“Projecto PROGER” MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BLIBLIOTECA NACIONAL. NOTA INTRODUTÓRIA SITUAÇÃO GEOGRÁFICA CARACTERIZAÇÃO DO SECTOR DESENVOLVIMENTO DA BVS PERSPECTIVA CONSIDERAÇÕES FINAIS CONCLUSÃO.
Advertisements

Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Cenário Internacional para o P&D Empresarial Crescimento do.
PROPRIEDADE INTELECTUAL 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Sessão IV: Instrumentos, Gestão e Regulação Centro de Convenções do Complexo.
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
Recursos Humanos para os NIT’s: Estrutura e Perfil da Equipe Proposta preliminar para discussão no FOPROP Cargo / Qualificação / Atribuições Analista de.
Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Metas DIAS DE FEIRA +300 EVENTOS DE CAPACITAÇÃO +20 MIL VAGAS OFERTADAS 17 MIL VISITANTES DURANTE TODO O EVENTO +100 TEMAS DIFERENTES.
Luís Todo Bom 7ª Aula Organização e Implementação de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
GESTÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMERCIAL ABRIL/2015.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
Programa MCA – Cabo Verde. Agricultura/RuralInfra-estruturas Transformação Componente, para expandir as oportunidades económicas nas zonas rurais, a curto/médio.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo.
78ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
Melhorar os Servicos Financeiros Rurais em Mocambique – Estratégias e Abordagens Licoes do PROSUL e PROAQUA Integracao das ASCAs em Sistemas MicroFinanceiros.
Sistemas de Incentivos
“Encontro de Cooperativas da Euroregião”
Modelos para o Desenvolvimento de Cadeias de Valor em Moçambique: Lições Aprendidas com a Contratação de Provedores de Serviços Grupo 2.
PRIORIDADES, ÁREAS DE ACÇÃO E ROTEIRO RCEV
Projeto Cadeia de Valor da Construção Civil
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
‘’SIMULADOR DE NEGÓCIOS SBS – SIMFORMER BUSINESS SIMULATION’’
Especialização em Gestão de Negócios e Empreendedorismo
Campinas – SP, 19 de Junho de 2017.
A COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS
Porquê Reflexão sobre Género e Qualidade no Ensino Superior?
Operacionalização da função de coordenação do ES pela DNES e DPCTESTP
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
A Indústria Papeleira Portuguesa
Formador, Contextos e Perfil
SESSÃO PÚBLICA DE DIVULGAÇÃO DO POVT | 2012
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Desenvolvimento Rural
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Ana Maria Nhampule Maputo, 02 de Julho de 2015
(a) Liçoes aprendidas dos projectos
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES DESPORTIVOS CAPÍTULO 6 Desenvolvimento Nuno Delicado, Maio 2003.
Ponto de Situação das actividades de Formação em Tecnologia Pesqueira
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.
Programa Investe Jovem
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
- Ford - Elektro - Projeto Meliponicultura na Região Insular de Belém; Além do incremento de renda, após 3 anos, a UFRA publicou.
RESÍDUOS HOSPITALARES
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Financiamento para projetos de eficiência energética: o papel das agências de fomento.
PLANO DE CAPACITAÇAO EM MDL Dr Tsamba
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Financiamento do Empreendedorismo
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
Empreendedorismo, Perfil e Competências do Empreendedor
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
Rede de Voluntariado Social do Distrito de Beja
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Direcção Nacional de Formação de Profissionais de Saúde
CREDIBAHIA Seminário Microcrédito na Bahia: Ações e Perspectivas.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
PROJETO EMPREENDEDORAS DA MODA
PNLP . Elementos de referência . Princípios orientadores . Objectivos
Proposta de Constituição de um Fundo Interamericano de Fomento ao Trabalho Decente Referência a experiência européia de constituição de um Fundo Social.
MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
Transcrição da apresentação:

“Projecto PROGER” MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO Seminário de Apresentação dos Resultados do Projecto ACES “Projecto PROGER” Anfiteatro CC1-1501, Complexo Pedagógico da UEM 14:30Hrs, 09 de Março de 2017 Existimos para PME’s 1 1

Contextualização e Enquadramento; Projecto ProGer e suas componentes; ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO Contextualização e Enquadramento; Projecto ProGer e suas componentes; Objectivos Metas do Projecto Beneficiários do Projecto Formação e Assistência Técnica Mecanismos de Integração. 2 Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs

I. Contextualização e Enquadramento Programa Quinquenal do Governo (2015-2019):.... Melhorar as condições de vida do povo moçambicano pelo aumento do emprego, pr odutividade e competitividade, gerando rendas e criando riqueza para desenvolvime nto equilibrado e inclusivo, através de envolvimento forte do sector familiar, especia lmente os Jovens e Mulheres. PES/PAOO’s/PICA Promover a industrialização orientada para a modernização da economia e o aumento das exportações Entidade implementadora O Ministério da Indústria e Comércio com apoio do Banco Africano de Desenvolvimento-BAD, atravês do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas-IPEME. Projecto: Geração de Emprego e Melhoria de Renda nas províncias de Zambéz ia e Niassa (ProGer). 3 Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs

II – Projecto ProGer e suas Componentes I-Habilidades Empresariais e Desenvolvimento de cadeia de valor de Aves Projecto de Geração de Emprego e Melhoria de Renda nas províncias de Zambézia e Niassa (2016 – 2021) Negócios e Desenvolvimento de habilidades técnicas Instalação de Infraestruturas de Cadeia de valor de aviários II - Estabelecimento de Sistema de Informação do Mercado III - Gestão do Projecto Grupo Alvo: Empreendedores (Jovens e Mulheres) MPME’s Local de implementação: Distrito de Chimbonila (Niassa) e Distrito de Gurué (Zambézia) 4 Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs

Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs III - Objectivos do Projecto Contribuir para a criação de emprego, a promoção da igualdade de género e redução da pobreza em Moçambique apoiando em especial as Mulheres e Jovens através do desenvolvimento de competências de empreendedorismo na cadeia de valor Avícola. 5 Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs

Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs 2017 Instalação e Operacionalização de 2 fábricas de Ração; Instalação do sistema de informação de mercado de emprego. 2021 2000 – beneficiários capacitadas em gestão de negócios, incluindo mecanismos de acesso ao financiamento; 2000 - produtores avícolas que recebem pacotes de início para a produção e financiamento; 260 – associações formalizadas. 2022 Redução dos índices de pobreza. 6 Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs

Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs 7 Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs

Grupos Associações de Avicultores Jovens Mulheres Empreendedoras MPME’s Grupos de Maior Vulnerabilidade Estabelecido em fase incipiente Estabelecido Jovens e mulheres vivendo em zonas rurais; Mulheres e Jovens 19-35 anos; Desempregados; Baixos níveis académicos; Baixa qualificação profissional; Baixa renda; Sem ou com pouca experiência no sector avícola Associações, cooperativas, MPME´s do sector avícola; Produtores de pequeno porte; Deficiências em matéria de gestão de negócio e técnica; Dificuldades no acesso a insumos de qualidade; Dificuldade no acesso a financiamento para investimento e operações; Dificuldades no acesso ao mercado Associações, cooperativas e Produtores avícolas de médio e grande porte e com experiência considerável no sector; Dificuldades no acesso a financiamento e mercado; Deficiências consideráveis em matéria de gestão e técnicas 8 Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs

Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs Fortalecer o conhecimento e o saber-fazer técnico necessário ao aperfeiçoamento das actividades produtivas avícolas. Saúde Animal; Concepção, Preparação e gestão do Aviário; Produção de reprodutoras – programação, organização e orientação; Produção de pintos do dia – programação, organização e orientação Produção e abate de aves; Biossegurança; Educação ambiental e Nutrição Fortalecer a capacidade de planeamento, definição de objectivos e estratégicos e de gestão, com treinamento em instrumentos de gestão financeira, prestação de contas, comercial, monitoramento e avaliação do negócio. Empreendedorismo; Planos de Negócio e Estruturação empresarial; Administração e Organização; Literacia financeira; Gestão de recursos financeiros. 9 Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs

Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs Fortalecer o conhecimento e o saber-fazer técnico necessário ao aperfeiçoamento das actividades produtivas avícolas. Saúde Animal; Concepção, Preparação e gestão do Aviário; Produção de reprodutoras – programação, organização e orientação; Produção de pintos do dia – programação, organização e orientação Produção e abate de aves; Biossegurança; Educação ambiental e Nutrição Fortalecer a capacidade de planeamento, definição de objectivos e estratégicos e de gestão, com treinamento em instrumentos de gestão financeira, prestação de contas, comercial, monitoramento e avaliação do negócio. Empreendedorismo; Planos de Negócio e Estruturação empresarial; Administração e Organização; Literacia financeira; Gestão de recursos financeiros. 10 Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs

Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs Grupo de Maior Vulnerabilidade Integração Indirecta na Cadeia de valor de produção de soja e milho; Formação, Capacitação e Assistência técnica Concessão de Kits para início de actividade; Maior conhecimento do mercado de trabalho: para oferta e procura de emprego; Melhorar a preparação profissional para o trabalho Grupo de Estabelecido e em fase incipiente Integração Directa na Formação, Capacitação e Assistência técnica em matéria de Gestão de negócio e produção avícola; Financiamento de actividade operacionais: aquisição de insumos; Maior conhecimento do mercado de trabalho: para oferta e procura de emprego. 11 Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs

Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs Integração Horizontal Identificação e fortalecimento de produtores regionais de médio e grande porte; Identificar e seleccionar parceiro do empreendimento PPP com potencialidade de desenvolver outras componentes da cadeia de valor (com potencial para transformar-se num Entidade Integradora); Promover mecanismos de associativismos e criação de clusters produtivos Integração Vertical Apoio financeiro para aquisição de insumos aos produtores e associações avícolas; Construção de fábricas de ração o que promoverá a produção de milho e soja e consequentemente a cadeia de valor do sector; Capacitação e assistência dos produtores de milho e soja através de serviços de extensão rural; Apoio técnico contínuo e sistemático as associações e pequenos produtores; 12 Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs

Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs Integração Vertical Capacitação e Fornecimento de Kits de star-ups; Integrar nos planos de investimento local a promoção de Investidores nas áreas chaves da cadeia de valor: equipamentos, vacinas, fábricas de processamento de soja, distribuidores, câmaras frigoríficas; Financiamento da construção de um matadouro em um ponto estratégico que esteja ao alcance da maioria dos produtores; Financiamento de um produtor capaz de gerir um centro de processamento de aves após o seu abate para embalagem e conservação. 13 Pela Implantação, Desenvolvimento e Consolidação das PMEs

Pela Atenção, Muito Obrigado! AS MPME’S MOÇAMBICANAS SÃO O MOTOR DA ECONOMIA! IPEME – Av. 25 de Setembro, n.º 1509, 1º andar - Maputo Tel: (+258)21305626- Fax (+258)21352669 WhatsApp: (+258) 823562923 Email: info@ipeme.gov.mz Portal: www.ipeme.gov.mz/www.mic.gov.mz Implantação! Desenvolvimento! Consolidação das PMEs! 14