Encontros de Escolas de Futebol OBJECTIVOS GERAIS (A.F.Guarda) Possibilitar a todas as crianças do nosso distrito a possibilidade de praticar futebol.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

Faculdade de Ciências do Desporto e de
A FORMAÇÃO DO JOVEM FUTEBOLISTA
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Reconhecer as regras de utilização dos métodos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Expressão e Educação Físico-Motora
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Matemática para todos Educação Básica
Oficina Brincando com sucata
Regras de ouro da Educação Física
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Reflexão do Professor.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Brainstorming.
DO TREINAMENTO DESPORTIVO AO TREINAMENTO CORPORAL
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Iuri severo Enzo Humberto Cristiano Maglioli
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Currículo /Educação Física
Escola de Futebol João Faneco Escola de Guarda-Redes João Fonseca
Acção de Formação “Maia Saudável” – Junho 2009
“BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NAS ESCOLAS” FORMAÇÃO ESCOLAS
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Jogos em grupo na Educação Infantil
Técnicas da Intervenção Pedagógica
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Judo / Externato Passos Manuel Desculpe, O seu filho pratica Judo?
O aluno elaborando conceitos
Aula de 10 de Janeiro de 2013 Escola Secundária da Boa Nova 2013
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Relatório de Proposta de Projeto
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
Subsistema de Desenvolvimento
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
Fórum Segurança Rodoviária Assembleia da República Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações Subcomissão da Segurança Rodoviária Miguel Neves.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
FLUMINENSE FOOTBALL CLUB CARLOS CARVALHO
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010
Novo programa Língua Portuguesa
Métodos de treinamento
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
SPRIENSIA DI MIGRANTI KAPASITASON PA INVISTI Espanha, 26 de Junho de SUSESU.
O Plano de desenvolvimento estratégico do clube desportivo
Professor Dr. Renato Vaz
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva.
Desportos Individuais I GINÁSTICA. Competências gerais A Unidade Curricular (UC) de Desportos Individuais I visa a aquisição de uma visão global das modalidades.
O PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Encontros de Escolas de Futebol

OBJECTIVOS GERAIS (A.F.Guarda) Possibilitar a todas as crianças do nosso distrito a possibilidade de praticar futebol como um desporto de recreação e tempo livre; Utilizar as aprendizagens da prática do futebol para uma formação integral da criança, a aquisição de hábitos de educação, higiene e estudo, que lhe possam ser úteis no futuro como membro activo da nossa sociedade; Descobrir talentos e formá-los de maneira a criarmos bases para as futuras equipas do nosso distrito e do futebol nacional.

Oferecer à criança situações ricas e variadas em contacto com a bola; Dar ao principiante a possibilidade de se expressar, qualquer que seja o seu nível de prática, através de um conjunto de vários jogos que respeitem o seu estado mental e físico; Motivar o atleta, tanto pela frequência de contactos com bola como o número de golos que é capaz de marcar em cada uma dos seus jogos simplificados. OBJECTIVOS FORMATIVOS (Wein,1995)

A CRIANÇA ANTES DE COMEÇAR (Wein,1995) Dispõe de mais tempo livre, frequentemente mal aproveitado; Demonstra grande interesse pelas actividades desportivas; A bola é frequentemente o seu melhor amigo; Está no início da puberdade, ponte culminante da aprendizagem motriz (aquisição e desenvolvimento das capacidades coordenativas e das técnicas de base do futebol).

OBJECTIVOS DO TREINADOR (Adelino, Bento e Coelho, 1999) Contribuir para a formação do jovem em todas as suas facetas; Criar as premissas indispensáveis para os jovens alcançarem, em cada etapa, o nível óptimo do seu desenvolvimento; Desenvolver o gosto e o hábito da prática desportiva regular; Desenvolver nos praticantes uma atitude positiva de participação e persistência; Orientar as expectativas dos jovens num sentido realista; Garantir a aprendizagem e o aperfeiçoamento das técnicas básicas.

