FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: saberes docentes e formação continuada A modalidade educacional que emerge com a cibercultura, a educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online: o caso do curso de formação para professores em serviço do ensino médio MARISTELA MIDLEJ.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Pedagogia da pesquisa-ação
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SÉCULO XX.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Curso de Docência Universitária
Pacto do Ensino Médio e o REM
Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus XV - Valença Bahia.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Introdução à Educação à distância
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Perguntas de Modelação
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O SABER AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR Hellen Caroline Silva da Silveira Iniciação Científica Voluntária Prof.ª Elisabeth.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADO PELAS WEBTECNOLOGIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA ORIENTANDO: JULIANA CEOBANIUC.
OBJETIVOS Gerais Investigar as perspectivas e limites do ensino à distância na formação de professores e professoras em nível superior Comprovar a viabilidade.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Formação lato sensu de gestores da educação básica: as tecnologias digitais no Programa da Escola de Gestores Natalia Aguiar – UFPE
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: saberes docentes e formação continuada A modalidade educacional que emerge com a cibercultura, a educação online, é recente e demanda pesquisa. Não basta o professor ser um incluído digital, ter acesso e saber usar o computador conectado à internet. Neste sentido, há a necessidade de se desenvolver e construir saberes docentes para a especificidade do meio online. As pesquisas poderão propiciar descobertas importantes para a formação da mediação docente via internet. investigar os desdobramentos de um curso destinado à formação de professores para o exercício da docência online em uma universidade; identificar as mudanças ocorridas na mediação da aprendizagem realizadas por esses docentes a partir do curso ; contrastar as concepções dos professores sobre a docência online antes e depois do curso ; apontar sugestões para a melhoria da docência online a partir das falas dos docentes, após a realização do curso. Sheilane Britto Orientação: Prof. Marco Silva Sheilane Britto Orientação: Prof. Marco Silva ALVES_MAZZOTTI,Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Thomson, ANDRÉ, M. E. D. Estudo de Caso: seu potencial na educação. Cadernos de Pesquisa; v.49. p , maio, IN: Considerações Básicas a respeito de Alguns tipos de Pesquisa: História Oral, História de Vida, Estudo de caso, Observação Participante, Pesquisa-ação. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, SANTAELLA, L. Culturas e Artes do Pós-Humano: da cultura das mídias à cibercultura. 2ªed. São Paulo: Paulus, Os resultados parciais sugerem que o professor terá que se formar para o contexto da cibercultura, incluindo-se digitalmente, para usar adequadamente as tecnologias de informação e comunicação, levando o aprendiz, por meio da formulação de problemas, ao processo colaborativo e dialógico, mobilizadores da aprendizagem significativa. Por tratar-se de um mergulho na formação de professores para docência online, buscando-se a compreensão de eventos, visa à descoberta, enfatiza a interpretação em contexto, tem por finalidade compreender diferentes e/ou conflitantes pontos de vista presentes na situação de estudo, fontes variadas de coleta de dados, visa à investigação de um caso específico e bem contextualizado em tempo tem-se um estudo de caso. (ANDRÉ, 1989; MAZZOTTI, 2006 ) Apropriação das falas dos docentes no ambiente virtual onde o curso ocorreu e nos encontros presenciais; Entrevistas semi-estruturadas após o curso; Questionários para identificar, na fala dos docentes, inquietações a respeito da docência, bem como, identificar mudanças ocorridas na mediação da aprendizagem a partir do curso. O quadro teórico parte dos pressupostos da formação docente de Nóvoa, dos saberes docentes de Tardif, da formação em nível superior de Masetto e da abordagem das chamadas cultura de massas, cultura das mídias e cibercultura de Santaella. ALVES_MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Thomson, 1999.