PREDITIVIDADE DAS SENTENÇAS DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DA INTELIGIBILIDADE DE FALA NAS DISARTRIAS Alexandre E, Barreto SS, Ortiz KZ Universidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANOVA 1 fator Prof. Ivan Balducci FOSJC / Unesp.
Advertisements

Teste de McNemar Ricardo A. Quintano Neira Orientadores
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
Estudo de prevalência de base populacional das infecções
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
Medidas de Posição e Dispersão
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
Estudo de coorte retrospectivo
Metodologia Científica Aula 6
Interfaces da Bioestatística na Pesquisa Clínica
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
MANUAL CAF – CONTROLE ACADÊMICO FINANCEIRO
COMANDO VERBAL NA DEGLUTIÇÃO DE LÍQUIDOS
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Plano Nacional de Leitura
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Estatística Descritiva
Probabilidade e estatística-Mat013
UEPG PROF. EMERSON.
Avaliação de Testes Diagnósticos
João Luiz Barbosa Nunes
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
Nível Socioeconômico e Saúde Auditiva em Lactentes
PREVALÊNCIA DE DOENÇA VASCULAR EXTRACRANIANA EM PACIENTES NEFROPATAS
ME623A Planejamento e Pesquisa
ME623 Planejamento e Pesquisa
Efeitos ambientais sobre o crescimento pré e pós-desmama
Método AHP Auxílio para Tomada de Decisão
Diadococinesia em crianças com e sem gagueira do desenvolvimento
Aula 02 Variáveis, Matrizes, Gráficos
FAC SÃO ROQUE Curso: Administração Turma: ADM-5ª
Minino Múltiplo Comum.
Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do Segmento ST em Pacientes Jovens IVAN PETRY FEIJÓ, JULIANA CAÑEDO SEBBEN, JOÃO MAXIMILIANO MARTINS,
SAÚDE ORAL E DESEMPENHO DA FUNÇÃO MASTIGATÓRIA DE ADULTOS NAS FASES PRÉ E PÓS-OPERATÓRIA DA CIRURGIA BARIÁTRICA: UM ESTUDO PILOTO NA CIDADE DO RECIFE –
Barreto SS, Brabo NC, Soares-Ishigaki ECS, Lira JO,
Processamento Linguístico e Memória de Trabalho: Efeitos na Compreensão on-line em Distúrbio Específico de Linguagem Talita Fortunato-Tavares, Debora Befi-Lopes.
Cícero Fidelis Lopes AVALIAÇÃO DOS PULSOS DISTAIS DE MEMBROS INFERIORES EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS NO DIAGNÓSTICO DE DOENÇA ARTERIAL.
Dra. Renata Mota Mamede Carvallo Juliana Granja Urosas
ESTATÍSTICA DECRITIVA
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
Etapa Estatística Planejamento Análise Estatística Efeito de sequência
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
Saúde Mental População Outubro/ 2007.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Estudos de validação em escala piloto RESUMO: Resumo direto e objetivo, contendo o principal objetivo do projeto, os métodos utilizados para desenvolver.
SINTOMAS VOCAIS E FATORES RELATIVOS AO ESTILO DE VIDA EM PROFESSORES Autores: Carollina Caporossi Léslie Piccolotto Ferreira Instituição: Pontifícia Universidade.
Concurso Bíblico Ano Bíblico: Números 1 a 19
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP Dra. Fabiola Starobole Juste Dra. Fernanda Chiarion Sassi Profa. Dra. Claudia.
Fatores associados à presença de sucção não-nutritiva em neonatos
Curso de Introdução à Metodologia Científica
MÉTODO :  Estudo transversal, de maio a julho 2009 em escolas municipais de Florianópolis;  Amostra aleatória de 420 professores do ensino fundamental,
ARACAJU (SE) – BRASIL Eugênia Hermínia Oliveira Valença ( Universidade Federal de Sergipe-UFS), Maria Inês Rebelo Gonçalves (UNIFESP), Roberto Salvatori.
Orientadora: Profª Drª. Edilene Boéchat
Ana Paula d´Oliveira Gheti Kao Zelita Caldeira Ferreira Guedes
Eliza Porto-Cunha Suelly Cecilia Olivan Limongi
Condições de Trabalho, Saúde e Qualidade de Vida dos Policiais Civis e Militares da Cidade do Rio de Janeiro: estudo comparativo Edinilsa Ramos de Souza.
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Estatística Aplicada Aula 8
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Estatística e Probabilidade
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010 ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
Regressão.
Aula 6. Delineamento amostral
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
Transcrição da apresentação:

PREDITIVIDADE DAS SENTENÇAS DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DA INTELIGIBILIDADE DE FALA NAS DISARTRIAS Alexandre E, Barreto SS, Ortiz KZ Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Núcleo de Investigação Fonoaudiológica em Neuropsicolinguística Disciplina: Distúrbios da Comunicação Humana Departamento de Fonoaudiologia Fomento: CNPq – PIBIC 2009/2010

Delineamento do estudo: transversal (CEP UNIFESP 1055/09). OBJETIVO: Analisar a preditividade das sentenças utilizadas no Protocolo de Avaliação da Inteligibilidade da Fala (PAIF) nas disartrias. MÉTODO: Delineamento do estudo: transversal (CEP UNIFESP 1055/09). Participantes: 120 indivíduos adultos com alta escolaridade, divididos em quatro grupos. Material: 4 versões da lista de sentenças do PAIF (Barreto, Ortiz, no prelo), com 19 a 20 frases cada e uma palavra-alvo omitida por sentença (palavras de classe aberta). Procedimentos: Cada grupo completou uma lista de frases, preenchendo graficamente e de modo coerente as lacunas. A preditividade das sentenças foi obtida pela média de porcentagem de acerto das palavras-alvo. Análise estatística: Para identificar a prevalência de preditividade entre as frases, comparar a preditividade das palavras em cada sentença e a comparar as versões da lista, foram aplicados, respectivamente, Análise de Cluster, Qui-quadrado*, ANOVA* e comparações múltiplas de Bonferroni. (*) nível de significância de 5%. CNPq – PIBIC 2009/2010

RESULTADOS: Caracterização da Amostra: 90,8% ♀, média de idade 21,2 (DP=3,9); escolaridade média 12,8 (DP=1,4). Os grupos de voluntários não diferiram quanto ao sexo e à escolaridade, mas os grupos 3 e 4 diferiram em relação à idade (p=0,018). A preditividade média das frases foi de 41,7% (DP=18,1) e em 84% das frases foram encontradas diferenças entre as palavras-alvo (p<0,0054). A versão 1 da lista diferiu das demais de modo estatisticamente significante (p≤0,002), mostrando-se menos previsível que as demais. CONCLUSÃO: Houve predomínio das sentenças de baixa preditividade no protocolo e, na maioria das sentenças, foram encontradas palavras-alvo com preditividades distintas, sugerindo que estas frases podem ser empregadas de forma confiável na avaliação da inteligibilidade da fala e que a seleção de palavras-alvo pode interferir nesta avaliação. Entre as versões da lista, a lista 1 apresentou menor preditividade que as demais, sendo esta a mais indicada para compor o protocolo estudado, por seu potencial para aumentar a sensibilidade do teste. CNPq – PIBIC 2009/2010