Método do Trabalho Virtual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Advertisements

LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL. CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA.
Dinâmica. Principio fundamental da Dinâmica 1.O que faz um corpo mudar o seu estado de equilíbrio (saia do repouso, por exemplo)? 2.Por que os astronautas.
MECÂNICA TÉCNICA Técnico em Automação Industrial Profº Marcos Nascimento Leis de Newton.
Corpos rígidos: Sistemas equivalentes forças 2014 Profº Osvaldo Kojiro Iha.
Força Força é um puxão ou um empurrão Uma força está associada a um par de corpos Par: Pé e Bola.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D D: TRABALHO.
LIVRO 3 - CAPÍTULO 4 – PARTE 1 DINÂMICA IMPULSIVA.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
LOM Mecânica dos Materiais
FENOMENOS DE TRANSPORTE
Método do Trabalho Virtual
Estática – Conceitos e princípios fundamentais
Atrito.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS Mecanismos de Máquinas
Forças Distribuídas: Momentos de Inércia
Forças Distribuídas: Momentos de Inércia
Física Lorena e Paulo.
Equilíbrio de partícula
Centro de Gravidade Prof. Talles Mello.
Análise de Estruturas.
Análise de Estruturas.
Análise de Estruturas.
OSCILAÇÃO SISTEMA MASSA – MOLA Pêndulos
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
Mecânica Geral I Cabos Edmundo Sahd Neto.
BIOMECÂNICA Equilíbrio e alavancas Carlos Bolli Mota
Resistência dos Materiais
FAESO – Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos
Forças em Vigas e Cabos.
E.E.E.F.M Profª Filomena Quitiba
Questão 1: Um cilindro de peso P=250 N é sustentado por dois cabos, AC e BC, que estão atados no topo de dois postes verticais. Uma força horizontal F,
(UFRGS) Um bloco de massa 1 kg move-se retilineamente com velocidade de módulo constante igual a 3 m/s, sobre uma superfície horizontal e sem atrito. A.
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
Leis de Newton Leis de Newton 1º Lei de Newton Lei da Inércia
Forças Distribuídas: Centroides e Centros de Gravidade
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
TRELIÇAS.
ESTÁTICA 1. EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL 2. EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO
1.1.5 Teorema da Energia Cinética.
Fundamentos de Eletricidade
1. Um projétil é lançado com uma velocidade de módulo 20 m/s e formando com o plano horizontal um ângulo de 60°. Calcule os componentes horizontal e vertical.
Corpos Rígidos: Sistemas Equivalentes de Forças
LEI DE COULOMB UM POUCO DE HISTÓRIA
2º/2015 Equilíbrio e Momento AULA Nº 5 CURSO: Engenharia Civil
OSCILAÇÃO Conceito Movimento Harmônico Simples – MHS
Estabilidade Edilberto BORJA.
“Se consegui ver mais além, é porque subi aos ombros de gigantes”
Equilíbrio de Corpos Rígidos
Lei de Hooke ! Em 1660 o físico inglês R. Hooke observando o comportamento mecânico de uma mola, descobriu que as deformações elásticas obedecem a uma.
CAPITULO 2 Equilíbrio dos Corpos Deformáveis Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos.
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Análise de Estruturas.
Ondas em uma corda Tomemos uma corda esticada:
Dinâmica e Estática da Partícula
Modelagem Matemática na Física
Sistemas Hidráulicos e de Trem e Pouso Prof. Dr. Rodrigo Lemes Unidades de Pressão Divididas em três grupos: a)Unidade de pressão (Força/Área) Kgf/m 2.
Capítulo 1: Tensão.
HIDROSTÁTICA MECÂNICA DO FLUIDOS.
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
EQUILÍBRIO ESTÁTICO E MOMENTO
Física III Potencial Elétrico Prof. Alexandre W. Arins.
TENSÃO Resistência dos Materiais I Engenharia de Controle e Automação.
Vibrações Mecânicas Prof. Dr. Newton Soeiro VIBRAÇÕES MECÂNICAS SISTEMAS CONTÍNUOS VIBRAÇÕES TRANSVERSAIS DE CORDA OU CABO.
Profª Jusciane da Costa e Silva
TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA.
Potência Trabalho resultante de várias forças Trabalho da força peso Trabalho de uma força perpendicular ao deslocamento 1 Trabalho, potência e energia.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
EIXO: Engenharia Teoria das Estruturas Conteúdo 2: Estruturas Isostáticas PROFESSOR VALMIR ALMENARA.
MECÂNICA I EXERCÍCIOS EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO 01/11/2019 Profº Msc, Antônio Carlos da F. Sarquis Cel: CURSO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Método do Trabalho Virtual

Conteúdo Introdução Trabalho de uma Força Trabalho de um Binário Princípio do Trabalho Virtual Aplicações do Princípio do Trabalho Virtual Máquinas Reais. Eficiência Mecânica Problema Resolvido 10.1 Problema Resolvido 10.2 Problema Resolvido 10.3 Trabalho de uma Força Durante um Deslocamento Finito Energia Potencial Energia Potencial e Equilíbrio Estabilidade do Equilíbrio Problema Resolvidos 10.4

