PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criação de Programas de Museus de Ciências e Matemática
Advertisements

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – PPGP/UFSC
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Universidade Federal de São Carlos
Como obter maior inserção dos docentes e docentes da PG nos meios científicos e tecnológicos internacionais? GRUPO 2 Moderador: Prof. Dr. Carlos E. Vergani.
Redesenho Institucional CORI
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Bacharelado em Sistemas de Informação
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
XX Reunião Extraordinária do FONDCF São Paulo, novembro de 2010
Programa Especial de Formação Pedagógica de
dos professores e funcionários do Ensino Fundamental II do Preve
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Dossiê de Lançamento PROEP 20 Anos
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Química – Laboratório de Terras Raras Araraquara.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Exatas e da Terra Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia, Geofísica e Informática.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Apresentação da Disciplina
Como elaborar Memorial e
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
VRAC Atividades pedagógicas no ensino do Departamento Curso / Programa:__________________________________ Departamento: _____________________________________.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Câmpus Experimentais São Paulo São José dos Campos Guaratinguetá Botucatu Assis Bauru Marília Araçatuba São José do Rio Preto Ilha Solteira Rio Claro.
Prof. Ednaldo Tôrres Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO DE QUÍMICA.
GRUPO AZUL CONSIDERAÇÕES Ana Maria (Araçatuba) Andrea (Araraquara) Carlos Pavanelli (São José dos Campos) Eduardo (IQ Araraquara) Ivan (Assis) Marcelo.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação COMISSÃO DE PESQUISA COMISSÃO DE PESQUISA PROFA. DRA. Roseli Aparecida Francelin Romero Presidente.
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
Uma universidade sem fronteiras para a América Latina.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Convidados Profª Dr.ª Suraya Darido – UNESP Prof. Dr. João Danilo Batista - UEFS Mesa redonda Horário: 14:30h as 17:00h “A formação na Licenciatura em.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
DESIGN DIDÁTICO DIGITAL Profª Dra. Vani M. Kenski 2016 Grupo 2.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Disciplina - Tópicos Especiais: Escola “Profª Ana Maria Galindo Massabni” de Espectroscopia de Lantanídeos” .  Docente Responsável: Prof. Dr. Sidney José Lima Ribeiro e Colaboradores Convidados.

Curso de Química Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara Ano de 1966

- Ana Maria Galindo ingressou no Curso de Química da Faculdade de Filosofia Ciências de Letras de Araraquara – FFCLA. 1967 - Transferiu-se para o Curso de Química Instituto de Química – USP. Ministrou aulas de Química e de Matemática em Escolas de Nível Fundamental e Médio. Desenvolveu trabalho de Iniciação Científica: “ Purificação de Elementos Lantanídicos por Troca Iônica”.

1970 - Concluiu a graduação como Bacharel e Licenciada em Química. 1971 - Ingressou no Programa de Pós-Graduação em Química – Área de concentração: Química Inorgânica Orientador : Prof. Dr. Osvaldo A. Serra. 1972 – Foi contratada como Auxiliar de Ensino no Departamento de Química Fundamental Instituto de Química – USP.

1973 – Foi contratada como Professor Assistente Departamento de Química – FFCLA. Assumiu a regência das disciplinas : Técnicas Básicas, Química Geral , Química Inorgânica. 1976 – Defendeu a tese de doutorado: “ Síntese e Propriedades Espectrais de complexos de Fosfinóxidos com Lantanídios”.

1976 – Criação da Universidade Estadual Paulista - UNESP. 1977 – Criação do Instituto de Química Campus de Araraquara. 1978 – Pré-credenciamento do Curso de Pós-Graduação Química Inorgânica. Período politicamente convulsivo : Comissões, Colegiados, Estatuto, Regimentos, Organização Administrativa, Transferências, Contratações...etc!

Profa Ana Maria participou ativamente na gestão acadêmica e administrativa do Instituto de Química: Chefe do departamento de Química Geral e Inorgânica. Membro de Colegiados - Câmara de Graduação, Conselho de Curso de Graduação , Conselho de Pós-Graduação, Comissão de Ensino, Comissão de Pesquisa e Congregação. Coordenadora do Curso de Graduação. Vice - Coordenadora do Conselho de Pós-Graduação.

Atividades Acadêmicas : Ministrou disciplinas de graduação – Química Geral, Química Inorgânica, Optativas (Simetria e Estrutura, Química de Lantanídios). Ministrou Disciplinas na Pós-Graduação- Química Inorgânica Avançada, Teoria do Campo Ligante Orientou trabalhos de Pesquisa (> 30 alunos) Iniciação Científica Dissertações de Mestrado Teses de Doutorado

Atividades de Pesquisa: Publicou em Periódicos nacionais e internacionais- Anais da ACIESP Eclética Química Química Nova Inorg.Nucl.Chem. Letters Inorg. Chim. Acta J. of Non-Crystalline Solids J. of Inorg.and Org. Polymers Phosphorous, Silicon and Sulphur Materials Research

Participou e Coordenou Projetos de Pesquisa com captação de recursos junto a Agencias de Fomento : FAPESP, CNPq, CAPES, MCT- PADCT, FINEP e Convênios com Empresas. Implantou o Laboratório de Química de Coordenação e Espectroscopia de Terras Raras. 1990 – Criação do Curso de Licenciatura em Química. 1995 – Coordenou o 1º Encontro de Terras Raras- TR 95. .

2008 – A Congregação outorgou-lhe o TÍTULO DE PROFESSORA EMÉRITA do Instituto de Química da UNESP

Ao longo de todos os anos de dedicação ao Instituto de Química, a Profa Ana Maria colocou os interesses institucionais acima de seus interesses profissionais, sacrificando o próprio desenvolvimento de sua carreira acadêmica, sempre norteada pelos princípios morais e éticos que caracterizam sua grandeza de caráter. Profa ANA MARIA agradecemos, por ter nos proporcionado tão importantes contribuições, e tantos significativos exemplos de conduta. Docentes do DQGI