COMITÊ TEMÁTICO INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO

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Transcrição da apresentação:

COMITÊ TEMÁTICO INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO “OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS PARA AS MPE” Brasília – Fevereiro 2012.

Motivação do Sebrae Atuar para elevar o nível competitivo das micro e pequenas empresas, através da Inovação Contribuir para aumentar a participação das micro e pequenas empresas no PIB

Programa Sebrae 2014 Identificar, disseminar e fomentar as oportunidades de negócios a partir do evento mobilizador Copa do Mundo 2014, antes, durante e pós-evento, e apoiar o desenvolvimento, a partir de requisitos de competitividade, das micro e pequenas empresas nos setores priorizados. Produção Associada ao Turismo Construção civil Vestuário Tecnologia da informação Comércio varejista Madeira e móveis Turismo Serviços em geral Agronegócios

Eixos do Programa IDENTIFICAR OPORTUNIDADES COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL DISSEMINAR OPORTUNIDADES ESTRATÉGIAS DE MERCADO

Programa OBJETIVO Identificar Oportunidades Competitividade Empresarial Disseminar Oportunidades Mercado Workshop Matriz de Competitividade para definição de indicadores de resultados Programas Estaduais: Projetos e e intervenções nas MPE. Mapeamento de Oportunidades realizado em parceria com a FGV Encontro Sebrae de Negócios Oportunidades 2014 Estruturação da Matriz de Competitividade Encontros e Rodadas de Negócios Grupo Focal local para validação de oportunidades no Estado Desenvolvimento de Software para aplicação Inteligência Competitiva

Identificando Oportunidades Criativas

SONHAR PENSAR IDEALIZAR Planejar Decidir FAZER Começar  

Visão de Futuro Conhecimento Conquistas Assumir Riscos Calculados

Visão de Futuro Conhecimento Conquistas Assumir Riscos Calculados

Conhecer o mercado Agregar Valor Ser competitivo

Antecipar Desejos

Origem dos Investimentos Linha do Tempo FASE PRÉ-EVENTO FASE EVENTO FASE PÓS-EVENTO 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017z INVESTIMENTOS RECEITAS LEGADO Origem dos Investimentos Infraestrutura Mobilidade Urbana Serviços

Onde estão as Oportunidades?

Onde estão as Oportunidades? EI, ME, EPP, média e grande empresa construção e reforma de estádios e infraestruturas de apoio bandeiras, camisetas torcida, uniformes equipamentos de iluminação, sonorização, tradução, estruturas complementares móveis e estruturas internas tecnologia da informação e comunicação Serviços de gráficas, credenciamento, vigilância, limpeza, controle pragas, manutenção, acessibilidade transporte casa de câmbio comércio, brindes alimentação

Mapa de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas 128 Construção civil 98 Turismo 117 Produção associada 105 Tecnologia da Informação 132 Agronegócio 122 Comércio Varejista 106 Madeira e Móveis 65 Têxtil e Confecções 56 Serviços

Mapa de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas Elevados investimentos para os Eventos Econômicos no Brasil. Copa 2014. Pré Sal. Obras do PAC. Etc... Ambiente recessivo e de poucas oportunidades em países desenvolvidos. Grande número de empresas estrangeiras com interesse e projetos no Brasil...

Mapa de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas Ambiente pode se tornar hiper competitivo. Empresas competentes com tendência a super demanda. ... as oportunidades vão se concretizar para alguém !!!!!! Entender a natureza das oportunidades para as MPEs Desenvolvimento Empresarial Realização de Negócios Estratégia de Negócios: qual o mercado que será atendido? Onde estão as oportunidades?

Identificando Caminhos Criativos

As Possibilidades Para o segmento de comércio e serviços: Oportunidade de conjugar benefícios como aumento de demanda e de estruturação do ambiente de operação de negócios. Um dos principais resultados esperados : Salto de qualidade na capacidade e preparação para turismo de negócios.

As Possibilidades Integração com outras cidades-sede durante a Copa Cidades-rota de NEGÓCIOS Cidades de integração, poderão desempenhar um papel importante em um possível eixo rodoviário de deslocamento e turismo. A economia informal e os pequenos comerciantes A importância e o impacto do Centro de Mídia/Centro de Imprensa para o legado “estratégico/imaterial” Benefícios para comércio e serviços Possibilidade de cidades serem Campos de Treinamento de Seleções

Papel do Sistema Sebrae Aproximar as micro e pequenas empresas das oportunidades. Atuar agregando inovação, melhoria na gestão e acesso a mercados. Articular com parceiros públicos e privados iniciativas de fortalecimento. Atuar no ambiente legal e de marcos regulatórios.

