ÍNDICE DE AULAS Slides Aula 1 Slides Aula 2 Slides Aula 3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
Advertisements

Vendas & Atendimento.
Atender Bem ou Tratar Bem?
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
Profª. Ms. Zilda Mendonça
MÓDULO V Vendas e Atendimento.
Linguagem Corporal.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Acompanhamento e atendimento ao cliente
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Alteridade.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
O Aluno a Distância.
Seja Líder De Si Mesmo.
FUNÇÃO MODULAR.
ONDE SUA FRANQUIA PODE CHEGAR? QUAL O SEU LIMITE?.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Questionário de Avaliação Institucional
O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL
Mecânica dos Sólidos não Linear
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Técnicas de Negociação As Variáveis da Negociação
Provas de Concursos Anteriores
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
Base Fundamental de um Bom Serviço
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Orientação para todos os
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
COMO CHEGAR AO CORAÇÃO DE UMA MULHER
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
RELAXA... ESCUTA... E ADMIRA ! - AUTOMÁTICO -.
RELAXE ..., ESCUTE ..., E ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Introdução ao Secretariado Aula 3
RELAXE, ESCUTE e ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
Modelagem Estatística

EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
Negociação- Importante dentro do Empreendedorismo
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
VISÃO E VALORES DA COLFAX
A Fé que transforma sua vida
Processos Gerenciais Planejamento da Informação Feedback nas equipes
Dicas para aumentar suas vendas
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
Como manter um trabalho nos dias de hoje?
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Super Visão !!!. Construindo retornos positivos A crítica é parte fundamental do processo que visa orientar as pessoas a apresentarem comportamento.
Atendimento ao Telefone
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

ÍNDICE DE AULAS Slides Aula 1 Slides Aula 2 Slides Aula 3 Atendimento ao público

CURSO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO

AULA 1 Entendendo o que é atender. Objetivos: Compreender o que é o atendimento ao público e a importância cada vez maior para o crescimento das relações interpessoais. Perceber as diferenças entre um atendimento comum e memorável para promover melhor no relacionamento com as pessoas e clientes. Identificar aspectos para desenvolver um bom atendimento que atenda as expectativas do outro. Vivenciar e praticar formas para um bom atendimento. Estimular ações de constante melhoria para alcançar a excelência do atendimento memorável. Atendimento ao público

AULA 1 Entendendo o que é atender. Conteúdos: O atendimento é antes de mais nada acolhimento. O que é um bom atendimento. O que preciso ter para atender bem. O que as pessoas esperam quando são atendidas. A prática de como construir um ótimo atendimento (passo a passo). Atendimento ao público

PARTE 1 - ENTENDENDO O QUE É ATENDER Atender: prestar um serviço, informação ou vender um produto de maneira a que a pessoa se sinta bem acolhida. Para atender bem é preciso vontade e cortesia. Atendimento ao público

PARTE 2 - O QUE É UM ATENDIMENTO BOM E UM ATENDOMENTO A DESEJAR Figura 1. Figura 2. Atendimento ao público

PARTE 3 - O QUE É PRECISO PARA ATENDER BEM Para atender bem é preciso querer servir as pessoas. Atendimento ao público

PARTE 4 - CONSTRUINDO UM BOM ATENDIMENTO Um bom atendimento é construído quando temos respeito pelo outro. Retirado acento de construindo Atendimento ao público

AULA 2 Ferramentas para um bom atendimento Objetivos: Conhecer e aprender utilizar as ferramentas necessárias para um bom atendimento. Vivenciar e praticar o uso dos cinco sentidos no momento atendente versus cliente. Atendimento ao público

AULA 2 Ferramentas para um bom atendimento Conteúdos: O público precisa se sentir bem. Boa aparência, organização, linguagem, acolhimento. Tipos de linguagem. A prática de como usar os cinco sentidos durante um atendimento (passo a passo). Atendimento ao público

Entendendo o que é atender - Atender é prestar uma informação, serviço ou vender um produto. - O público ou cliente sempre deve se sentir acolhido. - É preciso ter boa vontade, cortesia e sentimento de servir o outro. - O serviço adequado satisfaz o cliente. - O serviço desejado encanta o cliente. Atendimento ao público

PARTE 1 – O PÚBLICO PRECISA SE SENTIR BEM - É preciso que se sinta acolhido (voz, postura, perguntas que demonstram interesse em compreender o que precisa). - Expressão do rosto tranquila que transmita a sensação de segurança. - Empatia: capacidade de colocar-se no lugar de outro. Atendimento ao público

PARTE 2 – BOA APARÊNCIA, ORGANIZAÇÃO, ACOLHIMENTO, LINGUAGEM - Boa aparência: transmite confiabilidade, segurança e higiene. - Organização: saber o que deve ser feito e quando deve ser feito. - Acolhimento: o cliente deseja ser bem recebido, se sentir importante e acolhido. - Linguagem: expressar-se corretamente, falar de forma clara e objetiva valorizam a comunicação. Atendimento ao público

