Avaliação Neuropsicológica da Criança

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Transcrição da apresentação:

Avaliação Neuropsicológica da Criança Artigo de Revisão Milena Vasconcelos Martins de Jesus

Avaliação Neuropsicológica da Criança Jornal de Pediatria Copyright ©2004 by Sociedade Brasileira de Pediatria _____________________________Artigo de Revisão Avaliação Neuropsicológica da Criança Neuropsychological assessment in children Danielle I. Costa¹, Luciana S. Azambuja¹, Mirna W. Portuguez², Jaderson C. Costa³

► Objetivo: - Descrever a metodologia empregada na avaliação neuropsicológica de crianças e suas contribuições. ► Fonte dos Dados: - Revisão da literatura no tema proposto nos últimos anos (1958 – 2002) e aporte da experiência da Unidade de Neuropsicologia do HSL – PUC RS.

Introdução *A neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano. * A neuropsicologia entende a participação do cérebro como um todo, no qual as áreas são interdependentes e inter-relacionadas.

Avaliação Neuropsicológica Infantil - É um estudo detalhado das funções cognitivas (capacidade de perceber, elaborar e expressar informações).

* Inicialmente: Av. neuropsicológica – identificar e localizar lesões cerebrais focais. * Hoje: baseia-se na localização dinâmica de funções. Sistema funcional

*Objetivo - Investigação das funções corticais superiores: - atenção - memória - linguagem - organização visuo-espacial * Indicações: É recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de uma dificuldade cognitiva ou comportamental de origem neurológica.

Contribuições - Auxilia no diagnóstico e tratamento de: enfermidades neurológicas problemas de desenvolvimento infantil comprometimentos psiquiátricos alterações de conduta

Contribuições (cont.) - Dificuldades de aprendizagem: - identifica e documenta eventuais dificuldades cognitivas que podem estar influenciando adversamente o desempenho acadêmico

Instrumentos Utilizados Instrumentos qualitativos : - entrevista - avaliação global Instrumentos quantitativos: - testes psicométricos Possibilitam uma avaliação global das capacidades da criança.

Testes Psicométricos - É possível comparar os dados obtidos com população da mesma idade, sexo e escolaridade. - Critério Estatístico: normal é o mais freqüente numericamente definido, aquilo que é compatível com a maioria (faixas de normalidade). - Nem sempre o habitual é normal ou ainda, nem sempre o excepcional é patológico.

Cuidados - O desenvolvimento cerebral tem características próprias a cada faixa etária. - O cérebro da criança está em desenvolvimento, tendo características próprias que garantem uma especificidade de funções.

Avaliação das Funções Testes Utilizados Inteligência - Avaliam primeiramente habilidades essenciais ao desempenho acadêmico (“forças” e fraquezas). - Padrão-ouro internacional: Escalas Wechsler (subdivididas pela faixa etária).

- Séries de perguntas e respostas padronizadas que medem o potencial do indivíduo em áreas intelectuais diferentes, como: nível de informação sobre assuntos gerais interação com o meio ambiente capacidade de solucionar problemas cotidianos

WPPSI (Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence) (Escala de Inteligência Wechsler para Pré-Escolares e Primário) - Crianças entre 4 e 6,5 anos - Constituída por 11 sub-testes: 6 verbais 5 manipulativos

WISC-III (Wechsler Intelligence Scale for Children III) (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças - III) - Crianças de 6 anos a 16 anos, 11 meses e 30 dias. - Constituída por 13 sub-testes: 6 verbais 7 execução

Quociente de Inteligência (WISC-III) Nível geral de funcionamento do examinando Conjunto Verbal (QIV) Conjunto Execução (QIE) Informação Semelhanças Aritmética Dígitos Vocabulário Compreensão Completar Figuras Código Arranjo de Figuras Cubos Armar Objetos Procurar Símbolos Labirintos*

Índices Fatoriais ●Compreensão Verbal ●Organização Perceptual ●Resistência à Distração ●Velocidade de Processamento QI Verbal + QI Execução = QI Total

Classificação Wisc III QI ≥ 129 Muito Superior 120 – 128 Superior 110 – 119 Média Superior 90 – 109 Média 80 – 89 Média Inferior 70 – 79 Limítrofe ≤ 69 Intelectualmente deficiente

Testes de Inteligência Não-Verbal Testes Matrizes Progressivas de Raven Objetivo: descobrir as relações que existem entre as figuras e imaginar qual das 8 figuras apresentadas completaria o sistema.