Estratégia de Atuação MERCADO MERCADO Identificação de demandas (Oportunidades) Aproximação comercial Desenvolvimento Empresarial Exigências de mercado (Requisitos) Realização de Negócios

Ambiente de Negócios

Ambiente internacional Novo risco de crise bancária Dívida estatizada Famílias endividadas Empresas líquidas sem compradores Comprometimento dos emergentes

Ambiente Interno Convivência com a crise a um custo baixo Da hipersensibilidade a um sistema imune Momento favorável, mas suscetível a desequilíbrios Limite de crescimento não superior a 4% a.a. Investimento fixo baixo (19%) Deficiência do capital humano: educação e P&D (54º entre 57 países pesquisados) Carga tributária elevada (36% do PIB)

Cenário Dinamismo do mercado doméstico Continuidade das políticas macroeconômicas (expansão do crédito – programas sociais) Cultura empreendedora ascendente (inovação e acesso a mercados) Indução da redução da informalidade (EI – Empresa Individual) Agenda de ocorrências econômicas

Motivação para vir ao Brasil em 2014 Atração pela Copa/ Futebol  Amantes de futebol [42%] Desejam assistir à Copa do Mundo; são fãs de futebol; querem apoiar a seleção do seu país; acham o futebol brasileiro fantástico e o Brasil é o seu lar; admiram a paixão dos brasileiros pelo esporte e consideram que a atmosfera do País durante a Copa será importante. Percebem o Brasil como um destino turístico, com muita atrações e atividades; acham o País bonito, com paisagens e praias maravilhosas, florestas e diversidade de recursos naturais; tem bom clima, um povo hospitaleiro e festeiro; a comida é ótima; boa música e dança (carnaval). Atração pelas características do Brasil  Convencionais [30%] Atração pela novidade/ desconhecido  Exploradores [20%] Desejam aventura, conhecer o País, novas pessoas, divertir-se e praticar esportes. durante a Copa será importante. Outros: dependentes de condições do futuro  Precavidos [8%] Realistas com certo laivo de pessimismo, condicionam a viagem ao futuro: se tiverem dinheiro, se o País for seguro, se houver boa infra-estrutura; se a família estiver bem ou, simplesmente, não dão razão específica para assistir à Copa. Fonte: FGV e Ministério do Turismo

Conhecimento das Cidades Brasileiras Base de entrevistados: 4.847   TOTAL África Europa América Oceania Ásia Rio de Janeiro 68 53 72 66 70 59 São Paulo 44 29 45 46 52 39 Brasília 25 19 30 21 27 Salvador 8 3 9 5 4 Natal 2 Recife 1 Porto Alegre Fortaleza Manaus Florianópolis - Belo Horizonte Foz do Iguaçu Outros lugares do Brasil 6 7 Outras respostas NS/NR 11 16 Base Entrevistados Não Brasileiros 4.556 307 2.204 1.721 122 202 Base de entrevistados: 4.847 Fonte: FGV e Ministério do Turismo

Desafios X Oportunidades Dificuldade de acesso a crédito. Baixo nível de bancarização das micro e pequenas empresas Desconhecimento de estratégias de gestão financeira Adequabilidade das fontes de financiamento às necessidades de investimentos das micro e pequenas empresas (prazos, carência, taxas...) Meios de pagamento restritos

Mensagem Inovar para elevar a competitividade Estratégias sustentáveis de acesso a mercados Efeito Steve Jobs descobrir alguma coisa nova que ninguém esta fazendo.

Contatos Programa Sebrae 2014 Obrigado! www.sebrae.com.br 0800 570 0800 Sebrae, quem tem conhecimento vai pra frente Contatos Programa Sebrae 2014 Dival Schmidt Filho – dival.schmidt@sebrae.com.br Larissa Natário – larissa.teixeira@sebrae.com.br Rafael Castro – rafael.castro@sebrae.com.br Ivan Tonet – ivan.tonet@sebare.com.br