SUPORTE PARA RESPOSTA. Tema 1: Mirela de Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proteção efetiva com porta de saída
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
A INTERNET MERECE SER VISTA COM MAIS ATENÇÃO. ATUALIZE SEU CONHECIMENTO SOBRE O MEIO NOS SLIDES SEGUINTES.
O BRASIL DA ERA LULA: AVANÇOS E RETROCESSOS
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
O Que entendemos por “feminização da pobreza”?
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Estratégicos de Líderes Educação FEBRABAN Quatro Escolas Financeira
Curso de ADMINISTRAÇÃO
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
Perfil do Senhor Jesus Entrada Perfil do Povo de Deus Mensagem 02/05
Química!!!??? Data: 29/02/2012.
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
O Aluno a Distância.
Revenda Legal em números
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Quem é o jovem brasileiro?
Os desejos de consumo dos brasileiros em 2012
ASSOCIATIVISMO Participa Não participa
Internet.
O Futuro da Previdência Social no Brasil
Redação para UNICAMP CASDVest 2013.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Grande São Paulo IBOPE – nov/08 a jan/09.
Universidade Positivo
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
JESUS SE ENCONTRA COM SEUS PRIMEIROS SEGUIDORES
Mapa Estratégico da Indústria
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Pesquisa de mercado PÚBLICO ALVO - cultura estrangeira no brasil
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
Gênero: masculinidades
. Pesquisas no Brasil.
Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Condições de vida na África
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
O que falta ao trabalhador brasileiro
Correspondentes no Brasil Desempenho social & Avaliação de Resultados.
Perspectivas de Negócios na América Latina Parte do Global Business Outlook Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
Igualdade para todos! Plano Marshall.
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
O que é um ídolo?.
Trabalho de Conclusão de Curso - Pós- Graduação
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
Marketing de Relacionamento
Empreendedorismo + Inovação + ??? = Prosperidade.
Preferências do acionista
CAPÍTULO 6 A INSERÇÃO DA PEQUENA EMPRESA NO MERCADO ECONÔMICO.
Marketing Plan Aplicados à Eventos Carlos Dell´Aglio FMU TECNOLOGIA EM EVENTOS TECNOLOGIA EM EVENTOS.
Por isso, entrego toda minha vida
Desigualdade e Globalização;
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Transcrição da apresentação:

SUPORTE PARA RESPOSTA

Tema 1: Mirela de Carvalho

Argumenta-se que a nova classe média é nova não apenas porque seus membros ascenderam recentemente a esta classe, mas, também, que este grupo forma uma nova classe média na medida em que, por um lado, tem comportamentos e atitudes distintos e, por outro lado, valores e preferências diferenciados. O comportamento e as atitudes, contudo, além de decorrem dos valores e preferências, também são determinados por restrições orçamentárias e outras restrições impostas pelo ambiente social e econômico. Assim, não seria incomum encontrar grupos que, embora tenham idênticos valores e preferências, se comportam de forma diferenciada. As questões que o comportamento da nova classe média nos coloca são: i) O comportamento e as atitudes da nova classe média de fato são diferenciados da antiga classe média, dos ricos e dos novos e antigos pobres? ii) Essa nova classe média mudou seu comportamento e suas atitudes ao ascender, ou mantém os mesmos comportamentos e atitudes que tinha quando era pobre? iii) Caso o comportamento e as atitudes da nova classe média sejam diferenciados, estas diferenças refletem diferenças mais profundas em valores e preferências ou apenas resultam de diferenças em restrições orçamentárias e no ambiente social e econômico que enfrentam? iv) Caso os valores e preferências da classe média sejam de fato diferenciados, de que forma são diferenciados e qual a natureza destas diferenças? v) Seria possível identificar as origens destas diferenças?

