Se é professor, provavelmente ouviu falar muito sobre...... Educação do séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Ambiente Virtual de Aprendizagem
Visão Global do Projecto
Programa de alfabetização pela televisão,Sim ,eu posso
Ambiente Virtual de Aprendizagem
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
Computadores e Internet para Ensinar e Aprender na FCT/UNL
Introdução ao Moodle! Moodle é uma alternativa às soluções comerciais de ensino on-line, e distribui-se gratuitamente sob licença Open Source.. O contexto.
Educação do século XXI
Ferramenta de ensino on-line
Se você é pedagogo ou treinador de negócios provavelmente já ouviu falar sobre Educação do século XXI Software Social e e-learning.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
desafio de pesquisar na rede
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
O Uso Pedagógico do Blog
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Utilização Educativa da plataforma Moodle
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Athail Rangel Pulino Filho Departamento de Engenharia Civil
Apresentação da plataforma / LMS Moodle Vitor M. N
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre…
Maria de Fátima R. de Lemos SENAI/RS Miriam Freiberger Souza ULBRA/RS
COMPARAÇÃO ENTRE PLATAFORMAS DE GESTÃO DE CONTEUDOS Autores: André Teixeira Marisa Roque
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Se é professor ou formador, provavelmente já ouviu falar sobre Educação do século XXI Software social e e-learning.
Moodle.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Escola Secundária Ferreira de Castro | Rosa Silva | Programação e Sistemas de Informação 3 Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas.
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
Ferramenta de ensino on-line Este apresentação foi adaptada de um documento produzido por José Oliveira.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Formação de Tutores a Distância
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Professor: André Moraes NOME: Felipe Pereira Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas Disciplina: Sistemas de Informação Faculdade de Tecnologia do.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Se é professor, provavelmente ouviu falar muito sobre Educação do séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet

Talvez seja o momento de fazer algo na sua instituição educativa. Como deseja o seu ambiente de aprendizagem baseado em Internet? Criação fácil de cursos com os recursos existentes? Conteúdos que podem reutilizar-se? Inscrição e autenticação dos alunos simples e segura? Características intuitivas para o professor e aprendizagem do aluno? Uma comunidade activa que ajuda a solucionar problemas e a gerar novas ideias? Exequível?

Introdução ao Moodle! O Moodle é uma alternativa às soluções comerciais como Blackboard e WebCT, e é distribuído gratuitamente sob licença Open Source. O ambiente de aprendizagem do Moodle baseia-se nos princípios pedagógicos construtivistas, com um desenho modular que torna fácil agregar conteúdos que motivam o estudante. O Moodle tem uma interface intuitiva para a navegação que torna fácil criar cursos

Arquitectura do Moodle As actividades são o coração do sistema de gestão de cursos. O Moodle foi desenhado por um educador e informático, baseando-se nos princípios do construti- vismo social. O Construtivismo afirma que a aprendi- zagem é especialmente efectiva quando se realiza em colaboração com outros. Essa experiência pode ser qualquer coisa: uma frase pronunciada, uma mensa- gem na Internet, ou elementos mais complexos como uma pintura, uma casa ou uma aplicação informática. O conceito do construtivismo social amplia as ideias comentadas num grupo social que constrói a sua aprendizagem em relação, criando em colaboração uma cultura de partilhar conteúdos e significados. A imersão numa cultura faz com que aprendamos continuamente como ser uma parte dessa cultura a muitos níveis. Martin Dougiamas Criador e director de desenvolvimento

Propiciar uma aprendizagem activa A perspectiva construtivista vê o aluno implicado activamente na sua aprendizagem para que lhe dê significado. Este tipo de ensino procura que o aluno possa analisar, investigar, colaborar, partilhar, construir e gerar baseando-se no que já sabe. Os estudantes vão à escola com uma opinião estabelecida, formada por anos de experiência e de aprendizagens anteriores. À medida que se desenvolve, a opinião dos alunos filtra todas as experiências e afecta as suas interpretações. Para que os estudantes mudem de ponto de vista exige-se trabalho. Os estudantes aprendem entre si e com o professor. Os estudantes aprendem melhor fazendo. Permitir e criar as oportunidades para que todos possam expressar-se promove a construção de novas ideias.

Experiência do aluno - Conexão Os alunos consideram fácil navegar nas páginas do curso de Moodle com o navegador; as hiperligações estão sempre presentes. A conexão produz-se num ecrã familiar. Criar uma conta é uma tarefa que pode realizar o aluno ou o administrador. A barra de navegação proporciona hiperligações para a página principal do curso e suas actividades

Experiência do aluno – Chaves de inscrição Os professores podem exigir uma palavra-chave para permitir a inscrição num curso. Aquela permite um processo individual de conexão. Os cursos que requerem uma chave para inscrição têm um símbolo com essa indicação. Os alunos vêem os seus cursos na página principal do sítio, depois da conexão

Experiência do aluno – 24/7/365 Sempre! Os alunos podem conectar-se em qualquer momento, a partir do local desejado para usar o curso, e podem especificar a zona horária e o idioma que desejam utilizar. O Moodle tem uma interface para 34 idiomas.

Experiência do aluno – Notificação via O correio electrónico é enviado, em formato HTML, a cada aluno inscrito nos fóruns. Se os alunos subscreverem fóruns, as novas mensagens ser- lhes-ão enviadas por correio electrónico. Além disso, os professores podem pedir notificação dos diálogos privados.

Mais de organizações em 153 países têm sítios Moodle ( – registados. Este número cresce à medida que os professores percebem a importância de implementar o Moodle. Moodle é o ambiente de aprendizagem virtual ideal para: Quem usa o Moodle? A minha experiência no primeiro ano foi um enorme êxito, pelo comportamento do programa e a qualidade e quantidade de participação. Foi fabuloso trabalhar com o Moodle. Não é nada parecido com os outros programas aborrecidos como Blackboard y WebCT." - Paula Edmiston, Formadora Escolas Institutos Universidades Centros de formação profissional Negócios Academias Hospitais Bibliotecas Agências de emprego

Quem o ajudará a utilizar o Moodle? Centenas de utilizadores conhecedores do Open Source uniram-se para tornar o Moodle uma comunidade de aprendizagem. Contacte com algum amigo!

Hiperligações Estes sítios do Moodle estão abertos para que possa explorar como aluno, ou com permissão de criação de cursos. Using Moodle: Moodle em Português: Moodle For Language Teaching: What is Open Source Software: Developer Team Support: