Processos eleitorais (2010/2014) Conselho da Comunidade Educativa Conselho Executivo/Director de Escola/Presidente da Comissão Instaladora Decreto Legislativo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 - docentes integrados na carreira
Advertisements

Competências e interligação
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Instituições Escolares
Consulta à Comunidade Interna
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
PARTICIPAÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS NO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO E NO CONSELHO GERAL.
PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO
Função accionista do Estado e ‘golden shares’
SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Professor – Dejalma Cremonese
Secretaria Municipal de Educação
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
Escola Secundária c/ 3º C E B Dr. Jaime Magalhães Lima
O que é o Conselho Superior?
A JUSTIÇA ELEITORAL.
JUNTAS ELEITORAIS Art. 36. Compor-se-ão as Juntas Eleitorais de um Juiz de Direito, que será o Presidente, e de 2 (dois) ou 4 (quatro) cidadãos de notória.
Avaliação de desempenho dos docentes
Concurso de acesso a Professor Titular
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
Os Sistemas Eleitorais
PROPOSTA DO MODUS OPERANDI PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO ESTATUTO DA UFPE Trabalho desenvolvido por : Audisio Costa, Auxiliadora Ferraz, Carmen Chaves. Iranir.
Apresentação do Programa 2013/2014
Procedimentos para a aplicabilidade da 1ª Promoção resultante do desenvolvimento profissional - Portaria UNESP 788/09 e a Instrução nº 02 - CRH/PRAd, de.
© Dezembro, 2009 A localização nos sites das entidades empregadoras públicas dos conteúdos relativos ao emprego público.
(Saber quantos empregados registrados a empresa tem)
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011.
Trâmites pré-abertura
Publicada em DOC de 15/04/2011 – Pág. 10
ELEIÇÕES PARA COLEGIADO ESCOLAR NA EE LINO VILLACHÁ
Procedimento Concursal Portaria 83-A/2009 PRAZOS Publicitação do procedimento Candidatura Exclusão e notificação dos candidatos Resultados e ordenação.
ELEIÇÕES DIRETAS 2012 Orientações
ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS
Roteiro de condução da reunião
Alteração do Regimento Eleitoral
CAA / DER LESTE 1 REUNIÃO DE 04/07/2011
Aproveitamento de Estudos
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
ESTATUTO DISCIPLINAR DOS TRABALHADORES QUE EXERCEM FUNÇÕES PÚBLICAS
Profº.: MSc. Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite Alunos:
Uma proposta de mudança
Encarregados de Educação Delegados de Turma
REGULAMENTO INTERNO Secção - ALUNOS 1. PRINCIPAIS DIFERENÇAS Lei 30/2002Lei 3/2008 Novo Estatuto do Aluno Prazos de justificação de faltas 5 dias úteis3.
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Decreto Lei # 115-A/98 de 4 de Maio
Procedimentos de referenciação e avaliação
Publicada em DOC de 15/04/2011 – Pág. 10
REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PROVISÓRIA Aprovada em 12/08/2014.
Estatuto Social. Pessoa jurídica de direito privado. Sem fins lucrativos. Constituída em Assembleia Geral de 29 de março de 2010, pelas patrocinadoras.
PARLAMENTO DOS JOVENS 2014/2015
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Conselho Superior de Magistratura.
Secretariado de Exames
Direito Eleitoral – módulo I
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Avaliação de Desempenho Individual O que mudou?
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Funcionários Judiciais ESTATUTO DISCIPLINAR Módulo 5.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Provas Finais do Ensino Básico 2015
Estágio Probatório.
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
Autonomia e Gestão Novos Desafios Francisco Oliveira.
Serviço de Psicologia e Orientação
II. O SECRETÁRIO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ENQUANTO MEMBRO DA MESA DO ÓRGÃO DELIBERATIVO MUNICIPAL: MIGUEL RAMOS, Advogado & Consultor Jurídico.
Transcrição da apresentação:

Processos eleitorais (2010/2014) Conselho da Comunidade Educativa Conselho Executivo/Director de Escola/Presidente da Comissão Instaladora Decreto Legislativo Regional n.º 4/2000/M, de 31 de Janeiro, alterado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 21/2006/M, de 21 de Junho

OBJECTIVOS 1.Dar orientações para a realização dos processos eleitorais para o Conselho da Comunidade Educativa (CCE) e Conselho Executivo (CE) / Director ou Presidente da Comissão Instaladora / Consolidar conhecimentos sobre os procedimentos a ter em conta nos processos eleitorais. Processos eleitorais Conselho da Comunidade Educativa/ Conselho Executivo/ Director/Presidente da Comissão Instaladora (2010/2014)

Mandatos dos membros do CCE, do CE /Director dos estabelecimentos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário cessam a 31/08/2010. Os processos eleitorais deverão ser desencadeados e concluídos durante o mês de Junho. Processos eleitorais Conselho da Comunidade Educativa/ Conselho Executivo/ Director/Presidente da Comissão Instaladora (2010/2014)

Compete ao Presidente do CCE ou ao Presidente da Comissão Instaladora - nos casos em que o CCE ainda não tenha sido constituído: Adoptar as providências necessárias ao esclarecimento do modelo de gestão em parceria com o Presidente do CE/Director. Aprovar a alteração do regulamento interno da escola elaborado pelo CE/ Director. Alterar o regimento do seu órgão [no caso em que o CCE ainda não tenha sido constituído, a Comissão Instaladora altera o Regulamento Interno da Escola e submete-o, após a tomada de posse do CCE, à sua ratificação.] CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA Processos eleitorais - (2010/2014)

Desencadear acções de sensibilização do pessoal docente e não docente, representantes dos alunos, dos pais e encarregados de educação. Promover a afixação das convocatórias para a eleição do respectivo órgão contendo a data, hora e local ou locais onde decorrerão as eleições, as quais deverão ter lugar no prazo de cinco dias úteis a partir da data de afixação das mesmas. CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA Processos eleitorais - (2010/2014) Compete ao Presidente do CCE ou ao Presidente da Comissão Instaladora - nos casos em que o CCE ainda não tenha sido constituído:

Compete ao Presidente do CCE ou ao Presidente da Comissão Instaladora - nos casos em que o CCE ainda não tenha sido constituído Disponibilizar os cadernos eleitorais separados para o pessoal docente e não docente, dos quais devem constar, devidamente identificados, todos os titulares com capacidade eleitoral activa. Estes cadernos servem de base ao escrutínio e neles são descarregados todos os votos expressos. CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA A entrega das candidaturas só pode ser feita até 48 horas antes do início do acto eleitoral. Processos eleitorais - (2010/2014)

AS LISTAS Devem conter: Identificação dos candidatos (membros efectivos e suplentes) bem como o número de elementos que integram cada lista, nos termos dos artigos 7.º e 11.º do Decreto Legislativo Regional n.º 4/2000/M, de 31 de Janeiro, alterado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 21/2006/M, de 21 de Junho. Identificação dos mandatários das respectivas listas. CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA Processos eleitorais - (2010/2014)

Devem ser afixadas em local visível, com a identificação completa dos candidatos, devendo ser rubricadas pelos mesmos. Eleitos de entre o grupo de pessoal respectivo do quadro da escola (legitimidade eleitoral passiva). Representantes do pessoal docente e não docente AS LISTAS CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA Processos eleitorais - (2010/2014)

CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA QUEM PODE VOTAR? Pessoal docente e não docente em exercício efectivo de funções consoante a natureza dos representantes a eleger (legitimidade eleitoral activa). Os docentes/funcionários que se encontrem em situação de maternidade/doença podem votar e ser eleitos. Os docentes na situação de licença sabática/equiparação a bolseiro não podem votar por não se encontrarem em exercício efectivo de funções na escola. O pessoal docente e não docente a quem tenha sido aplicada pena disciplinar superior a repreensão escrita não pode ser eleito. Processos eleitorais - (2010/2014)

MÉTODO DE COMPOSIÇÃO DA MESAS DE VOTO 2 mesas uma para o pessoal docente e uma para o pessoal não docente podendo as eleições ter lugar no mesmo dia. Cada mesa é constituída por 1 presidente e 2 secretários, eleitos individualmente de entre todos os elementos dos grupos de pessoal a que respeite e que exerçam funções no estabelecimento de ensino ou designados pelo Presidente do CCE. Opção em sede de Regulamento Interno CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA Processos eleitorais - (2010/2014)