PARTE 3 - LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL - Linguagem verbal: utiliza palavras quando se fala ou quando se escreve. - Linguagem não verbal: utiliza outras formas de comunicação: placas, figuras, gestos, olhares, postura física. Retirado hífen de não verbal, no segundo item Atendimento ao público

PARTE 4 – APRENDENDO A USAR OS 5 SENTIDOS NO ATENDIMENTO Saber utilizar os 5 sentidos para um atendimento de sucesso! Atendimento ao público

AULA 3 A Percepção do público ou cliente. Objetivos: Realizar um atendimento com qualidade. Perceber que “a primeira impressão é a que fica”. Fazer o correto durante um atendimento, visando alcançar bons resultados. Praticar um atendimento diferenciado. Mostrar o quanto é importante que o público tenha uma boa percepção do atendimento. Atendimento ao público

AULA 3 A Percepção do público ou cliente. Conteúdos: Percepção x Evidência (qualidade do que é feito; diferenças individuais). Criar uma primeira boa impressão. Valores e missão da empresa. Fazer o certo e obter resultado para o público (cliente, professor, colegas de sala). Cliente interno e externo. A prática de um atendimento esperado, diferenciado e memorável. Atendimento ao público

Ferramentas para um bom atendimento - O acolhimento é uma atitude indispensável para o cliente se sentir bem. - Boa aparência: transmite confiança, segurança e cuidado. - Organização: o que deve ser feito e quando deve ser feito. - Acolhimento: ser bem tratado pelo outro. - Tipos de linguagem: verbal (uso da palavra escrita ou falada) e não verbal (placas, gestos, olhares, postura do corpo). Tirado hífen de não verbal no último item Atendimento ao público

PARTE 1 – PERCEPÇÃO X EVIDÊNCIA O que você está vendo? Atendimento ao público

PARTE 2 – CRIAR UMA PRIMEIRA BOA IMPRESSÃO PARTE 2 – CRIAR UMA PRIMEIRA BOA IMPRESSÃO. VALORES E MISSÃO DAS EMPRESAS - Ajuda a construir a imagem positiva da empresa. - Fideliza o cliente: ele retorna à empresa para comprar. - Missão da empresa: objetivo social. - Visão da empresa: qual caminho seguir e onde quero chegar. - Valores da empresa: princípios éticos, norteadores das ações. Terceira tela - Colocada crase em “a” no segundo item Atendimento ao público

PARTE 3 – FAZER O CERTO E OBTER RESULTADO PARA O PÚBLICO É preciso agir de forma respeitosa sempre com clientes internos e externos! Atendimento ao público

PARTE 4 – ATENDIMENTO ESPERADO, DIFERENCIADO E MEMORÁVEL - Esperando: nossa necessidade é atendida. - Diferenciado: nossa expectativa é atendida. - Memorável: supera-se nossa expectativa. Atendimento ao público

AULA 4 Problemas com o público durante o atendimento. Objetivos: Administrar problemas durante um atendimento. Resolver problemas. Aprender a escutar e prestar informações. Perceber a expectativa do público. Atendimento ao público

AULA 4 Problemas com o público durante o atendimento. Conteúdos: O que são problemas. Compreensão. Como administrar. “Quero reclamar” Até onde é possível resolver problemas. Saber escutar. Prestar informações, não explicações. Aprender a escutar e prestar informações. Prática: compreender a expectativa do público. Atendimento ao público

A percepção do público ou clientes - A qualidade de um serviço é um diferencial que atrai e conquista o público. - A qualidade de no atendimento satisfaz o cliente, no que se refere às suas necessidades, expectativas e desejos. - “A primeira impressão é a que fica.” - “Triângulo MVV”: missão, visão e valores da empresa. - Tipos de atendimento: esperado, diferenciado e memorável. Atendimento ao público

PARTE 1 – O QUE SÃO PROBLEMAS, COMPREENSÃO, COMO LIDAR Como atender clientes difíceis? Atendimento ao público

PARTE 2 – “QUERO RECLAMAR”. ATÉ ONDE É POSSÍVEL RESOLVER PROBLEMAS Lidar com clientes difíceis é um dos desafios do atendimento ao público. Neste caso, a atitude do atendente será essencial para acalmar o ambiente. Saber lidar com clientes descontentes traz benefícios para ambos os lados. Colocado ponto depois de reclamar Atendimento ao público

