Análise e criação: flo menezes do métier à invenção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Advertisements

Dra. Elizabeth Teixeira
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
DPAC DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
1 Introdução à Programação Linguagem R. 2 Introdução A aprendizagem de uma linguagem de programação desenvolve a capacidade de raciocínio e análise do.
Introdução à Programação Linguagem R
Introdução Criatividade x Método  importância fundamental para o pensar e o praticar a arquitetura.  considerações com base teórica e empírica:  1)  Ensino.
Cálculo 3 2. Introdução às Funções de Várias Variáveis
Denizye Aleksandra Zacharias
EMPATIA EM SALA DE AULA Antônio Tadeu Ayres
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
Gênesis 18,1-15 Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
ICH LIEBE DICH EU AMO VOCÊ S. Elizio Cacoal/RO.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Flo Menezes Intertextualidade e Composição
Apontamentos do primeiro semestre de 2008
Portfólio de matemática
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Binarismos na composição (por uma poética maximalista da composição)
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Musica tema: Hallo mein Freund.
Capítulo 13 Funções compostas slide 1
O QUE É A INOVAÇÃO? Invenção é tornar dinheiro em ideias, Inovação é tornar ideias em dinheiro.
By JE SAIS... Jean Gabin nascido em 17 de maio faleceu em 15 de novembro de 1976, com 72 anos de idade. by
AULA 6 Como Estudar.
Lógica Proposicional Caderno de Exercícios.
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
NÃO DESISTA DE SUA FAMÍLIA.
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Série ANIMADOS.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
JE SAIS.....
EDO de 2ª ordem Linear Cálculo 2 A – Turma H
Lei do carma ou de causa e efeito
Ne me quitte pas “Não me abANDONES” Não Me Abandone
Leis de Newton Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Immanuel Kant
POLIMIG Curso Técnico em Informática Disciplina: Hardware
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
Projeto: Conta que eu conto
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
O perigo de perder a si próprio
Uma Loira no Avião.
Behaviour and impact on brain. Sumario A.As diferentes partes do cérebro tem relações com racionamentos e emoções. B.Há 4 posturas principais C.Como.
À responsabilidade solidária…
Carte du Brésil au XVIème siècle Brasilia, le congrès.
Musique: Smoke gets in your eyes Les photos sont de source inconnue Traduction française : mlc LIGUE O SOM.
Max Gehringer Max Gehringer
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
O Idiota 'O maior prazer de uma pessoa inteligente é bancar o idiota, diante de um idiota que banca.
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
Edineize Cristina Michel David Natalia Barsotti Paula Malheiro AN6PP.
Psicoterapia Breve Psicodinâmica ou de Orientação Psicanalítica
GESTÃO DO CONHECIMENTO
INNOVATRIX A NOVA CIÊNCIA DAS EMPRESAS Ferramentas de problem solving baseadas na ciência da complexidade dizem se sua empresa vai morrer ou viver Clemente.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Música Ouvi Deus (Luisinho Vieira). Ouvi a voz de Deus tão forte, ouvi ela aponta o norte, ouvi.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
REUNIÃO GETED Conectividade: essencial para Educação a Distância Antonio Mendes da Silva Filho.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Ricardo Breim. Cantor, arranjador, compositor, tecladista, formado em Engenharia Eletrônica, educador. Atuou na Coordenação do PAM "Projeto Alfabetização.
Oficina 2: Espaço e Forma 4º e 5º anos
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

Análise e criação: flo menezes do métier à invenção

17 Criar bem em composição, ou simplesmente compor bem, implica basicamente ser possuidor de três coisas, mensuráveis científicamente: talento musical: saber entoar um trítono em menos de 1 capacidade de invenção: saber evocar a sensação do Novo neurose compulsiva (Zwangsneurose, na terminologia freudiana): lavar as mãos mais de 10 vezes ao dia e trabalhar obstinadamente métier = responsabilidade = responder pelo Velho e pelo Novo: disciplina = saber reler o Velho pelo Novo, respeitar o Novo no Velho, desconfiar do Velho no Novo retrabalhar o já trabalhado, desconfiar do já atingido, desafiar o próprio cansaço domínio técnico-musical, destreza de escritura

17 talento musical: saber entoar um trítono em menos de 1 capacidade de invenção: saber evocar a sensação do Novo neurose compulsiva (Zwangsneurose, na terminologia freudiana): lavar as mãos mais de 10 vezes ao dia e trabalhar obstinadamente métier = responsabilidade = responder pelo Velho e pelo Novo: disciplina = saber reler o Velho pelo Novo, respeitar o Novo no Velho, desconfiar do Velho no Novo retrabalhar o já trabalhado, desconfiar do já atingido, desafiar o próprio cansaço domínio técnico-musical, destreza de escritura É possível, então, ensinar composição????? Se sim, em que medida??? talento, ou se tem, ou não se tem! neurótico, ou se é, ou não se é! ??????

A capacidade de invenção também não se ensina, mas a responsabilidade diante da História com H maiúsculo, diretamente implicada pelo intuito que norteia a invenção, esta, pode-se ensinar através da... ANÁLISE

17 Analyse was das Fundament von Weberns Unterricht: Formanalyse und Kompositionsunterricht gingen bei ihm Hand in Hand Neil Boynton in: Anton WEBERN, Über musikalische Formen, Schott / Paul Sacher Stiftung, Mainz, 2002, p. 23 Ich denke an Formanalysen (als Kompositionsunterricht) und möchte auch Werke von Dir analysieren... Anton Webern em carta a A. Schönberg do outuno europeu de 1928, in: A. WEBERN, idem, p. 43 (itálicos de Webern; grifos de Menezes)

17 Mon auditeur aura la possibilité dentendre la musique différemment: dune façon sil arrive à repérer les références, dune autre façon sil ne les connaît pas Luciano Berio apud Ivanka STOÏANOVA, Luciano Berio – Chemins en Musique, La Revue Musicale 375-7, Éditions Richard-Masse, Paris, 1985, p. 17 Primeiro eu acho, depois eu procuro Pablo Picasso apud Amnesia Flo Menezensis annum 47, despágina π, ca. -10 anos-luz/sombra

duas linhas-de-força da análise musical: detecçãoespeculação = constatatória = ela mesma inventiva passiva ativa ouve-se lá o que lá há para se ouvir ouve-se lá o que a partir de lá pode-se ouvir

17

processo direcional alargamento do registro

17 talento musicalcapacidade de invenção neurose compulsiva Conclusões: a atividade analítica (não a análise propriamente dita) assume as seguintes funções quanto às três condições sine quae non da composição: função de teste (exercício auditivo) função de cura (psicanálise) função reflexiva (ampliação do conhecimento) = função a ser assumida pelo professor de percepção, não de composição! = função a ser assumida pelo psicanalista, que provavelmente acabará com um potencial compositor! = esta sim a função a ser assumida, com gozo pleno, pelo professor de composição!!!

... pois como dizia Freud... Nur die Neuheit kann die Bedingung des Genusses sein (ainda que se reportando às especulações sexuais infantis) Apenas a Novidade pode constituir a condição do prazer

16 Exemplos sonoros: Beethoven: Transfigurações Diabelli Stravinsky: Le Sacre du Printemps Beethoven: Sonata op. 31, n. 3 Arrivederci, amici neurotici!