Voto presencial, directo e secreto As urnas manter-se-ão abertas durante oito horas, a menos que antes tenham votado todos os eleitores. A abertura das urnas será efectuada perante a respectiva mesa e mandatário das listas, lavrando-se acta que será assinada pelos presentes. A conversão dos votos em mandatos faz-se de acordo com o método de representação proporcional da média mais alta de Hondt. VOTO CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA Processos eleitorais - (2010/2014)

Método de Hondt Método de representação proporcional que consiste na divisão total de votos expressos em cada lista, por 1,2,3,4 e assim sucessivamente, sendo os mandatos atribuídos aos diversos candidatos, com base nos quocientes mais elevados que resultarem das divisões operadas. O processo de divisão prossegue até se esgotarem todos os mandatos e todas as possibilidades de aparecerem quocientes iguais aos quais ainda caiba um mandato. VOTO CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA Processos eleitorais - (2010/2014)

Método de Hondt Exemplificando… Lista A Lista B Lista C 200 votos 80 votos 60 votos Como proceder para distribuir 7 mandatos pelas três listas, de acordo com o método de Hondt? O número de votos que cada lista obteve é sucessivamente dividido por 1,2,3,4,5,etc. VOTO CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA Processos eleitorais - (2010/2014)

Método de Hondt Exemplificando… 200:1=200 80:1=80 60:1=60 200:2=100 80:2=40 60:2= :3=66,6 80:3=26,6 60:3=20 200:4=50 80:4=20 60:4=15 200:5=40 80:5=16 60:5=12 Alinham-se, por ordem decrescente de grandeza, os coeficientes encontrados numa série de 7 1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º 7.º Lista A Lista A Lista B Lista A Lista C Lista A Lista B VOTO CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA Processos eleitorais - (2010/2014)

Método de Hondt Exemplificando… Na atribuição do 7.º mandato surge um problema atendendo a que se verifica uma igualdade na lista A e B. Em casos de igualdade, o mandato cabe à lista que tiver obtido menor número de votos, sendo no exemplo em questão a lista B 200:1=200 80:1=80 60:1=60 200:2=100 80:2=40 60:2= :3=66,6 80:3=26,6 60:3=20 200:4=50 80:4=20 60:4=15 200:5=40 80:5=16 60:5=12 Lista A Lista B Lista C VOTO CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA Processos eleitorais - (2010/2014)

Os representantes do pessoal docente e não docente são designados pelos corpos representativos do pessoal dos quadros da escola ou, na sua ausência, de entre o pessoal em exercício efectivo de funções. As eleições para o CCE e CE/ Director podem realizar-se simultaneamente. O CCE dá posse ao novo Conselho da Comunidade Educativa CCE homologa os resultados do processo eleitoral para o CE/Director CCE dá posse aos membros do CE/Director nos 30 dias subsequentes à eleição CASO NÃO SURJAM LISTAS À ELEIÇÃO CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA Processos eleitorais - (2010/2014)

O presidente do Conselho Executivo ou Director e o presidente do Conselho Pedagógico não são membros de pleno direito do CCE e, por conseguinte, não se incluem no cômputo dos representantes do pessoal docente neste órgão, ou seja, não fazem parte dos 50%. A assembleia eleitoral prevista no n.º 2 do artigo 10.º do diploma, referente aos representantes dos pais/encarregados de educação abrange também os do Ensino Recorrente, salvo quando os alunos forem, eles próprios, Encarregados de Educação. CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA Processos eleitorais - (2010/2014)