PARTE 3 – SABER ESCUTAR. PRESTAR INFORMAÇÕES, NÃO EXPLICAÇÕES Atitudes importantes de um bom ouvinte: - Tenha paciência, não adiante o que o outro irá dizer - Cuidado para não distorcer o que os outros falam - Não se deixe levar pelas emoções ouvindo só o que lhe convém - Esqueça os preconceitos, tabus, invejas, inseguranças, etc. - Esteja disponível para ouvir tudo o que o outro diz. - Fique em frente de quem fala. Olhe a para pessoa enquanto ouve - Ouça sem interromper - Evite distrair-se - Certifique-se de que entendeu, repetindo o que ouviu Precisa modificar a segunda frase do primeiro item, colocando o “a” depois de “para”. Tirar vírgula depois de inseguranças no penúltimo item. Atendimento ao público

PARTE 4 – COMPREENDER A EXPECTATIVA AO PÚBLICO - Atender: Pilar Básico. - Satisfazer: Dever Cumprido. - Encantar: Ir Além. Atendimento ao público

AULA 5 Conhecendo-me para entender outro. Objetivos: Perceber como costumamos reagir diante das situações. Aprender a aceitar o outro. Perfis de cliente: buscando sintonia. Praticando a empatia. Atendimento ao público

AULA 5 Conhecendo-me para entender outro. Conteúdos: Como costumo reagir. Como aceitar o outro. Perfis de cliente: buscando a sintonia. Praticando a empatia. Atendimento ao público

Problemas com o público durante o atendimento - Lidar com clientes difíceis é um dos desafios do atendimento ao público. - A atitude do atendente será essencial para acalmar o ambiente. - Escutar o cliente bem e com atenção é um dos princípios básicos para um atendimento adequado e com qualidade. - Formam os Três Pilares de Resultados: Atender, Satisfazer e Encantar. - Atender: Pilar básico/Satisfazer: Dever cumprido/Encantar: Ir além. Atendimento ao público

PARTE 1 – COMO COSTUMO REAGIR Primeiro quadro: acentuar dar e colocar vírgula depois de refrigerante Segundo quadro: tirar acento de esta Atendimento ao público

PARTE 2 – COMO ACEITAR O OUTRO Para aceitar o outro é importante levarmos em consideração as características pessoais, pois se temos dificuldade em aceitar alguém, o mesmo pode acontecer conosco. Como é o processo de entender o cliente: - Ouvir sua opinião. - Entender seus valores. - Compreender suas necessidades e o que realmente importa. - Perceber o cliente como cliente. - Focar na solução para o cliente. Atendimento ao público

PARTE 3 – PERFIS DE CLIENTE: BUSCANDO A SINTONIA É de extrema importância estar sintonizado com seus clientes, assim o profissional alcançará melhores resultados e maior lucratividade. Sintonizar-se é entrosar-se, harmonizar-se com quem expressa um desejo, ideia, informação ou necessidade. Na segunda linha, trocar vírgula por ponto e vírgula Atendimento ao público

PARTE 4 - EMPATIA Empatia é a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de perceber como ela percebe, etc. Tirar vírgula depois de percebe Atendimento ao público

AULA 6 Comportamentos que fazem a diferença no atendimento ao público. Objetivos: Promover o autoconhecimento e ampliar a percepção de como costumam agir. Aprender a lidar com contradições. Sensibilizar para mudar o mundo “interior” e “exterior”. Conhecer e praticar as diversas formas de atendimento. Atendimento ao público

AULA 6 Comportamentos que fazem a diferença no atendimento ao público. Conteúdos: Autoconhecimento (como costumo agir). Aprender a lidar com objeções. Atitude: mudar o mundo interior e exterior. Praticando as formas diferentes de atendimento (recepção, telefone, pessoalmente, por e-mail, etc. Atendimento ao público

Me conhecendo para entender o outro - Quando falamos em atendimento ao público o segredo é entender o cliente. - É de extrema importância estar sintonizado com seus clientes. - Sintonizar-se é entrosar-se, harmonizar-se com quem expressa um desejo, ideia, informação ou necessidade. - Empatia é a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de perceber do modo como ela percebe, etc. Tirar vírgula depois de percebe Atendimento ao público

Atividade: Defeitos e Qualidades. PARTE 1 – AUTOCONHECIMENTO (COMO COSTUMO AGIR) Atividade: Defeitos e Qualidades. Atendimento ao público

PARTE 2 – APRENDER A LIDAR COM OBJEÇÕES Em diversos momentos, o atendimento ao público implica no surgimento de objeções, isto é, obstáculos, problemas ou situações que não estamos esperando que aconteçam. Atendimento ao público

Atividade: Conto: A ratoeira. PARTE 3 – ATITUDE: MUDAR O MUNDO INTERIOR E EXTERIOR Atividade: Conto: A ratoeira. Atendimento ao público

PARTE 4 – FORMAS DIFERENTES DE ATENDIMENTO Recepção Telefone Pessoalmente Via e-mail ou Online Atendimento ao público

