LÍNGUA PORTUGUESA Camila, Irene, Rita.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
LITERATURA PROCEU 2013 Fabíola Machado da Rosa Pedagogia – Unicamp
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROGRAMA TECENDO LEITURAS Justificativas e Características Maria José Nóbrega 2004 / 2005.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
ENCONTRO SARESP JULHO 2009.
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
Avaliação da Aprendizagem em Processo
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Núcleo Pedagógico - Mauá
LÍNGUA PORTUGUESA.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Curso de Gêneros Textuais
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
MODERNISMO.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Mediação e Linguagem II
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
TRABALHO LITERÁRIO 3º BIMESTRE-2009.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
Programa Ler e Escrever
Diretoria de Ensino - Região de São Carlos
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Literatura Linhas de Pesquisa
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Planejamento e 7 de março de 2014.
Programa Sala de Leitura 2014
Avaliação da Aprendizagem em Processo
CONTOS DE MACHADO DE ASSIS
Quis de curiosidades sobre poetas, escritores, músicos e afins.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Programa Sala de Leitura 2014
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LINGUAGENS 1 Camila, Helena, Irene, Maria Cristina, Patrícia, Rita.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
O CORTIÇO AUTOR: ALUÍSIO AZEVEDO OBRA LITERÁRIA DO REALISMO/NATURALISMO.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
MODERNISMO NO BRASIL.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

LÍNGUA PORTUGUESA Camila, Irene, Rita

Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

Língua Portuguesa Em Língua Portuguesa, para as séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, recomenda-se observar : linguagem oral, se o aluno expõe, de forma clara, suas ideias; se consegue argumentar em defesa de seu ponto de vista e se utiliza a fala de forma adequada a diferentes interlocutores e situações de comunicação.  leitura, se o aluno compreende e é capaz de se expressar sobre o que lê; se reconhece e diferencia os diversos suportes textuais e os gêneros textuais já estudados, e quais relações estabelece com o texto literário.   Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

produção escrita do aluno, é importante verificar se escreve convencionalmente, sem marcas de oralidade e se escolhe estruturas composicionais adequadas ao tipo de texto e ao objetivo a que se propõe. É relevante verificar, ainda, se há clareza e coerência em seu texto e se consegue utilizar adequadamente os elementos coesivos.  análise linguística busca-se a reflexão sobre o uso da língua sob dois aspectos: o primeiro refere-se à decisão sobre a melhor forma de registrar as ideias, de forma clara, coerente e coesa, sem erros ortográficos e de pontuação; o outro aspecto diz respeito às classificações ou às referências às regras gramaticais.Fonte: ORIENTAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR 2013 p. 51-53 Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO CADERNOS DE LITERATURA : EF e EM GÊNEROS DO DISCURSO LITERATURA CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO CADERNOS DE LITERATURA : EF e EM Livro didático, paradidático, jornais, revistas, vídeos, filmes. Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

Avaliação em Processo: Ações Avaliação em Processo: elaboração de um plano de ação referente as dificuldades apresentadas pelos alunos. Sala de Leitura: parceria com o Instituto Ayrton Senna: formação dos professores da sala de leitura centralizada e descentralizada; acompanhamento às salas de leitura; orientações técnicas; atendimento aos professores. Chaves de Leitura: transmitir informações sobre as ações para a implementação do Currículo, bem como orientar a leitura e análise de textos de Literatura Brasileira e Portuguesa e seus vínculos com temas da cultura clássica.    Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

Caminhos da Escrita: tematizar o ensino de conhecimentos linguísticos de acordo com o Currículo de Língua Portuguesa; compartilhar projetos de formação para o ensino de produção textual realizados nas Diretorias de Ensino. Curso: SD Aprendendo por meio de resenhas – (online) – Olimpíada de LP Escrevendo o futuro - Inscrições 25/02/2013 – 14 h. www.escrevendoofuturo.org.br Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

Olimpíada de Redação – Município de Jundiaí Concursos: Olimpíada de Redação – Município de Jundiaí Concurso Literário – AMLAC – Município de Vinhedo Concurso: “A Literatura Poética de Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade” – Secretaria da Educação - SEE Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

PARA O ENSINO FUNDAMENTAL PROPOSTA DE LEITURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (OBRIGATÓRIA) 6º. ANO: Violino Cigano-Regina Machado; Fábulas de La Fontaine; Bolsa Amarela-Lygia Bojunga ; De repente nas profundezas do bosque – Amós OZ; Lendas da África- Júlio Emílio Braz e Mauríco Veneza; Poesia de cordel-Patativa do Assaré. 7º. ANO: O gênio do Crime – Marcos Rey, Indez – Bartolomeu Campos Queiroz. Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

8º. ANO: Os 13 contos de Amor- Rosa Maria Strausz; D 8º. ANO: Os 13 contos de Amor- Rosa Maria Strausz; D.Quixote-Miguel de Cervantes; Histórias de mistério – Lygia Fagundes Telles; O aprendiz de feiticeiro – Mário Quintana. 9º. ANO: As 100 melhores histórias da mitologia – A . S.Franchine/Carmen Seganfredo; O cão dos Baskerville-Sir Arthur Conan Doyle Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí Til – José de Alencar

PROPOSTA DE LEITURA PARA ENSINOMÉDIO (OBRIGATÓRIA) D.Casmurro-Machado de Assis; Laços de família-Clarice Lispector; Agosto-Rubem Fonseca; De moto pela América Latina – Che Guevara, Morte e Vida Severina-João Cabral de Melo Neto Nova Antologia Poética – Vinícius de Moraes 1ª. SÉRIE Viagens na minha terra : Almeida Garret A cidade e as serras – Eça de Queirós Til – José de Alencar Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

Memórias de um sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida 2ª. SÉRIE Memórias de um sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis Capitães da areia – Jorge Amado 3ª. SÉRIE O cortiço – Aluísio Azevedo Vidas Secas – Graciliano Ramos Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

A Unicamp/USP exige dos candidatos a leitura prévia e completa do texto integral das nove obras indicadas: Viagens na minha terra – Almeida Garrett; Til – José de Alencar; Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida; Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis; O cortiço - Aluísio Azevedo; A cidade e as serras - Eça de Queirós; Vidas secas - Graciliano Ramos; Capitães da areia – Jorge Amado; Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade. . Núcleo Pedagógico – DE Jundiaí

Na nova relação, deixaram de constar as seguintes obras indicadas nos vestibulares anteriores: Auto da barca do inferno – Gil Vicente, Iracema – José de Alencar, Dom Casmurro – Machado de Assis e Antologia poética – Vinícius de Moraes Núcleo Pedagógico – DE Jundiaí

PLANO DE CURSO PLANO DE ENSINO Núcleo Pedagógico – DE Jundiaí

Registro das atividades Envio (e-mail) - jornal e site da DE Exposição das atividades desenvolvidas durante o ano Núcleo Pedagógico – DE Jundiaí