OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Professor:Luiz Padilha
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Mobilizando o operatório
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Focando a habilidade de Pensar
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 8 chcbvcnvbnbvmnbv.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 11
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Currículo por Competências e Habilidades.
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
AULA 6 Como Estudar.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Os objetivos.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Metodologia de Ensino e Extensão
MODALIDADES DIDÁTICAS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP Disciplina: Monograf ia Professora: Msc. Márcia Cristiane da Silva Galindo.
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
Perguntas de Modelação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
TÉCNICAS ATIVAS DE ENSINO
Procedimentos de Ensino
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
Plano de Aula Recordar é Viver 
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
PLANEJAMENTO na EDUCAÇÃO 10 NÍVEL FEDERAL - ESTADUAL - MUNICIPAL PLANEJAMENTO das INSTITUIÇÕES e dos CURSOS 20 NÍVEL PDI - PLANO de DESENVOLVIMENTO.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
As Etapas da Pesquisa - TCC
Metodologias de Ensino e Tecnologias Educacionais Encontro 1
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Projeto de Pesquisa Candice Cristiane B. S. Novaes
Sistemas de Aprendizagem
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
CATEGORIAS DE VERBOS DE AÇÃO SEGUNDO BENJAMIN S. BLOOM
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Termo de Terminalidade
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS ASSUNTO PLANO DE AULA OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÉCNICAS DE ENSINO

OBJETIVOS RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS. DISTINGUIR OS DIFERENTES NÍVEIS DO DOMÍNIO COGNITIVO. ELABORAR OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS ASSUNTOS A SEREM MINISTRADOS. RECONHECER AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ENSINO. ELABORAR PLANO DE AULA.

IMPORTÂNCIA DO ASSUNTO Objetivos não são apenas as metas na direção das quais os currículos são estruturados e a instrução é realizada, mas também são as metas que fornecem especificações detalhadas para a elaboração e o uso de técnicas de avaliação.

IMPORTÂNCIA DO ASSUNTO TÉCNICA DE ENSINO UM DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FATOR DE SUCESSO PARA SE EXECUTAR OU MINISTRAR UMA AULA.

SUMÁRIO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO - OBJETIVOS ESPECÍFICOS - NÍVEIS DO CONHECIMENTO - EXEMPLO - TÉCNICAS DE ENSINO RESUMO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS RAZÕES DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DELIMITA A TAREFA - RETIRA A AMBIGUIDADE E A DIFICULDADE DE INTERPRETAÇÃO. ASSEGURA A QUALIDADE DA AVALIAÇÃO - QUALIDADE E EFETIVIDADE DO APRENDIZADO. FACILITA A ESCOLHA DA ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO COM MAIORES CHANCE DE SER ÓTIMA. FORNECE UM SUMÁRIO COMPLETO DO CURSO, “ORGANIZADOR AVANÇADO” PARA O APRENDIZADO.

NIVEIS DE DESEMPENHO CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTO NÍVEL MAIS ELEMENTAR DA ÁREA COGNITIVA. A APRENDIZAGEM SE DÁ PELA PURA MEMORIZAÇÃO DE TEORIAS (LEMBRAR A INFORMAÇÃO). VERBOS: - IDENTIFICAR, DESCREVER, NOMEAR, RECONHECER, LISTAR, CITAR, ENUNCIAR, DEFINIR,, INDICAR E RELACIONAR (LISTAR).

COMPREENSÃO O ALUNO DEVE DEMONSTRAR CAPACIDADE PARA EXPLICAR O SIGNIFICADO DO QUE APRENDEU. VERBOS: - APRESENTAR, EXPLICAR, INTERPRETAR, DAR EXEMPLO, RESUMIR, EXPOR E CARACTERIZAR.

APLICAÇÃO USAR A INFORMAÇÃO OU O CONCEITO EM UMA NOVA SITUAÇÃO. VERBOS: - ELABORAR, APLICAR, PREVER, FAZER, CONSTRUIR, MODELAR PREPARAR E RELACIONAR (ESTABELECER LAÇOS DE DEPENDÊNCIA).

ANÁLISE DECOMPOR O ASSUNTO EM PARTES VISANDO UM ENTENDIMENTO MAIS COMPLETO . VERBOS: - COMPARAR, SELECIONAR, SEPARAR, ANALISAR, ESTUDAR ,RESUMIR, IDENTIFICAR E ESTUDAR.

SÍNTESE CAPACIDADE DE INTEGRAR AS PARTES E ATINGIR UM NOVO TODO (FORMAR ALGO NOVO). VERBOS: - CATEGORIZAR, GENERALIZAR, RECONSTRUIR, SELECIONAR E PROPOR.

AVALIAÇÃO FAZER JULGAMENTOS SOBRE O VALOR . VERBOS: - AVALIAR, CRITICAR, JULGAR, JUSTIFICAR, DESTACAR E APRECIAR.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS EXEMPLO ASSUNTO OBJETIVOS ESPECÍFICOS ........ ............................................................................................................... a. Identificar as espécies de penas e de medidas de segurança no direito penal militar. b. Citar as circunstâncias judiciais e as circunstâncias agravantes, atenuantes e especiais na fixação da pena. 03. Penas c. Identificar as hipóteses de concurso de crimes. d. Identificar as condições para o livramento condicional e a suspensão condicional da pena. e. Citar os efeitos da condenação e as penas. f. Enumerar casos de extinção da punibilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS EXEMPLO ASSUNTO OBJETIVOS ESPECÍFICOS a. Calcular pontos de máximo, mínimo e inflexão com uso da primeira e segunda derivadas. b. Analisar a variação de crescimento das funções em um intervalo. c. Resolver problemas que envolvam máximo, mínimo e pontos de inflexão. 02. Aplicação de derivadas d. Esboçar o gráfico de uma função com auxílio dos recursos das primeiras e segundas derivadas. e. Aplicar o teorema do valor médio. f. Aplicar a regra de L’Hôpital, para o cálculo de limites indeterminados. g. Resolver problemas sobre velocidade de variação com aplicação em Ciências Exatas e Humanas.