Elite NCM Quem sempre comprou faz de tudo para se diferenciar da massa Consumo & Inclusão Quem está passando a consumir agora, compra procurando Exclusividade Diferenciação Consumo do intangível Inclusão Pertencimento Vantagens e razões concretas Menos fiel Mais solitário Mais fiel Mais solidário Vergonha do desconto Prazer em ostentar Orgulho do desconto Prazer em oferecer

Valores: NCM X Elite Fonte: Data Popular entrevistas / Junho 2011

Tema 2: Ricardo Henriques

Ao longo da última década a pobreza no país declinou de forma extremamente acentuada. No entanto, nem todos os pobres deixaram a condição de pobreza. De importância ainda maior é o fato de que os pobres não seguiram uma fila para deixar a situação de pobreza. Ao contrário, alguns mais próximos à linha de pobreza permaneceram pobres, enquanto outros que estavam distantes conseguirem ultrapassá-la vindo a constituir a nova classe média. Em suma, enquanto alguns ascenderam à classe média outros permaneceram na pobreza. Duas possibilidades podem ser levantadas: 1. Ou estes dois grupos diferem com relação às oportunidades que tiveram (os que ascenderam tendo tido acesso à oportunidades não disponíveis aos que permaneceram na pobreza) 2. ou os dois grupos diferem com relação à sua habilidade, capacidade e motivação para aproveitar oportunidades que estavam igualmente disponíveis aos dois grupos. Sem surpresa, a realidade deve combinar estes dois fatores. A questão é qual destes dois tipos de diferenças foi o fator de maior importância e como operou?

CRESCIMENTO DA NOVA CLASSE MÉDIA +35% +50% +29% +21% +16% Crescimento da nova classe média por regiões Contribuição de cada tipo de área para o crescimento da classe média Crescimento da nova classe média por tipo de área Contribuição de cada região para o crescimento da classe média 3 de cada 10 pessoas que entraram na Nova Classe Média são nordestinas

Comparativo: Internautas versus Não Internautas Os internautas: São + interessados em conhecer outras culturas São + interessados por artes Se consideram criativos São preocupados com reciclagem 65% 52% 85% 87% 35% 37% 44% 61% Por terem maior acesso à informações demonstram ter mais interesse em outras culturas e manifestações artísticas, que estimulam a criatividade. Além disso, são eles os que mais tem noção de sustentabilidade com a reciclagem de seus resíduos domésticos. Com uma variedade maior de conhecimentos, se preocupam menos com futilidades.

Comparativo: Mulheres versus Homens Comparativo: Elas: Dão + dicas sobre saúde e nutrição para os amigos Fazem exames de rotina com + frequência Se consideram + criativas Pesquisam + preços 35% 62% 78% 89% 89% 19% 37% 53% 62% 61% Acreditam na educação como ferramenta de prosperidade Julho de 2011 As mulheres ganharam poder na atual sociedade brasileira; Em relação aos homens são elas as que mais se preocupam com a própria saúde, não se descuidando dos exames de rotina e alimentação. Com isso, são sempre requisitadas pelos amigos como conselheiras. Quando o assunto é consumo, elas pesquisam mais preços, ficando sempre de olho em ofertas e descontos.

Comparativo: Mais jovens (24-35) versus Mais velhos (45-59) Comparativo: Os mais jovens: São + interessados em conhecer outras culturas São + empreendedores São + preocupados com qualificação profissional Confiam + na internet como fonte de informação São + preocupados com responsabilidade social 65% 74% 42% 61% 73% 56% 65% 28% 54% 61% Julho de 2011 Como são mais conectados ao mundo virtual, os jovens tem uma vontade maior de conhecer novas culturas; A carreira profissional é uma de suas prioridades. Demonstram maior espírito empreendedor e também estão atentos às questões ambientais, procurando sempre fazer a sua parte para contribuir diretamente com o bem estar do planeta.

OTIMISMO E FUTURO Índice de otimismo geral – 2004 X 2011 A NOVA CLASSE MÉDIA É MAIS OTIMISTA QUE A ANTIGA

Otimismo x pessimismo – NCM Intenção de realizar atividade no período indicado X Expectativa com relação à renda: Fonte: Data Popular entrevistas / Junho 2011 Os otimistas são mais dispostos a investir em si mesmos: