LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Material pedagógico Cuisenaire Clica!
LÓGICA MATEMÁTICA ARGUMENTOS E REGRAS DE INFERÊNCIA
LÓGICA MATEMÁTICA APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
5ª SÉRIE DO Ensino Fundamental
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
a melhoria da aprendizagem
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL Educação Básica e Inclusão Digital no Estado do Paraná
PROJETO: APRENDENDO COM O XADREZ
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
“Ver para Dizer Ciência”
Material pedagógico Cuisenaire Clica!
Materiais Pedagógicos no ensino da Matemática nas séries iniciais
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
JOGO DO 24.
Actividade 3 – trabalho de grupo Analise uma ferramenta ou recurso TIC
Linguagens didático-pedagógicas para o ensino da
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 1
Divisão (semana 6).
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
mathsisfun Aceder de 2 formas aos conteúdos Por anos de escolaridade, incluindo o jardim de infância por temas : geometria, puzzles,números.
Denominação Zuzubalândia:
Encontro com Orientadores Pedagógicos
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 23 a 25 de Novembro de 2013.
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
VI ENCONTRO GERAL DOS POLOS DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO COM FOCO EM MATEMÁTICA E INICIAÇÃO ÀS CIÊNCIAS (e) III ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE.
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS 2013
Análise de uma ferramenta ou recurso
Profª Eleida da Silva Arce Adamiski
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
A Matemática que está nos jogos!  A matemática contribui para desenvolver raciocínio,nos jogos você precisa descobrir a estratégia do adversário,habilidade.
Cortinas.
P.A.M. 1º Ciclo 9 de Fevereiro de Principais Objectivos Promover o gosto de Matemática Utilizar recursos diferentes dos habituais em sala de aula.
Deise Kramer Lima Fernandes
Sala de informática 2009 Com a Prof a. Débora DéboraFamíliaTrabalho.
DANIELA GOMES BERTOLDI PRISCILA COELHO
Cadernos de Formação do PNAIC- MEC
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01
A Roda Mágica André Santos & Bruno Martins Matemática 2011/ ºB
Jogos Educativos na Internet Participantes: Fernanda Krauzer Girotto; Eliane Albrecht; Daniela Lannes da Silva; Ranaí Gonçalves Sangic; Vanessa Scheeren.
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
EL654 Síntese das aulas Aulas  Primeira Primeira Aula  Segunda Segunda Aula  Terceira Terceira Aula.
1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu.
Para darmos início à sequência de Matemática,
Novas estratégias para o estudo da matemática: Uma análise da aplicação dos jogos nas salas de aula da UEB Alberto Pinheiro.
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Autora: Graziela Langone Fonseca
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Preparar o terreno… Semear… Fazer as mondas… As apanhas … …e o descasque.
 Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande.  Faz-se necessário uma intervenção.
P LANO DA M ATEMÁTICA II Agrupamento de escolas de Ponte da Barca.
Raciocínio Lógico Aula 2: Elementos Básicos da Matemática Financeira: Capital, Montante, Juro e Taxa de juro.
Material Material pedagógico Cuisenaire.
Objetivo Pedagógico: Conceitos dentro e fora.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃ O.
Material Material pedagógico Cuisenaire Clica! Material Material pedagógico Cuisenaire Para avançar, quando a ação não for automática,
Transcrição da apresentação:

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA AERO PARA O FUTURO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA Projecto Educativo TEIP 2009-2011

Acções /Actividades Prioritárias Avaliar para orientar e melhorar Visitas de Estudo Formar para qualificar Efemérides Outros caminhos Reespaços Mais Sucesso em Matemática Não Desistas Mais Sucesso em Língua Portuguesa Enriquecimento Curricular

Mais Sucesso em Matemática Organização e tratamento de dados Plano da Matemática Actividades Geoplano e Tangran Assessorias Pedagógicas temporárias Jogo do 24 Mais Sucesso em Matemática Laboratório de Matemática Jogo do Dominó Barras Cuisenaire Articulação de Ciclos Jogo do Banqueiro (MAB) Concurso MiniMat Problema do Mês

Problemas a combater Dificuldades no raciocínio lógico-matemático e espacial; Falta de destreza manual; Dificuldade de concentração Dificuldade na “Comunicação Matemática”.

Mais Sucesso em Matemática Organização e tratamento de dados Plano da Matemática Actividades Geoplano e Tangran Assessorias Pedagógicas temporárias Jogo do 24 Mais Sucesso em Matemática Laboratório de Matemática Jogo do Dominó Barras Cuisenaire Articulação de Ciclos Jogo do Banqueiro (MAB) Concurso MiniMat Problema do Mês

Verificou-se que, na maioria das turmas, os resultados na disciplina de Matemática melhoraram entre o 2º e o 3º período, no 1º ano do projecto. Estes resultados também tiveram um reflexo positivo noutras disciplinas que envolvem o raciocínio lógico-matemático TABELA COM RESULTADOS FINAIS