TRADE FACILITATION PROGRAMME

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
Advertisements

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
PROGRAMA DE FINANCIAMENTO
Comércio Internacional Escola Secundária de Paços de Ferreira
Modulo 21 Nuno Silva.
Comércio Internacional
Administração amintas paiva afonso.
Pagamentos internacionais
Pagamentos e Recebimentos Internacionais
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ - FESP
Contratos Empresariais
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
MODALIDADES DE PAGAMENTO
ÓRGÃOS EUROPEUS Banco Central Europeu Comité das Regiões
x Indique a opção incorreta, quanto ao cheque:
Torne se Promotor de AS "PrivatBank"!
Encontros de Comércio Exterior
BALCÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Unidade 8 - Títulos de Crédito: Em Espécie
Conheça o novo SPB Conheça o novo SPB
Comércio Internacional
Como funciona um crédito documentário?
Apoio aos Negócios e Financiamentos Gerente de Negócios Internacionais
MODALIDADES DE PAGAMENTO - COMEX Prof. Moacir Danziato
Superintendência Estadual de Pernambuco
Apoio aos Negócios e Financiamentos
Programa de Financiamento às Exportações
2ª Reunião da Rede Ibero-Americana Organizações de Promoção de Comércio Externo Cancun, Quintana Roo, México Junho de 2000 Organizações Multilaterais de.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Apresentação COSEC apresentação COSEC COSEC: líder destacado em seguro de créditos e caução em Portugal, integrado num dos maiores grupos financeiros.
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
CARTA DE CRÉDITO (Letter of Credit)
Sistemática de Importação e Exportação
Boadilla del Monte, abril Divisão da Banca Comercial Área de Empresas Unidade Global de Negócio Internacional “Going Global: Conhecimento da CCI.
Fundo de Apoio a Sociedade Civil Civil Society Fund Guia para Propostas Ano Fiscal 2008.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Como funciona uma cobrança documentária?
O Que é um crédito documentário transferível?
UFP Marketing Internacional Preço, Crédito e Formas de fazer negócios Internacionais. A posicionamento de um preço a nível internacional.
Introdução à Macroeconomia
Seguro de Crédito à Exportação
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
TIPOLOGIAS DE CONCESSÃO DE CRÉDITO MAIS UTILIZADAS NA BANCA
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
Direito Empresarial Curso de Administração
Apresentação COSEC apresentação COSEC COSEC: líder destacado em seguro de créditos e caução em Portugal, integrado num dos maiores grupos financeiros.
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
5 – MOD PAG.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde
1 COSEC COMPANHIA DE SEGURO DE CRÉDITOS, S.A Seminário Portugal Cabo Verde: Economias Complementares (I) 9 de Novembro de 2005.
SISTEMA CAMBIAL Controlado pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Captação de Recursos no Exterior Felipe Kroeff Susin Guilherme Rangel Hugo Moura.
O novo Sistema de Pagamentos Brasileiro Luiz Fernando Figueiredo 1.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Prof. Cláudio Costa do Amaral1 CÂMBIO e pagamentos internacionais no comércio exterior TPC.
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
Carta de Crédito Publicação 600 (UCP 600)
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender as operações de financiamento e os assuntos a elas relacionados.  Adiantamentos sobre contratos.
Transcrição da apresentação:

TRADE FACILITATION PROGRAMME Promoção e apoio ao comércio externo com os países da Europa Central, Oriental e Ásia Central

O que é Como funciona Países abrangidos Contactos

1. O que é O BERD criou um programa cujo objectivo é apoiar o comércio intra-regional e internacional, nos 27 países em que opera, promovendo o comércio externo com a Europa Central e de Leste e com os países da Comunidade de Estados Independentes. De forma resumida, o BERD apoia operações bancárias ligadas ao comércio externo, garantindo, perante um conjunto de bancos de confirmação (na sua maioria, bancos da Europa Ocidental e americanos), os créditos documentários e instrumentos afins emitidos por instituições cujo risco aqueles bancos de confirmação não estariam normalmente dispostos a aceitar.

Exportação para países abrangidos 2. Como funciona Importador Local Exportador Transmite Cartas de Crédito com instruções para notificar e confirmar as mesmas ao Exportador Banco Local- Emitente Assume o risco do importador local Emite as Cartas de Crédito Entra em acordo com a CGD a respeito da % de Cobertura da Garantia do BERD CGD Confirma as Cartas de Crédito do Banco Emitente Examina os documentos de transporte Honra a Carta de Crédito Solicita o reembolso do Banco Emitente Pedido da Garantia,ao BERD, para a % da cobertura acordada Carta de Crédito Stand-by que faz a cobertura, na % acordada, da Carta de Crédito do Banco Local BERD Verifica se a Carta de Crédito em causa é um Instrumento Elegível Emissão, pelo BERD, de uma Carta de Crédito Stand-by

Importação de países abrangidos 2. Como funciona Exportador Importador Carta de Crédito Stand-by, do Banco Local, confirnada Aplicação da Carta de Crédito Stand-by Pagamento Adiantado Pagamento Adiantado Carta de Crédito Stand-by, do Banco Local, como garantia por pagamentos adiantados Banco Local- Emitente Assume o risco do exportador local Emite as Cartas de Crédito Stand-by Entra em acordo com a CGD a respeito da % de Cobertura da Garantia do BERD CGD Confirma as Cartas de Crédito Stand-by do Banco Emitente Examina os documentos de transporte Canaliza os Fundos Pagamento Adiantado Pedido da Carta de Crédito Stand-by,ao BERD, para a % da cobertura acordada Carta de Crédito Stand-by do BERD que faz a cobertura, na % acordada, da Carta de Crédito Stand-by do Banco Local BERD Verifica se a Carta de Crédito Stand-by, do Banco Local, é um Instrumento Elegível Emissão, pelo BERD, de uma Carta de Crédito Stand-by

Instrumentos Elegíveis 2. Como funciona Instrumentos Elegíveis  Cartas de crédito documentário e cartas de crédito standby do banco emitente; pagamentos diferidos e cartas de crédito red-clause;  Garantias de devolução de adiantamentos;  Letras de câmbio e notas promissórias relacionadas com o comércio externo;  Bid and performance bonds e outras garantias de empreitada;  Empréstimos de prazos superiores, quando se trata de financiamento de equipamento ou outras garantias a termo;  Outros géneros de instrumentos de financiamento do comércio externo.

3. Países abrangidos Albânia Arménia Azerbaijão Bielorússia Bósnia-Herzgovina Bulgária Cazaquistão Croácia Eslovénia Estónia Geórgia Hungria Jugoslávia Letónia Lituânia Macedónia Moldávia Polónia Quirguistão República Checa República Eslovaca Roménia Rússia Ucrânia Uzbequistão

4. Contactos CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS DNI – Direcção de Negócio Internacional 4. Contactos Daniel Chambel Director Tel: + 351 21 790 51 49 Fax: + 351 21 79050 68 Email: daniel.chambel@cgd.pt Paulo Lopes Assessor Tel: + 351 21 795 33 77 Fax: + 351 21 79050 68 Email: paulo.antonio.lopes@cgd.pt Rui Gasparinho Assistente Técnico Tel: + 351 21 795 33 84 Fax: + 351 21 79050 68 Email: rui.gasparinho@cgd.pt