CARACTERISTICAS DOS TREINADORES (Wein,1995) Não falar muito; Oferecer uma grande variedade de actividades; Não favorecer nenhum jogador em particular; Motivar com frequentes elogios, criticando apenas em casos excepcionais.

Nas categorias inferiores, ensinar a ganhar é mais fácil que ensinar a jogar, porque não se perde tempo a assimilar coisas novas, apenas se repetem as conhecidas, reduzindo assim quantitativamente a formação completa do jogador pois apenas se treinam os elementos determinantes nesse momento para ganhar (Wein, 1995) Adaptado

OS PAIS DOS ATLETAS (Smoll,2000) TIPOS DE PAIS Desinteressados; Supercríticos; Que gritam durante os jogos; Treinadores de bancada; Superprotectores.

REUNIÃO COM OS PAIS (Smoll,2000) Apresentação (treinador, adjunto,...); Objectivos do treino para jovens; Equipamento necessário e locais onde pode ser adquirido; Locais, horário e calendário de treinos e jogos; Principais regras de funcionamento do grupo; Exames médicos a realizar; Seguro desportivo; Estilo de actuação do treinador e responsabilidades dos pais; Tempo de perguntas e respostas.

MÉTODO DE TREINO A ADOPTAR A importância da exercitação das habilidades técnicas só tem sentido quando efectuada para desenvolver a capacidade de jogo dos praticantes, isto é, a habilidade técnica deverá ser inserida no jogo de forma a responder a uma necessidade dentro deste. (Vingada,1995, citado por Pacheco,2001)

ALGUMAS ESTRATÉGIAS A SEGUIR (Garganta,1995) A aprendizagem deverá ser faseada e progressiva, do fácil para o difícil, do simples para o complexo; A divisão do jogo em fases tem de respeitar sempre o que o jogo tem de essencial, a cooperação (colegas de equipa), a oposição (colegas da outra equipa) e a finalização (golo); Formas lúdicas com regras simples, com poucos jogadores e espaço reduzido, permitindo um grande número de acções e finalizações, são as mais indicadas; O jogo deve estar sempre presente.

POR ONDE COMEÇAR 1º - Motivar o atleta para a modalidade -Não deve haver selecção de jogadores; -Proporcionar a todos a mesma oportunidade de treinar e jogar; -Promover convívios desportivos em vez de campeonatos; -Entender o futebol como uma festa. 2º - Avaliação diagnóstico 3º - Definir os objectivos formativos 4º - Elaborar o programa anual ou plurianual DOSSIER DO TREINADOR

A SESSÃO DE TREINO –PLANIFICAÇÃO Definição de objectivos; Selecção de conteúdos e estratégias. –REALIZAÇÃO Explicação e aplicação dos exercícios; Comunicação com os atletas; Gestão do treino. –AVALIAÇÃO Dos praticantes em função dos objectivos; Do Seu desempenho.

ESTRUTURAÇÃO DA SESSÃO DE TREINO ALGUNS CONSELHOS (Bini et alli, 1995) Preparar a sessão por escrito; Preparar o material que vai ser necessário; Preparar o terreno e delimitar as zonas de jogo; Aplicar regras simples, que a criança compreenda e ter cuidado com o vocabulário; Formar equipas equilibradas; Interromper os jogos se necessário para dar explicações ou modificar as regras; Utilizar coletes ou camisolas de cores vivas; Utilizar bolas adequadas e não estar muito cheias; Motivar as crianças »»»»»»» SEMPRE

ENCONTROS DE ESCOLAS DE FUTEBOL F.P.F. – Campeonatos Distritais de Futebol de 7 A.F.G. – Encontros de Escolas de Futebol – Futebol de 5 COMPETIÇÃO »»»» CONVÍVIOS DESPORTIVOS - Retirar o excesso de carga psicológica introduzida pelos adultos; - Preparar gradualmente o jovem jogador para as exigências psicológicas, físicas e técnico-tácticas da competição de alto nível; - Adaptar à realidade local (clima, físico, nível futebolístico).

Obrigado Continuação de um bom trabalho...