PROCESSO CONSTITUCIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ação Direta de Inconstitucionalidade
Advertisements

RECURSO ESPECIAL E RECURSO EXTRAORDINÁRIO
Jurisdição e Competência
Recurso Extraordinário
Recurso Especial.
PROCESSO CONSTITUCIONAL
PROCESSO CONSTITUCIONAL
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
ADIN por omissão e ADIN interventiva
Íris Vânia Santos Rosa Mestre e doutoranda PUC/SP
Cassio Scarpinella Bueno Doutor e livre-docente PUC/SP
Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental
Rafael Pandolfo Doutor PUC/SP e Conselheiro CARF
Direito Constitucional
AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Justiça Pública e Poder Judiciário
Ação direta de inconstitucionalidade
Direito Constitucional IV
Recurso Extraordinário & Recurso Especial
RECURSO ESPECIAL Art. 105, III, a, b e c, CF/88.
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Noções Gerais
DIREITO EMPRESARIAL I FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO
DIREITO CONSTITUCIONAL II
PROF. ESP. GUSTAVO HENRICK
Direito Processual Penal Militar Questões prejudiciais
Ação Declaratória de Constitucionalidade
RECURSOS AOS TRIBUNAIS SUPERIORES
CAPÍTULO V MANDADO DE INJUNÇÃO
– PREVISÃO DA AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE (ADECON OU ADC – art. 102, I, “a”, CF/88 e Lei 9.868/99) A Emenda Constitucional nº. 3, de ,
DIREITO EMPRESARIAL II
DIREITO CONSTITUCIONAL II
CURSO DE GRADUAÇÃO – DIREITO - METROCAMP
AULA 07 Data Agosto 2013 CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO.
RECURSO EXTRAORDINÁRIO
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682
Módulo 17 – Recursos em processo civil
DIREITO CONSTITUCIONAL II
RECURSO ESPECIAL CABIMENTO
Competência Civil-III
DIREITO CONSTITUCIONAL
Recurso Extraordinário
AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO REGIMENTAL
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO AULA 08 RECURSOS ESPECIAIS O Recurso Extraordinário tem origem.
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
RECURSO ESPECIAL Resp.
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
DIREITO CONSTITUCIONAL
COISA JULGADA Considerações iniciais
JUSTIÇA DO TRABALHO II Tribunal Superior do Trabalho
Revisão para OAB 19/04/2017 Revisão para OAB Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade.
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 11
Ponto 3: INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
AULA 08 – RECURSO REVISTA RECURSO DE REVISTA
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 8
AULA CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO.
COISA JULGADA Considerações iniciais Considerações iniciais: A coisa julgada é instituto jurídico que integra o conteúdo do direito fundamental à segurança.
A LEI JURÍDICA.
Recurso Especial Além da dualidade de instâncias ordinárias, existe no sistema processual brasileiro a possibilidade de recursos extremos ou excepcionais.
Embargos de Divergência
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL Profº José Victovoski.
Recurso Extraordinário Além da dualidade de instâncias ordinárias, existe no sistema processual brasileiro a possibilidade de recursos extremos ou excepcionais.
Ação autônoma de impugnação.
TEMAS EMERGENTES Direito Público Unidade III – Efeito Vinculante
CURSO: ASPECTOS PRINCIPAIS DO ESTADO EM JUÍZO (liminares, recursos e efeito vinculante, ações coletivas, execução) PROF. DR. HENRIQUE MOUTA (
MÓDULO: RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO PROF. DR. JOSÉ HENRIQUE MOUTA ( DIAS 06 E
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
Transcrição da apresentação:

PROCESSO CONSTITUCIONAL FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO Fabio.brasilino@unopar.br Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico – UEL Mestrando em Direito Negocial – UEL Arapongas, 15 de agosto de 2011.

AÇÕES DE CONTROLE CONCRETO Arguição de inconstitucionalidade Conceito: “A arguição de inconstitucionalidade, hipótese de controle de constitucionalidade incidental, não é propriamente uma ação, e, sim, um incidente processual que será arguido perante qualquer juízo, instância ou Tribunal, e atuará como prejudicial de mérito, obrigando o magistrado a analisar a questão constitucional incidente para, ó então, alcançar o mérito”.

AÇÕES DE CONTROLE CONCRETO Norma formalmente constitucional (mesmo revogada) como parâmetro de controle de constitucionalidade. Objeto: normas federais, estaduais, distritais e municipais. Não é possível arguição para fiscalizar desobediência de normas por parte das autoridades administrativas, norma de efeito concreto, súmulas persuasivas, de repercussão geral ou vinculantes, ementas de leis diversas de seu conteúdo e normas regimentais do processo legislativo.

AÇÕES DE CONTROLE CONCRETO Cabimento: em todas as ações. Ação Civil Pública? Sim (STJ e STF) Tem que ser incidental, pois vai na fundamentação e não no dispositivo (que faz coisa julgada). Iniciativa: por qualquer parte, terceiros intervenientes, etc.

AÇÕES DE CONTROLE CONCRETO Controle incidental de inconstitucionalidade nos tribunais DA DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE Art. 480. Argüida a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, ouvido o Ministério Público, submeterá a questão à turma ou câmara, a que tocar o conhecimento do processo. Art. 481. Se a alegação for rejeitada, prosseguirá o julgamento; se for acolhida, será lavrado o acórdão, a fim de ser submetida a questão ao tribunal pleno. Parágrafo único. Os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário, ou ao órgão especial, a argüição de inconstitucionalidade, quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão. (Incluído pela Lei nº 9.756, de 1998)

AÇÕES DE CONTROLE CONCRETO Art. 482. Remetida a cópia do acórdão a todos os juízes, o presidente do tribunal designará a sessão de julgamento. § 1o O Ministério Público e as pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado, se assim o requererem, poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade, observados os prazos e condições fixados no Regimento Interno do Tribunal. (Incluído pela Lei nº 9.868, de 1999) § 2o Os titulares do direito de propositura referidos no art. 103 da Constituição poderão manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação pelo órgão especial ou pelo Pleno do Tribunal, no prazo fixado em Regimento, sendo-lhes assegurado o direito de apresentar memoriais ou de pedir a juntada de documentos. (Incluído pela Lei nº 9.868, de 1999) § 3o O relator, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades. (Incluído pela Lei nº 9.868, de 1999)

AÇÕES DE CONTROLE CONCRETO Obs: O órgão fracionário só é obrigado a submeter o dispositivo constitucional ao órgão especial ou ao plenário quando a questão for inédita. Efeito: inter partes e ex tunc. Pode ser modulado para ex nunc, após o trânsito e julgado ou outra data.

AÇÕES DE CONTROLE CONCRETO Caso o STF queira que o efeito seja erga omnes deve fazer uma das três opções: Comunicar ao Senado Federal, para que este órgão, na forma do art. 52, X, suspenda a eficácia da norma declarada inconstitucional pelo STF (não pode ampliar ou restringir e também não obriga) Editar súmula vinculante sobre o tema Aplicar a transcendência dos motivos determinantes.