TECNICAS DE ENSINO PROCEDIMENTO DE QUE DISPÕE O INSTRUTOR PARA TRATAR DE UM ASSUNTO DE MODO QUE OS ALUNOS ATINJAM OS OBJETIVOS PROPOSTOS. - JEITO OU HABILIDADE ESPECIAL DE SE EXECUTAR OU MINISTRAR UMA AULA.

TECNICAS DE ENSINO PALESTRAS EXERCÍCIO INDIVIDUAL DEMONSTRAÇÃO ESTUDO INDIVIDUAL TRABALHO EM GRUPO - ESTUDO DE CASO - ESTUDO PRELIMINAR - DISCUSSÃO DIRIGIDA

TÉCNICAS DE ENSINO PALESTRA EXPOSIÇAO ORAL DO PROFESSOR - VANTAGENS: - permitir ministrar muitos ensinamentos em pouco tempo; e - poder ser feita para turmas numerosas. DESVANTAGENS: - a pequena participação ativa dos alunos; - os riscos de tédio ou desatenção; e - pouco rendimento provável.

TÉCNICAS DE ENSINO EXERCÍCIO INDIVIDUAL - REPETIÇÃO INTENSA E REGULAR DE DETER-MINADA OPERAÇÃO OU RACIOCÍNIO . - VANTAGENS: - participação ativa e atuante do aluno; - prática e teoria dos conhecimentos ministrados na mesma aula; - a observação pelo professor do DESEMPENHO do aluno; e - a intensificação do interesse do aluno (auto-avaliação).

TÉCNICAS DE ENSINO EXERCÍCIO INDIVIDUAL -DESVANTAGENS: - a necessidade de meios auxiliares em quantidades suficientes para todos os alunos; - tempo disponível para que cada um e todos os alunos possam praticar; e - professores e/ou monitores em número que possibilite o acompanhamento do desempenho individual.

TÉCNICAS DE ENSINO DEMONSTRAÇÀO - TÉCNICA QUE O ALUNO APRENDE MEDIANTE O DIZER, MOSTRAR E FAZER. - VANTAGENS: - permite a apresentação de um assunto ou tema para um número maior de alunos; - apresentação do assunto de forma mais próxima da realidade; e - complementa os dados teóricos expostos anteriormente.

TÉCNICAS DE ENSINO DEMONSTRAÇÀO - DESVANTAGENS: - planejamento e preparação mais cuidadoso e diligente; e - exige meios auxiliares em maior quantidade.

TÉCNICAS DE ENSINO INTERROGATÓRIO O INSTRUTOR, POR MEIO DE PERGUNTAS, ESTI-MULA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. VANTAGENS: - mantém o interesse dos alunos, pois todos poderão ser questionados; - desperta a atenção dos alunos; e - recurso poderoso de comunicação entre instrutor e aluno.

TÉCNICAS DE ENSINO INTERROGATÓRIO DESVANTAGENS: - desânimo no aluno que responder errado ou não souber responder; e - preparação pelo instrutor de um questionário adequado e ajustado à sessão ou aula.

TÉCNICAS DE ENSINO ESTUDO INDIVIDUAL - TÉCNICAS QUE O ALUNO APRENDE SEGUINDO UM ESTILO COGNITIVO PRÓPRIO. “APRENDENDO A APRENDER.” - FORMAS : - ESTUDO DIRIGIDO; - ESTUDO POR MEIO DE FICHAS; - ESTUDO EM COMPUTADOR; e - ESTUDO PRELIMINAR.

TÉCNICAS DE ENSINO ESTUDO INDIVIDUAL -ESTUDO DIRIGIDO/FICHAS: - roteiros preparados pelo professor; ESTUDOS EM COMPUTADOR - PROGRAMAS EDUCACIONAIS - TUTORIAIS; - EXERCICIOS E PRÁTICA; e - SIMULAÇÃO.

TÉCNICAS DE ENSINO TRABALHO EM GRUPO INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E ENTRE ESSES E O PROFESSOR. “É o método de ensino por meio do qual os alunos interagem entre si na busca do conhecimento, com predomínio da interação e do diálogo aluno-aluno, sem excluir o relacionamento com o docente.

TÉCNICAS DE ENSINO TRABALHO EM GRUPO ESTUDO DE CASO “uma situação-problema, real ou fictícia, é ampla e profundamente analisada, avaliada e apreciada”

TÉCNICAS DE ENSINO TRABALHO EM GRUPO DISCUSSÀO DIRIGIDA - “grupo de alunos examina um assunto ou pro- blema, a partir de tópicos que estimulam o raciocínio e levam à reflexão ;” alunos discutem o tema entre si e no grupo; e professor coordenador e moderador.

RESUMO - QUAL A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS? - CITAR OS NÍVEIS DE CONHECIMENTO? - CITAR TRÊS TÉCNICAS DE ENSINO? - ELABORAR PLANO DE AULA, APERFEIÇOANDO OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS ASSUNTOS E SELECIONANDO A TÉCNICA DE ENSINO ADEQUADA.

RESUMO OBJETIVOS RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DISTINGUIR OS DIFERENTES NÍVEIS DO DOMÍNIO COGNITIVO ELABORAR OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS ASSUNTOS A SEREM MINISTRADOS RECONHECER AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ENSINO ELABORAR PLANO DE AULA