RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.

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RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr. Rafael Silva Pippi

SUMÁRIO Objetivos; Problema/Hipótese; Justificativa; Perfil dos PNEE em Chapecó; Perfil dos professores e formação acadêmica; Projetos de inclusão; Análise da relação professor/aluno PNEE; Conclusões.

OBJETIVOS Gerais: Analisar a relação entre professor e alunos PNEE em cursos de inclusão no IF-SC – Campus Chapecó. Específicos: Identificar as principais dificuldades dos PNEE do município de Chapecó; Apontar estratégias de inclusão na área tecnológica de acordo com as necessidades dos PNEE; Identificar as carências na relação professor/aluno PNEE.

PROBLEMA Falta de contato dos professores com questões inclusivas em sala de aula. HIPÓTESE Professores possuem formação em área que pode distanciar de uma prática educativa realmente inclusiva.

JUSTIFICATIVA A educação inclusiva - diretriz do Ministério da Educação - Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, iniciado em 2003.

JUSTIFICATIVA Acessibilidade: O Decreto nº 5.296/04 que regulamenta as leis nº 10.098/00 estabeleceu condições para a implementação de uma política nacional de acessibilidade, trazendo conseqüências de uma mudança de postura na sociedade para a garantia da acessibilidade as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. IF-SC – Campus Chapecó como agente responsável pela inclusão de alunos PNEE na área profissional e tecnológica.

PERFIL DOS PNEE EM CHAPECÓ DEFICIENTES AUDITIVOS DEFICIENTES FÍSICOS Fonte: Secretaria de Educação Municipal GERED – Gerencia Regional de Educação Estadual

PERFIL DOS PROFESSORES E FORMAÇÃO ACADÊMICA - Engenharia Elétrica - Engenharia Mecânica

PROJETOS DE INCLUSÃO NO CAMPUS - Parceria com empresa privada – Apti Alimentos. (50h/a Libras – 40h/a Informática básica – 40h/a Eletrotécnica) - 20 alunos. - Projeto “Qualificação profissional para deficientes físicos através da tecnologia assitiva” – Instituto Sadia

ANÁLISE DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE - Professores ainda não estão preparados para desenvolver uma aula que venha de encontro com as necessidades dos alunos com deficiência. Causas prováveis:  Falta de metodologia e didática adequadas;  Falta de materiais que facilitem o processo de ensino-aprendizagem.

CONCLUSÃO Número de alunado PNEE viável; Falta de formação voltada a PNEE; Número de alunado PNEE viável; Trabalhar formas diferenciadas de estimular/motivar alunos; Proposta de capacitação didático-pedagógica aos professores.

DIFICULDADES ANDAMENTO DA PESQUISA Comunicação; Tempo para estudo e interpretação diferenciado; Orientação específica na área pedagógica. ANDAMENTO DA PESQUISA Fase de levantamento bibliográfico e análise; Elaboração da monografia.

“Incluir não é oferecer a todos a mesma coisa, mas é dar o que cada um necessita”. Autor: Helen Keller Fonte Equipe Iluminar: Édila Lobo Aparecida