DOCUMENTOS CONSELHO DA COMUNIDADE EDUCATIVA Processos eleitorais - (2010/2014) Convocatória das eleições para o CCE (Doc.1) Convocatória da mesa da assembleia eleitoral para o pessoal não docente para o CCE (Doc. 2) Convocatória da mesa da assembleia eleitoral para o pessoal docente para o CCE (Doc. 3) Acta de eleição da mesa eleitoral do pessoal não docente para o CCE (Doc. 4) Acta de eleição da mesa eleitoral do pessoal docente para o CCE (Doc. 5) Acta de escrutínio do pessoal não docente para o CCE (Doc. 6) Acta de escrutínio do pessoal docente para o CCE (Doc. 7) Listas - tipo concorrentes às eleições para o pessoal docente para o CCE (Doc. 8) Listas - tipo concorrentes às eleições para o pessoal não docente para o CCE (Doc. 9)

CONSELHO EXECUTIVO / DIRECTOR DE ESCOLA / PRESIDENTE DA COMISSÃO INSTALADORA Compete ao Presidente do CE/Director ou ao Presidente da Comissão Instaladora: Adoptar as providências necessárias ao esclarecimento do modelo de gestão em parceria com o Presidente do CCE. Desencadear acções de sensibilização do pessoal docente e não docente, representantes dos alunos, dos pais e encarregados de educação, tendo em vista a sua efectiva participação no processo eleitoral. O Presidente do CE/Director/Presidente da Comissão Instaladora, promove a afixação da convocatória para a eleição do respectivo órgão contendo a data, hora e local ou locais onde decorrerá a eleição, a qual deverá ter lugar no prazo de cinco dias úteis contados a partir da data de afixação das mesmas. Processos eleitorais - (2010/2014)

CONSELHO EXECUTIVO / DIRECTOR DE ESCOLA / PRESIDENTE DA COMISSÃO INSTALADORA Compete ao Presidente do CE/Director ou ao Presidente da Comissão Instaladora: A entrega das candidaturas, listas e respectivos programas de acção, só pode ser feita até 48 horas antes do início do acto eleitoral. O CE/Director/Comissão Instaladora deve disponibilizar cadernos eleitorais dos quais devem constar, devidamente identificados, todos os titulares com capacidade eleitoral activa. Estes cadernos servem de base ao escrutínio e nele são descarregados todos os votos expressos. Processos eleitorais - (2010/2014)

Devem conter: Identificação dos candidatos (Presidente, Vice-presidentes das respectivas listas) possuindo obrigatoriamente os requisitos exigidos no artigo 17.º do Decreto Legislativo Regional n.º 4/2000/M, de 31 de Janeiro, alterado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 21/2006/M, de 21 de Junho (no caso de órgão colegial a lista é plurinominal, quando o órgão seja singular a lista é nominal) e ainda os mandatários das respectivas listas. AS LISTAS CONSELHO EXECUTIVO / DIRECTOR DE ESCOLA / PRESIDENTE DA COMISSÃO INSTALADORA Processos eleitorais - (2010/2014)

AS LISTAS CONSELHO EXECUTIVO / DIRECTOR DE ESCOLA / PRESIDENTE DA COMISSÃO INSTALADORA Processos eleitorais - (2010/2014) Devem ser afixadas em local visível, com a identificação completa dos candidatos, devendo ser rubricadas pelos mesmos. Eleitos de entre os docentes que reúnam os requisitos exigidos no artigo 17.º do diploma (legitimidade eleitoral passiva). Eleição do CE

REQUISITOS CONSELHO EXECUTIVO / DIRECTOR DE ESCOLA / PRESIDENTE DA COMISSÃO INSTALADORA Processos eleitorais - (2010/2014) Os candidatos a Presidente do CE ou a Director são docentes do quadro de nomeação definitiva da escola com, pelo menos, cinco anos de serviço e qualificação para o exercício de funções de administração e gestão escolar. Os candidatos a vice-presidente são docentes do quadro de nomeação definitiva de escola a cujo conselho executivo se candidatam com, pelo menos, três anos de serviço e preferencialmente, qualificados para o exercício de outras funções educativas, nos termos do artigo 54.º Estatuto da Carreira Docente da RAM, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 6/2008/M, de 25 de Fevereiro.

