos correios deve estar embutido no seu preço. No caso de “Courriers” só aceitam que se pague o frete no destino se o importador for cliente,tendo um número de conta.
PAGAMENTO Sugerimos: 1- Pagamento Antecipado: no setor de moda, vem sendo mais utilizado o percentual de 30% ou 40 % na confirmação do pedido e 70% ou 60% antes do embarque. 2-Carta de Crédito à vista ou a prazo 3-Cartão de Crédito Internacional 4-Balcão de Negócios do Banco do Brasil
Datas de Entrega no Hemisfério Norte: 1- Verão: Janeiro a Fevereiro 2-Inverno: Julho a Setembro
Neste caso, a entrega de verão deve ocorrer entre Setembro e Novembro. Importante: alguns “buyers” compram para o chamado “Holiday” – EUA ou “Cruisewear” – Europa: São roupas de verão vendidas no inverno para pessoas que no final do ano viajam para locais de clima mais ameno. Neste caso, a entrega de verão deve ocorrer entre Setembro e Novembro.
O PÓS-EVENTO 1- Enviar email agradecendo pelo encontro 2- Anexar a Fatura Proforma 3- Pedir confirmação do Pedido
ITENS DA FATURA PROFORMA : → Nome e endereço completo da empresa → Nome e endereço completo da empresa compradora → Referência de cada produto, tipo,quantidade por tamanho e por cor. Preço unitário e total. → Forma de Pagamento. → Dados do banco recebedor no Brasil
DICAS PARA PARTICIPAR EM FEIRAS → Nunca deixe seu espaço vazio nem desorganizado. → Bloco de pedidos em 2 vias, carbonado, numerado, em inglês ou espanhol → Sempre grampeie seu cartão no pedido → Não se mostre com ansiedade ou tédio → Seja amistoso com o visitante, porém com formalidade para não parecer “agressivo” → Evite comer no espaço
DICAS PARA PARTICIPAR EM FEIRAS → Seja claro quanto a sua capacidade de produção e prazo de entrega → Disponibilize brindes, se possível → Fotos de peças – o que fazer → Nunca deixe pedidos no Bloco. Descartá-los e guardá-los ao concluir uma venda. → Muita atenção ao deixar fotos da coleção sobre a mesa
DICAS PARA PARTICIPAR EM FEIRAS → Acredite no seu produto: evite usar marcas de terceiros mas sobretudo qualquer peça onde se evidencie a etiqueta de um outro fabricante seja ele nacional ou importado. → Apresente-se sempre adequadamente vestido. Deixe a informalidade excessiva para a praia ou quando não estiver em contato com pessoas de culturas diferentes da nossa. → Mostruário: como deve ser → Cabides: como devem ser. → Coleção: o que apresentar
O LOOK BOOK: 1- REFERÊNCIA DA PEÇA 2- CROQUIS 3-TAMANHOS 4- CORES 5- COMPOSIÇÃO DOS TECIDOS E FORROS
CONCLUSÃO Desafios fazem parte da vida de todos , e assim também é para o empresário, não importa o porte da empresa. Exportar é inicialmente apenas mais um desafio, que no entanto trará benefícios insuperáveis à sua empresa !!
Bons Negócios no Brasil... e no MUNDO !