METODOLOGIA DA PESQUISA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
Metodologia de Pesquisa
Metodologia Científica
NOÇÕES PRELIMINARES.
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Bruno Moreira Erik Lima
José Ricardo Azambuja Andréia Ibarra Bandeira
O PROJETO DA PESQUISA.
O projeto de pesquisa Cesar Vasconcellos e Fernando Fernandes
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Metodologia Da Pesquisa Científica
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO
Roteiro para elaboração de projetos de pesquisa:
Pesquisa em Comunicação
PROJETO DE PESQUISA Planejamento da Pesquisa Caminhos que serão percorridos * O que pesquisar * Por que pesquisar (Justificativa)
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
ELEMENTOS DO PROJETO – EST I 1.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
PESQUISA CIENTÍFICA.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Monografia Adirleide Greice Carmo de Souza
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
TEMA E PROBLEMA.
PROJETO DE PESQUISA.
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Tema, Problema e Hipóteses
As Etapas da Pesquisa - TCC
Profª Drª Maria da Graça Gomes Ramos
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia de Pesquisa para Projetos
ESTRUTURA DE PROJETO DE PESQUISA Rosecléa Borges da Silva
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Conhecimento Científico
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
TCC.
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Metodologia da Pesquisa
Estrutura do projeto de monografia
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Finalidades da pesquisa científica
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA DA PESQUISA

A matriz do projeto de pesquisa 2.1 – Escolha do tema 2.2 – Definição do problema 2.3 – Formulação de hipóteses 2.4 – A importância da justificativa e do referencial teórico 2.5 – Formulação de objetivos claros

Projeto de Pesquisa Projetar = Planejar Documento contemplando a descrição da pesquisa em seus aspectos fundamentais. É um planejamento do que, por que, como e quando será feito.

Perguntas norteadoras: O quê? Pra quê? Por quê? Onde e Como? Quando? Baseado em quem?

Por que pesquisar? (Justificativa) Para que pesquisar? (Objetivo) Projeto de Pesquisa Deve responder às perguntas norteadoras: O que pesquisar? (Tema) Por que pesquisar? (Justificativa) Para que pesquisar? (Objetivo) Onde e como pesquisar? (Metodologia) Quando pesquisar? (Cronograma) Qual o embasamento teórico? (Referencial teórico)

Definição do Tema Fatores que interferem na definição do tema: 1- Fatores internos 2- Fatores externos

Fatores Internos: Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal. Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa. Limitações do pesquisador em relação ao tema pretendido.

Fatores Externos: O significado do tema escolhido: sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais. O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho. Material de consulta e dados necessários ao pesquisador.

ONDE ENCONTRAR O TEMA / O OBJETO DA PESQUISA Vivência pessoal/profissional Dúvida/questão teórica/comparação Necessidade de analisar/aprofundar algo Desvendar uma questão polêmica/atual Defender/Atacar uma posição política/existencial/religiosa/epistemológica Criar solução para problema social/pessoal Necessidade de reflexão/ampliação do pensamento Estabelecer um diálogo com o campo

A escolha do tema: algumas considerações Qualquer tema ou assunto (da atualidade, do passado ou do futuro) pode ser objeto de uma pesquisa científica. É preciso conhecer o problema minimamente para perceber coisas que os outros não conseguem ver. É preciso fazer uma imersão sistemática no assunto/Estudar a literatura existente

Gangs no ambiente escolar Exemplos de temas: Nutrição parenteral Gangs no ambiente escolar Violência urbana Assédio moral Controle de qualidade

Leitura exploratória/análise preliminar Excluir o que não interessa DELIMITAÇÃO DO OBJETO Leitura exploratória/análise preliminar Excluir o que não interessa Buscar compêndios/autores Conversar com o professor/orientador Conversar com profissionais do campo Registrar definições/classificações Documentar o processo histórico Especificar o objeto (de forma precisa)

Pesquisa objetiva Respostas específicas Delimitação do tema Pesquisa objetiva Respostas específicas indicar a abrangência do estudo estabelecer os limites extensionais e conceituais do tema objetividade quanto maior a extensão conceitual, menor a compreensão conceitual quanto menor a extensão conceitual, maior a compreensão conceitual.

Exemplos de delimitação de temas: Tema: Gangs no ambiente escolar Delimitação: Relação entre prática de esportes de equipe e a redução da violência entre as gangs nas escolas públicas Tema: Violência urbana Delimitação: Relação entre o desarmamento da população e a melhoria dos índices de violência urbana em Florianópolis-SC

Exemplos de delimitação de temas: Tema: Assédio moral Delimitação: Influência do assédio moral no desempenho de corretores da bolsa de valores

Problematização ou Definição do Problema Continuidade da delimitação Apresenta uma pergunta, questionamento (cada trabalho uma pergunta) Contextualização sucinta do tema Introduz o leitor no tema em que o problema está inserido

O problema, geralmente, é mostrado sob a forma de pergunta O problema, geralmente, é mostrado sob a forma de pergunta. Assim, torna-se fator primordial que haja possibilidade de responder a pergunta ao longo da pesquisa. Aconselha-se a não fazer mais de uma pergunta, para não incorrer no erro de não serem apresentadas as devidas respostas ou apresentá-las de maneira insatisfatória.

Tema: Gangs no ambiente escolar Delimitação: Relação entre prática de esportes de equipe e a redução da violência entre as gangs nas escolas públicas Pergunta: A violência entre gangs nas escolas públicas é reduzida com a prática de esportes de equipe?

Exemplos de perguntas: Tema: Violência urbana Delimitação: Relação entre o desarmamento da população e a melhoria dos índices de violência urbana em Florianópolis-SC Pergunta: O desarmamento da população reduziu os índices de violência urbana em Florianópolis?