AULA 7 O atendimento ao público. Objetivos: Aprender as regras básicas de negociação. Compreender o que é resiliência. Prestar dicas de atendimento. Vivenciar diferentes formas de atendimento. Avaliação Final. Atendimento ao público

AULA 7 O atendimento ao público. Conteúdos: Negociação – regras básicas. Resiliência. Dicas para um bom atendimento. Prática: vivenciar formas diferentes de atendimento. Avaliação Final. Atendimento ao público

Comportamentos que fazem a diferença no atendimento ao público - Somente a partir do autoconhecimento é que somos capazes de compreender os outros. - Objeções são obstáculos, problemas ou situações que podem ocorrer durante um atendimento. - Podem provocar objeções: boatos, preço injusto, confiabilidade, má qualidade, embalagem violada, demora no atendimento, alteração no produto, pouca durabilidade, medo, culpa, raiva, desvantagens competitivas. - Em todas as formas de atendimento é essencial manter o bom atendimento e a qualidade dos serviços prestados. O quarto item está repetitivo. Melhor ser reparado pelo autor. Atendimento ao público

PARTE 1 – NEGOCIAÇÃO REGRAS BÁSICAS Negociamos a todo momento em nosso dia-a-dia, seja com filhos, amigos, pais, professores, etc. Negociação nada mais é que o ato de negociar, ou seja, se comunicar com o outro, visando um acordo. Na terceira linha tirar vírgula depois de professores Atendimento ao público

PARTE 2 – RESILIÊNCIA Resiliência é a capacidade de absorver pressões e adversidades, superando-as retornando ao seu estado normal com mais aprendizado. A pessoa resiliente tem consciência de que dificuldades fazem parte da vida e é preciso conviver com elas. O resiliente entende que as adversidades proporcionam crescimento. Terceira linha: colocar “e” antes de retornando Atendimento ao público

PARTE 3 – DICAS PARA UM BOM ATENDIMENTO Princípios básicos do atendimento: - Não fique com dúvidas. Pergunte. - Escute com atenção. - Fale de maneira clara. - Evite interrupções. Mantenha o foco. - Não crie dificuldades. - Se o cliente estiver irritado, deixe-o falar. - Certifique-se de que o problema foi resolvido. - Faça algo extra. - Use roupas adequadas. - Sempre sorria. - Trabalhe com concentração. - Demonstre empatia. Colocar ponto final no último item. Atendimento ao público

PARTE 4 – VIVENCIAR FORMAS DIFERENTES DE ATENDIMENTO Atividade 7: Atuando. Atendimento ao público

Desejo bons resultados! PARTE 5 – AVALIAÇÃO FINAL Confie em você! Desejo bons resultados! Seu monitor. Atendimento ao público

AULA 8 A importância de atender bem e crescer pessoal e profissionalmente. Objetivos: Perceber o cenário atual do mundo em que vivemos. Entender como está o mercado de trabalho. Vivenciar diferentes atividades com o objetivo de explorar o conteúdo geral do curso. Atendimento ao público

AULA 8 A importância de atender bem e crescer pessoal e profissionalmente. Conteúdos: O mundo em que vivemos (cenário atual). Mercado de trabalho. Atividades práticas para explorar o conteúdo geral do curso. Entrega dos certificados. Atendimento ao público

PARTE 1 – O MUNDO EM QUE VIVEMOS (CENÁRIO ATUAL) Valores como: independência, honra, normas, éticas, são fundamentais. O mundo virtual ocupa cada vez mais o espaço do mundo real. Antes, trabalhar e escolher uma profissão significativa uma conquista. Nos dias de hoje, esse processo significa quase que uma perda para o adolescente. Primeiro período: tirar dois pontos depois de como, vírgula depois de normas, acrescentar “e” antes de ética e tirar vírgula depois de ética Atendimento ao público

PARTE 2 – MERCADO DE TRABALHO Ingressar no mercado de trabalho e crescer profissionalmente, ajudará o jovem na construção de sua identidade pessoal, percepção do sentido de vida, e crescimento humano. Tirar vírgula depois de profissionalmente na segunda linha. Tirar vírgula depois de vida, na penúltima linha. Atendimento ao público

PARTE 3 – ATIVIDADES PRÁTICAS PARA EXPLORAR O CONTEÚDO GERAL DO CURSO VAMOS PRATICAR! Atendimento ao público

Precisamos saber a sua opinião a respeito do nosso curso. PARTE 4 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO Precisamos saber a sua opinião a respeito do nosso curso. Atendimento ao público

PARTE 5 – ENTREGA DOS CERTIFICADOS “A excelência pode ser obtida se você se importa mais do que os outros julgam ser necessário; se arrisca mais do que os outros julgam ser seguro; sonha mais do que os outros julgam ser prático; e espera mais do que os outros julgam ser possível”. Colocar ponto final dentro das aspas. Atendimento ao público