Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05

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Transcrição da apresentação:

Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br

Introdução Práticas Tradicionais: Trabalhar com material concreto; Listas de exercícios algoritmos; Problemas que envolvem os seguintes verbos: anexar, juntar, unir, aumentar, acrescentar, completar, ganhar, tirar, separar, perder, diminuir, comparar e deixar. Diferenciar para os alunos as ações de verbos como acrescentar e retirar, juntar e separar, pegar e deixar, receber e devolver, comprar e vender pois indicam ações contrárias (o primeiro expressa aumento, e o segundo, uma diminuição).

Fatos básicos da adição Analisando a tabela, descobrimos certas regularidades: os quadrinhos que têm as mesmas parcelas também têm o mesmo resultado; se considerarmos todas as adições que possuem o mesmo resultado, observaremos que os resultados estão dispostos em diagonal. + 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 + 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Agora é a sua vez! preencha corretamente a tabela da adição; pinte da mesma cor os resultados idênticos; complete corretamente a folha “adições que resultam em X”.

Fatos básicos da subtração Analisando a tabela, descobrimos certas regularidades: se considerarmos todas as subtrações que possuem o mesmo resultado, observaremos que os resultados estão dispostos em diagonal, da mesma forma como acontecia com as adições. – 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 – 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Agora é a sua vez! preencha corretamente a tabela da subtração; pinte da mesma cor os resultados idênticos; complete corretamente a folha “subtrações que resultam em X”.

Fatos básicos da multiplicação Analisando a tabela, descobrimos certas regularidades: os quadrinhos que têm os mesmos fatores também têm o mesmo resultado, ou seja, a propriedade comutativa é válida nas multiplicações (4 x 7 = 28 e 7 x 4 = 28, 3 x 5 = 15 e 5 x 3 = 15). x 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100 x 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Agora é a sua vez! preencha corretamente a tabela da multiplicação; pinte da mesma cor os resultados idênticos.

Dicas sobre tabuadas Uma forma simples de construir essas tabelas consiste em empregar a reta numérica; + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 Tabuada Tradicional Outra forma é estimular a construção de tabuadas parciais. x 4 = 1 2 3 5 6 7 8 9 10 Tabuada Parcial 4 x = 5 6 7 8 9 10 Agora é a sua vez! preencha corretamente as tabuadas tradicionais; preencha corretamente as tabuadas parciais.

Procurando padrões nas tabuadas (I) Tabuada do 2 Tabuada do 3 Tabuada do 4 x 2 = 0 0 1 0 2 0 4 3 0 6 4 0 8 5 1 0 6 1 2 7 1 4 8 1 6 9 1 8 10 2 0 x 2 = 0 0 1 0 2 0 4 3 0 6 4 0 8 5 1 0 6 1 2 7 1 4 8 1 6 9 1 8 10 2 0 x 3 = 0 0 1 0 3 2 0 6 0 9 4 1 2 5 1 5 6 1 8 7 2 1 8 2 4 9 2 7 10 3 0 x 3 = 0 0 1 0 3 2 0 6 0 9 4 1 2 5 1 5 6 1 8 7 2 1 8 2 4 9 2 7 10 3 0 x 4 = 0 0 1 0 4 2 0 8 3 1 2 1 6 5 2 0 6 2 4 7 2 8 8 3 2 9 3 6 10 4 0 x 4 = 0 0 1 0 4 2 0 8 3 1 2 1 6 5 2 0 6 2 4 7 2 8 8 3 2 9 3 6 10 4 0

Procurando padrões nas tabuadas (II) Tabuada do 5 Tabuada do 6 Tabuada do 7 x 5 = 0 0 1 0 5 2 1 0 3 1 5 4 2 0 2 5 6 3 0 7 3 5 8 4 0 9 4 5 10 5 0 x 5 = 0 0 1 0 5 2 1 0 3 1 5 4 2 0 2 5 6 3 0 7 3 5 8 4 0 9 4 5 10 5 0 x 6 = 0 0 1 0 6 2 1 2 3 1 8 4 2 4 5 3 0 3 6 7 4 2 8 4 8 9 5 4 10 6 0 x 6 = 0 0 1 0 6 2 1 2 3 1 8 4 2 4 5 3 0 3 6 7 4 2 8 4 8 9 5 4 10 6 0 x 7 = 0 0 1 0 7 2 1 4 3 2 1 4 2 8 5 3 5 6 4 2 4 9 8 5 6 9 6 3 10 7 0 x 7 = 0 0 1 0 7 2 1 4 3 2 1 4 2 8 5 3 5 6 4 2 4 9 8 5 6 9 6 3 10 7 0

Procurando padrões nas tabuadas (III) Tabuada do 8 Tabuada do 9 x 8 = 0 0 1 0 8 2 1 6 3 2 4 4 3 2 5 4 0 6 4 8 7 5 6 6 4 9 7 2 10 8 0 x 8 = 0 0 1 0 8 2 1 6 3 2 4 4 3 2 5 4 0 6 4 8 7 5 6 6 4 9 7 2 10 8 0 x 9 = 0 0 1 0 9 2 1 8 3 2 7 4 3 6 5 4 5 6 5 4 7 6 3 8 7 2 8 1 10 9 0 x 9 = 0 0 1 0 9 2 1 8 3 2 7 4 3 6 5 4 5 6 5 4 7 6 3 8 7 2 8 1 10 9 0 Agora é a sua vez! faça as tabuadas do 2 ao 9 e procure os padrões expostos nos slides.

Divisão Com a divisão resolvemos situações em que é preciso subtrair várias vezes um mesmo subtraendo. A divisão é uma subtração na qual o mesmo subtraendo se repete várias vezes. Temos 40 laranjas para distribuir entre 8 crianças. Quantas laranjas cada criança ganhará ? 40 – 8 = 32 32 – 8 = 24 24 – 8 = 16 16 – 8 = 8 8 – 8 = 0