A formulação de Hipóteses Hipo = o que está embaixo/o que sustenta Thesis = proposta/proposição/Tese Hipóteses são afirmação provisórias a respeito de determinado fenômeno em estudo O que fundamenta/dá o alicerce Mas ela é uma conjectura, uma suposição que pode ser verdadeira ou falsa. É um ponto de partida que precisa ser provado. Elas ajudam a definir o quadro conceitual

HIPÓTESE Suposição, explicação provisória Está relacionada com a pergunta feita Pode ser confirmada Pode ser rejeitada, negada Deve estar fundamentada pela contextualização Possibilidade de mais de uma hipótese

A função da hipótese Propor explicação para certos fatos e, ao mesmo tempo, orientar a busca de outras informações. Elas devem ser claras e objetivas. Não há regras para a formulação de hipóteses de trabalho, mas é preciso que haja algum embasamento teórico para que ela ajude na pesquisa (e não atrapalhe).

Principais dificuldades na formulação de hipóteses: Ausência ou desconhecimento do quadro de referências teóricas. Falta de habilidade para utilizar o esquema teórico conceitual escolhido. Desconhecimento das técnicas de pesquisa existentes para ser capaz de viabilizar o estudo.

JUSTIFICATIVA É o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para um grupo de indivíduos, de serem comprovados.

JUSTIFICATIVA (POR QUÊ?) Expõe as razões de ordem teórica e motivos de ordem prática que tornam a pesquisa importante. Destaca as contribuições para o campo. Demonstra a pertinência da abordagem com relação ao tema escolhido. Ressalta a importância da pesquisa em geral, sua originalidade e relevância da abordagem específica.

A justificativa envolve aspectos de ordem: Teórica, para o avanço da ciência Pessoal/profissional Institucional Social

Exemplos de justificativas Delimitação: Relação entre prática de esportes de equipe e a redução da violência entre as gangs nas escolas públicas Pergunta: A violência entre gangs nas escolas públicas é reduzida com a prática de esportes de equipe? Hipótese: A necessidade de interação e união entre membros de diferentes gangs para o sucesso das equipes leva ao conhecimento mútuo e ao bom convívio. Justificativa: 1) Auxiliar na reformulação dos programas de Educação Física adotados pela rede pública 2) Contribuir para a redução da violência nas escolas 3) Contribuir para redução da evasão escolar

OBJETIVO Indica o que se pretende conhecer, investigar, ou medir, ou provar no decorrer da pesquisa, ou seja, as metas que se deseja alcançar. Relaciona-se com a visão global do tema delimitado e com os procedimentos práticos.

Os objetivos podem ser discriminados em: Objetivo geral Objetivos específicos

Objetivo geral Indica uma ação muito ampla Indica o resultado pretendido Um trabalho um objetivo geral Verbos adequados: identificar, levantar, descobrir, caracterizar, investigar, descrever, traçar, analisar, explicar

Objetivos específicos procuram descrever ações pormenorizadas ou aspectos detalhados indicam as metas das etapas que levarão à realização do objetivo geral Verbos adequados: classificar, aplicar, distinguir, enumerar, exemplificar, selecionar

REFERENCIAL TEÓRICO Fundamenta a pesquisa Fornece sustentação teórica Definição de termos e conceitos fundamentais ao trabalho Informação ao leitor das principais teorias sobre o tema

Referencial teórico, também conhecido como: Revisão da literatura Marcos teóricos Fundamentação teórica Estado da arte

Nesta fase, o pesquisador, para compor o referencial teórico, deverá responder às seguintes perguntas: 1) quem já escreveu e o que já foi publicado sobre o assunto? 2) Que aspectos já foram abordados? 3) O que se diz sobre o tema na atualidade? 4) Qual o enfoque que está recebendo hoje? 5) Quais as lacunas existentes na literatura?

Em geral, a construção do referencial teórico se dá numa dimensão do tema geral para o específico. Etapas da construção do referencial teórico: 1ª. Etapa: abordagem do tema de forma abrangente 2ª. Etapa: abordagem do tema de forma específica

Faça a pergunta certa! Fazer uma pesquisa significa aprender a organizar as próprias idéias. Significa também aprender a buscar informações confiáveis por conta própria. É uma ocasião única de fazer exercícios que nos serão úteis por toda a vida. Mais importante que a realização da pesquisa é o aprendizado dos mecanismos de pesquisar sem depender de ninguém. É o “caminho das pedras”

Paquera – escolha do tema / fugir dos temas / relacionamentos complicados. Namoro – fase exploratória / momento de “conhecer melhor” / “aprofundar” a relação / penetrar no tema ou objeto de estudo Casamento – exige compromisso, seriedade, dedicação p/ enfrentar as crises / hora de “discutir a relação” Separação – preparação da versão final / momento de fazer uma auto-avaliação e ver o que pode ser reparado / aperfeiçoado

O início da pesquisa depende: Da escolha do tema Da delimitação do problema Da definição do objeto de estudo Da escolha da abordagem Da formulação de hipóteses Da escolha do referencial teórico Da capacidade de coletar de informações. Importante: Não se deve começar uma pesquisa sem prever os passos que serão dados.

Se eu tivesse que elaborar um projeto de pesquisa hoje... Definir um tema Delimitar um Objeto Pensar um Objetivo Fazer uma pergunta ao Objeto Esboçar quadro teórico e metodológico

Lembre-se: 80% do conhecimento do homem vêm da leitura. Boa parte do sucesso de um trabalho atribui-se a ler muito e ler bem.

Partes constituintes do Projeto de Pesquisa 1) Capa 2) Introdução * Problema * Hipóteses (se houver) * Justificativa * Relevância * Objetivo 3) Referencial Teórico 4) Metodologia 5) Cronograma 6) Referências