Elaborado por: Alexandra Valério Formadora: Vera Guerreiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTO NACIONAL DE PNEUMONIAS
Advertisements

Projecto “Quero Ser Professora de EF”
PRESTAÇÃO DE CONTAS.
Avaliação de desempenho dos docentes
Matemática Financeira Desconto Simples
Março 2010 Serviço de Tradução Telefónica Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) Serviço de Tradução Telefónica Alto Comissariado.
2011 Conectividade Social.
SEXO E SERVIÇOS Busca de satisfação Motivo de união
x Indique a opção incorreta, quanto ao cheque:
Torne se Promotor de AS "PrivatBank"!
1 Carteira de depósitos bancários Criação e gestão Nos termos do Regulamento Administrativo n.° 15/2006, cabem ao Fundo de Pensões a criação e gestão.
PARCERIA.
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
PREPARAÇÃO DO CENSO GERAL DE ANGOLA. 1. Introdução Em Angola, o primeiro recenseamento geral da população teve lugar em 1940 e até 1970 realizou-se um.
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
SACADO Cobrança Caixa Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Inicio Fim Acesso ao sistema Responsáveis Grupos de sacados Sacados Títulos Relatórios.
O que são dados? É todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado. São uma representação dos factos, conceitos.
TREINAMENTO DE ENTIDADES DE CLASSE Dificuldades Frequentes nas Prestações de Contas Os recibos apresentados devem ser retirados da prestação de.
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
A CRISE FINANCEIRA E A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE GARANTIA DE DEPÓSITOS
“Contas Plurais e Compensação entre Contas Bancárias”
O ACESSO À INFORMAÇÃO DE SAÚDE
M ANUAL DE C ONTAS Tem por finalidade apresentar informações detalhadas de cada conta, servindo de guia para que o contador possa registrar todos os eventos.
Lançamentos Contábeis
Andreia Portela TSJ.
MODELO ESSENCIAL Modelo Ambiental
CC-e - Carta de Correção Eletrônica
Manual de Contas 1-Ativo Circulante
Bancos eTipos de Cheques
SGBD Sistemas de Gestão de Bases de Dados
Seja bem-vindo à TeleCheque®.
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
Administração de Vendas
Curso: Técnica Administrativa Módulo: 0670 Formadora: Vera Guerreiro
UML Diagrama de Caso de Uso Profª. Marcelo Siedler
Carta Cheque Direcção de Marketing de Empresas.
USO E CONVENÇÃO DE CHEQUE Trabalho elaborado por:Lícia Fernandes 1.
Fiscal – Nota fiscal eletrônica em situação “Denegada” IdentificaçãoFIS_031 Data Revisão04/11/2013.
Financeiro – Controle de Cheque
EMPRESA NA HORA. Luísa Fernandes - 2º TSJ - N.º 5 Através da 'Empresa na Hora' pode constituir-se uma sociedade: ◦unipessoal, ◦por quotas ou anónima,
Financeiro – Controle de Cheque IdentificaçãoFIN_015 Data Revisão09/10/2013.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 12 O CHEQUE.
CHEQUE Lei 7357, 02 de setembro de 1985
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
REDE SOCIAL BASE DE DADOS dos CLAS
SUBSISTEMA DO DEPARTAMENTO PESSOAL
PDV - Venda em Cheque Identificação PDV_008 Data Revisão 27/08/2013.
Unidade V – Cheque (Lei 7.357/1985)
Direito Empresarial Curso de Administração
Abertura de Conta Bancária Direito Bancário e dos Seguros Ana Martins nº 1289 Margarida Ormonde nº1253.
Curso: Técnico de Contabilidade Ano : 1º
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores TDT. Televisão Digital Terrestre Instalações ITED – Leitura, interpretação e execução de projetos.
Mónica Mira Direito Bancário
Cartão de Crédito Consignado
1Trabalho elaborado por Alexandra. Análise de sistemas de informação: O que são dados? O que é informação? Definição de sistemas de informação? Que conjunto.
RESPONSABILIDADES DE CRÉDITO
Ressarcimento.  A partir de hoje o SAC tem como meta a redução de pagamentos via depósito bancário.  Em casos de reclamações “Procedentes”: O Sac NÃO.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
DAE/CDE –Centro Francisco Pegado Biblioteca Municipal 23/04/2009.
A contratação colectiva
Financeiro - Controle de Cheque. Objetivo Cadastrar os cheques recebidos pela empresa; Realizar os depósitos dos cheques; Cadastrar as situações dos cheques.
TREINAMENTO PÓS CONTEMPLAÇÃO MODELO SIMPLIFICADO.
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 3 – Programa de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA TÍTULOS DE CRÉDITO.
REGIME TRANSIT Ó RIO - MEDIA Ç ÃO DE SEGUROS O novo regime jur í dico Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
Transcrição da apresentação:

Elaborado por: Alexandra Valério Formadora: Vera Guerreiro

Utilização indevida de cheques (assinatura divergente da que consta no banco, não autorizada ou insuficiente; falta de provisão; conta encerrada ou bloqueada) leva a que, caso a situação não seja regularizada, seja denunciada ao Banco de Portugal. O banco transmite o nome do emitente para que passe a fazer parte da lista de pessoas inibidas do uso de cheque. 3

A listagem (LUR) é constituída pelo conjunto de entidades, pessoas singulares e colectivas (empresas), com as quais os bancos tenham rescindido a convenção de cheque por utilização indevida e, com essa utilização, tenham posto em causa o espírito de confiança que preside à sua circulação. O Banco de Portugal difunde esta listagem pelas instituições de crédito. 4

Esta lista é actualizada diariamente e difundida por todos os bancos. Além dos bancos, podem aceder à LUR outras instituições de crédito que, apesar de não receberem depósitos e não fornecerem cheques, utilizam a informação para avaliação do risco de crédito (ex: Cofidis). 5

A responsabilidade da inclusão na lista de pessoas inibidas de utilização de cheque é dos bancos. O Banco de Portugal apenas centraliza as informações fornecidas pelos bancos e difunde pelas instituições de crédito. 6

Qualquer banco pode informar um cliente (ou quem tenha poderes para o representar) se o seu nome consta da LUR e desde que data. Só o banco sobre o qual os cheques foram sacados conhece o número e o montante daqueles que estiveram na origem das comunicações transmitidas ao Banco de Portugal, em nome do respectivo emitente. O Banco de Portugal assegura o direito de acesso de qualquer pessoa à informação registada em seu nome. 7

A listagem é divulgada com o objectivo de levar ao conhecimento de todo o sistema bancário a impossibilidade de serem celebradas convenções de cheque com os clientes que integram a lista, mesmo que quisessem fazê-lo