REQUISITOS CONSELHO EXECUTIVO / DIRECTOR DE ESCOLA / PRESIDENTE DA COMISSÃO INSTALADORA Processos eleitorais - (2010/2014) Consideram-se qualificados para o exercício de funções de administração e gestão escolar os docentes que preencham uma das seguintes condições: Sejam detentores de habilitação específica para o efeito, os termos do artigo 54.º Estatuto da Carreira Docente da RAM, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 6/2008/M, de 25 de Fevereiro Possuam experiência correspondente a um mandato completo no exercício de cargos de administração e gestão escolar

QUEM PODE VOTAR? CONSELHO EXECUTIVO / DIRECTOR DE ESCOLA / PRESIDENTE DA COMISSÃO INSTALADORA Processos eleitorais - (2010/2014) Pessoal docente e não docente em exercício efectivo de funções na escola, representantes dos alunos no ensino Secundário e representantes dos pais e encarregados de educação constantes dos cadernos eleitorais. (legitimidade eleitoral activa). Os docentes/funcionários que se encontrem em situação de maternidade/doença podem votar e ser eleitos. Os docentes na situação de licença sabática/equiparação a bolseiro não podem votar por não se encontrarem em exercício efectivo de funções na escola. O pessoal docente a quem tenha sido aplicada pena disciplinar superior a repreensão escrita não pode ser eleito.

MÉTODO DE CONSTITUIÇÃO DA MESA DE VOTO CONSELHO EXECUTIVO / DIRECTOR DE ESCOLA / PRESIDENTE DA COMISSÃO INSTALADORA Processos eleitorais - (2010/2014) 1 mesa constituída por 1 presidente e 2 secretários, eleita individualmente de entre todos os elementos dos grupos de pessoal docente e não docente, representantes dos alunos no ensino secundário e representantes dos pais e encarregados de educação ou designados pelo Presidente do CE/Director/Presidente da Comissão instaladora. Opção em sede de Regulamento Interno

VOTO CONSELHO EXECUTIVO / DIRECTOR DE ESCOLA / PRESIDENTE DA COMISSÃO INSTALADORA Processos eleitorais - (2010/2014) Voto presencial, directo e secreto. As urnas manter-se-ão abertas durante oito horas, a menos que antes tenham votado todos os eleitores. A abertura das urnas será efectuada perante a respectiva mesa e mandatário das listas, lavrando-se acta que será assinada pelos presentes. Considera-se eleita a lista que obtenha maioria absoluta dos votos entrados nas urnas, os quais devem representar pelo menos 60% do número total de eleitores.

QUANDO NENHUMA LISTA SAIR VENCEDORA… CONSELHO EXECUTIVO / DIRECTOR DE ESCOLA / PRESIDENTE DA COMISSÃO INSTALADORA Processos eleitorais - (2010/2014) Realiza-se um segundo escrutínio, no prazo máximo de 5 dias úteis, entre as duas listas mais votadas, sendo então considerada eleita a lista que obtiver o maior número de votos entrados nas urnas. No caso de não ser possível distinguir quais as duas listas mais votadas em virtude da situação de empate, no segundo escrutínio concorrerão todas as que não tenham sido eliminadas. Caso não seja possível realizar as operações conducentes à eleição do Conselho executivo/ director da escola, nomeadamente por ausência de candidatos a mesma é assegurada por uma comissão provisória, constituída por três docentes profissionalizados, nomeada pelo Secretário Regional de Educação e Cultura, pelo período de um ano.

CONSLUSÃO DO PROCESSO ELEITORAL CONSELHO EXECUTIVO / DIRECTOR DE ESCOLA / PRESIDENTE DA COMISSÃO INSTALADORA Processos eleitorais - (2010/2014) Após a confirmação da regularidade do processo eleitoral deverá proceder-se à homologação dos respectivos resultados, devendo o Presidente do CCE eleito dar posse aos membros do CE ou Director.

DOCUMENTOS CONSELHO EXECUTIVO / DIRECTOR DE ESCOLA / PRESIDENTE DA COMISSÃO INSTALADORA Convocatória das eleições para o Conselho Executivo (Doc.10) Convocatória da mesa da assembleia eleitoral para o Conselho Executivo (Doc. 11) Acta de eleição da mesa eleitoral para o Conselho Executivo/Director (Doc. 12) Acta de escrutínio para o Conselho Executivo/Director (Doc.13) Listas - tipo concorrentes às eleições para o pessoal não docente para o CCE (Doc. 14)