O método de Monge PROJEÇÕES ORTOGONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENHO INDUSTRIAL ASSISTIDO POR COMPUTADOR
Advertisements

O MÉTODO EUROPEU © 2013 antónio de campos.
Representação em épura
Projeções Ortogonais.
Geometria Descritiva 2006/2007
Geometria Descritiva A
GEOMETRIA DESCRITIVA PROJEÇÃO ORTOGONAL
Desenho Mecânico I Aulas 1 Fernando.
Projeções Ortogonais – Desenho em Vistas
Desenho Projetivo Perspectivas
Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico
Norma e produto interno
GEOMETRIA DESCRITIVA Aulas 2 e 3.
PROJEÇÕES.
DESENHO TÉCNICO Projeção Ortogonal.
Projeção Ortogonal Desenho I
Projeções Tiago Santos.
VOLUMES e ÁREAS da superfície da base, lateral e total de um
Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino
Normas Técnicas Brasileiras
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi Desenho – Aula 5 Vistas ortográficas principais: vista frontal,
SISTEMA MONGEANO DE PROJEÇÕES
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Conceitos Básicos.
Escadas e Rampas Fabrícia Mitiko Ikuta e Verônica de Freitas
Desenho técnico – Projeto elétrico
AULA – Base de desenho técnico Instrutor André Olivieri de Albuquerque FMA.
Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Projeção ortográfica As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto.
Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.
GEOMETRIA PONTO RETA E PLANO. São conceitos primitivos existentes desde o inicio do mundo. São conceitos já definidos sem que tenham provas é isso e pronto.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Estudo da Reta.
PROJETO MONITORIA VISTAS AUXILIARES Letícia Thomaz Noronha Orientador(a): Estela Maris de Souza.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
Douglas Alexandre Desenho Técnico – Ferreira Patricia e Miceli Tereza.
Noções de geometria projetiva Desenho e construções  ’’ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi.
GEOMETRIA ANALÍTICA Aula 1
Desenho Técnico para Mecânica
Escola Estadual Ernesto Solon Borges Aluna: Dyuli Tainá de oliveira
PMR 2500 Comunicaçâo Gráfica
Desenho Mecânico I Projeção Ortogonal (1° e 3° Diedros)
Introdução ao desenho técnico
Escola Básica 2.3 Paulo da Gama
Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka
Escola EB23 de Alapraia – Laboratório de Matemática
Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas
Geometria Projetiva PROJEÇÃO ORTOGONAL.
Manoel Benedito Rodrigues
Representação do Relevo
Cartografia A cartografia é um conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de.
Geometria de Posição.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.
Instrutor: Marlon Adriel. O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos.
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
Função de mais de uma variável
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
AULA 10: Representação e contexto na arquitetura
PROJEÇÕES.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
GEOMETRIA DESCRITIVA A
GEOMETRIA DESCRITIVA A
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Desenho Aplicado à Automação e Controle
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DEFINIÇÃO: GREGO TOPOS = LUGAR GRAPHEN = DESCREVER “É a ciência que estuda a representação detalhada de uma superfície limitada.
FORMATAÇÃO.
COORDENADAS NUM EIXO Num eixo a posição de um ponto fica definida por um só número. A • x 3 A 3.
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
Transcrição da apresentação:

O método de Monge PROJEÇÕES ORTOGONAIS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO PROJEÇÕES ORTOGONAIS Ortogonal quer dizer “perpendicular a” O método de Monge Gaspard Monge (1746-1818), matemático e inventor da geometria no espaço que projeta as formas ortogonalmente entre si. profruialmeida@gmail.com

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO O método de Monge O método de Monge foi prontamente adotado pelos arquitetos para projetar fortalezas e hoje as projeções ortogonais são a linguagem mais comum em arquitetura O ponto A está projetado em dois planos de projeção ortogonais entre si, um horizontal e um vertical. Os planos formam entre si um diedro de 90º.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO O método de Monge Neste caso, o volume está projetado em três planos de projeção ortogonais entre si, um horizontal e dois verticais Nesta projeção obtemos três vistas ortogonais: A vista de cima, ou planta no plano horizontal; A vista de frente, ou alçado principal, no plano vertical; A vista lateral, ou alçado lateral, no plano lateral

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO O método de Monge O rebatimento dos planos de projeção sobre o plano vertical planifica as projeções, permitindo a representação na folha de papel. Desta forma as vistas ficam planificadas e alinhadas. Segundo a norma, o objeto deve ser colocado de tal forma que a vista de frente (projeção no plano vertical) seja a que consideramos a vista principal.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO O sistema europeu Designamos por sistema europeu o processo de representação de um objeto através de seis vistas, que imaginamos projetadas ortogonalmente nas seis faces de um paralelepípedo envolvente da peça a projetar

O sistema europeu Observa a representação da peça: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO O sistema europeu Observa a representação da peça: Para representar as arestas visíveis do objeto utiliza-se o traço contínuo Para indicar as arestas invisíveis naquela vista, mantem-se a mesma espessura de linha e utiliza-se o traço interrompido.

Projeção ortogonal triédrica mais comum AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO Projeção ortogonal triédrica mais comum

Projeção ortogonal (modelo) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO Projeção ortogonal (modelo)

Projeção ortogonal (modelo) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO Projeção ortogonal (modelo)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO FIM