Introdução Princípio dos Trabalhos Virtuais – se uma partícula, um corpo rígido, ou um sistema de corpos rígidos que está em equilíbrio sob a ação de várias forças sofre um deslocamento virtual, o trabalho total efetuado pelas forças externas durante o deslocamento é nulo. O princípio dos trabalhos virtuais é particularmente eficaz quando aplicado à solução de problemas que envolvem o equilíbrio de máquinas ou mecanismos que consistam em vários elementos ligados entre si. Se uma partícula, um corpo rígido, ou um sistema de corpos rígidos está em equilíbrio, então a derivada de sua energia potencial em relação a uma variável que define sua posição deve ser zero. A estabilidade de uma posição de equilíbrio pode ser determinada utilizando-se a segunda derivada da energia potencial em relação a uma variável de posição.

Trabalho de uma Força = trabalho da força correspondente ao deslocamento .

Trabalho de uma Força Forças que não realizam trabalho: Em certos casos, a soma dos trabalhos realizados por várias forças é igual a zero, por exemplo: para dois corpos unidos por um pino sem atrito; para dois blocos unidos por uma corda inextensível; as forças externas que mantêm unidas as partes de um corpo rígido. Forças que não realizam trabalho: reação em um pino sem atrito quando o corpo suportado gira em torno do pino; reação em uma superfície sem atrito quando o corpo em contato se move ao longo da superfície; peso de um corpo cujo centro de gravidade se move horizontalmente; força de atrito que atua em uma roda que rola sem escorregar.

Trabalho de um Binário Qualquer pequeno deslocamento do corpo rígido que leve A e B respectivamente até A’ e B’’ pode ser dividido em duas partes a saber: translação para A’B’ rotação de B’ para B” em relação a A’.

Princípio dos Trabalhos Virtuais Imaginemos um pequeno deslocamento virtual sofrido por uma partícula submetida à ação de várias forças. O trabalho virtual correspondente é, Princípio dos Trabalhos Virtuais: Se uma partícula está em equilíbrio, o trabalho virtual total realizado pelas forças que atuam sobre ela deve ser zero para qualquer deslocamento virtual. Se um corpo rígido está em equilíbrio, o trabalho virtual total das forças externas que atuam sobre ele é zero para qualquer deslocamento virtual desse corpo. Se um sistema corpos rígidos ligados entre si permanece conectado durante o deslocamento virtual, somente o trabalho das forças externas ao sistema precisa ser considerado.

Aplicações do Princípio do Trabalhos Virtual Desejamos determinar a força exercida pela alavanca sobre o bloco para uma dada força P. Consideremos o trabalho realizado pelas forças externas para um deslocamento virtual dq. Ape-nas as forças P e Q realizam trabalho não nulo. Se o deslocamento virtual é consistente com as restrições impostas pelos apoios e conexões, apenas o trabalho das cargas, das forças aplica-das e das forças de atrito precisa ser considerado.

Máquinas Reais. Eficiência Mecânica Para uma máquina ideal sem atrito, o trabalho produzido é igual ao trabalho recebido. Quando o efeito do atrito é considerado, o traba-lho produzido diminui.

Problema Resolvido 10.1 Determine a intensidade do binário M necessária para se manter o equilíbrio do mecanismo mostrado na figura. SOLUÇÃO: Aplicando o princípio do trabalho virtual temos:

Problema Resolvido 10.2 Determine as expressões para q e para a tração na mola que correspondem à posição de equilíbrio do mecanismo. O com-primento indeformado da mola é h, e a constante da mola é k. Despreze o peso do mecanismo. SOLUÇÃO: Aplicando o princípio dos trabalhos virtuais temos:

Problema Resolvido 10.3 SOLUÇÃO: Traçamos um diagrama de corpo livre para a plataforma juntamente com o sistema articulado. Uma mesa de elevação hidráulica é usada para erguer um engradado de 1.000 Kg. A mesa consiste em uma plataforma, dois sistemas articulados idênticos e cilindros hidráulicos. Os elementos EDB e CG têm, cada um, comprimento 2a, e o elemento AD está preso por um pino ao ponto mé-dio de EDB. Determine a força exercida por cada cilin-dro na elevação do engradado para q = 60o, a = 0,70 m, e L = 3,20 m. Aplicamos o princípio dos trabalhos virtuais para um deslocamento virtual dq observando que apenas o peso e a força exercida pelo cilindro hidráulico realizam trabalho. Considerando a geometria do problema, subs-tituímos os deslocamentos virtuais na expres-são acima e a resolvemos para obter a força no cilindro hidráulico.

Problema Resolvido 10.3 SOLUÇÃO: Traçamos um diagrama de corpo livre para a plataforma. Aplicamos o princípio dos trabalhos virtuais para um deslocamento virtual dq. Considerando a geometria do problema, substituímos os deslocamentos virtuais na expressão acima e a resolvemos para obter a força no cilindro hidráulico.