Outros Tipos de Inteligência - capacidade de relacionar idéias complexas - formar conceitos abstratos - derivar implicações lógicas através de regras gerais

Tipos de Inteligência * 2 tipos (segundo Primmi): Inteligência cristalizada (que prioriza o conhecimento): refere-se à profundidade das informações adquiridas via escolarização e geralmente é usada na resolução de problemas semelhantes ao que se aprendeu no passado. Inteligência fluida (que prioriza o raciocínio): refere-se à capacidade geral de processar informações ou as operações mentais realizadas quando se resolvem problemas relativamente novos.

BPR-5 Bateria de Provas de Raciocínio Avalia a inteligência de uma forma global. - 6ª série à 8ª série do ensino fundamental - 1ª à 3ª série do ensino médio - Fornece estimativas do funcionamento cognitivo geral e das habilidades do indivíduo em cinco áreas específicas de raciocínio: abstrato, verbal, espacial, numérico e mecânico.

Memória - Testes que envolvem aprendizado (repetida exposição ao material a ser recordado) são mais sensíveis para detectar prejuízos de memória. RVDLT (Teste de Aprendizado Visual de Desenhos de Rey) (Rey Visual Design Learning Test) - Desenhos geométricos (15 cartões) - 5 vezes consecutivas

(Rey Auditory Verbal Learning Test) RAVLT (Teste de Aprendizado Auditivo Verbal de Rey) (Rey Auditory Verbal Learning Test)

Linguagem Boston Naming Test - a partir de 6 anos de idade - utilizado em crianças com dificuldades de compreensão, produção de palavras ou material verbal escrito. - utiliza figuras de objetos para avaliar a capacidade de reconhecimento e nomeação.

Outros Testes Utilizados na Avaliação da Linguagem F.A.S. (Teste de Fluência Verbal) Teste Token – Teste de compreensão ● ● ● ● ● ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ - Além da avaliação de compreensão de textos, escrita e leitura.

Lobos Frontais - Habilidades humanas mais complexas, como: planejamento de ações seqüenciais padronização de comportamentos sociais e motores parte do comportamento automático emocional e da memória capacidade de julgamento habilidade de produzir idéias diferentes organização da informação capacidade de dar respostas adequadas aos estímulos capacidade de estabelecer e trocar estratégias

WCST (Wisconsin Card Sort Test) - Aplicado a partir de 6 anos de idade

WCST (cont.) - Avalia: função executiva modulação de repostas impulsivas habilidades em desenvolver e manter uma estratégia na solução de um problema flexibilidade planejamento organização ineficiência de conceitualização inicial dificuldade em encontrar soluções para problemas cotidianos nível de perseveração

Trail Making Test (Trilhas) - Avalia a capacidade de manter a atenção concentrada e de não sofrer interferências de respostas não-exigidas no momento.

Lobos parieto-occiptais Figura Complexa de Rey-Osterrieth Avalia: - organização visuo-espacial (percepção) - planejamento - Memória

Cubos (subteste escala Wechsler) - Componente espacial da percepção em um nível conceitual e executivo (Construção). - Influenciado pela acuidade visual, rapidez e destreza motora.

Análise dos Resultados - Sugere-se a utilização de mais de um teste ao avaliar cada função, para maior fidedignidade das conclusões neuropsicológicas. - Salienta a importância de analisar a performance completa do paciente em todo o processo e sua combinação com outros exames.

Conclusão - Interpretação dos resultados: conhecimento de aspectos cognitivos e afetivos conhecimento dos fatores que possam interferir em uma tarefa

Conclusão (cont.) - avaliação neuropsicológica : quantitativa + qualitativa - relação entre função/disfunção e área cerebral - fornecer um perfil neuropsicológico - recomendações e condutas ao programa de reabilitação

Importante lembrar: “O exame neuropsicológico é um exame complementar e, como tal deve ser interpretado à luz do quadro clínico pelo profissional responsável pelo paciente”.

Obrigada!!! milenavmartins@hotmail.com