Planejamento Estratégico

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Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico O que é Ética? Carlos Freire 2012

Ética é a escolha pelo bem comum. Planejamento Estratégico Ética é a escolha pelo bem comum. Carlos Freire 2012

Ética é a escolha pelo bem comum. Planejamento Estratégico Ética é a escolha pelo bem comum. Se ética é a escolha pelo bem comum. Decidir não agir por que existem dificuldades e incertezas, não é ético.   Decidir se omitir às propostas, ideias e ações para não ir contra a maioria, não é ético. Decidir viabilizar o viável em vez de procurar tornar possível o impossível, não é ético. Carlos Freire 2012

Ética é a escolha pelo bem comum. Planejamento Estratégico Ética é a escolha pelo bem comum. Se ética é a escolha pelo bem comum. Decidir usar apenas parte do seu potencial, poupando a outra parte para atender a interesses pessoais, não é ético.   Decidir não agir, permanecendo em silêncio, deixando o medo prevalecer, esse ato, não é ético. Se deixar conformar pela letra da lei, em vez de persistir pelo espírito da lei, não é ético. Carlos Freire 2012

Ética é a escolha pelo bem comum. Planejamento Estratégico Ética é a escolha pelo bem comum. Se ética é a escolha pelo bem comum. Decidir não fazer face aos desafios de grande escala e complexidade, por que parecem além da conta e que ninguém até hoje tentou, não é ético.   Decidir protelar ações ousadas de novo e de novo e de novo, esperando o momento certo, não é ético. Decidir não ir em frente por que não será reconhecido como autor da ideia, não é ético. Carlos Freire 2012

Ética é a escolha pelo bem comum. Planejamento Estratégico Ética é a escolha pelo bem comum. Se ética é a escolha pelo bem comum. Decidir entrar no jogo fingindo não perceber manipulações no processo, não é ético.   Decidir viver no reino das ideias, dos diagnósticos e das teorias, em vez de assumir os riscos da ação, não é ético. Decidir rejeitar toda e qualquer proposta diferente, inclusive suas próprias, mesmo quando as ideias tradicionais não estiverem funcionando, não é ético Carlos Freire 2012

Ética é a escolha pelo bem comum. Planejamento Estratégico Ética é a escolha pelo bem comum. Se ética é a escolha pelo bem comum. Decidir rejeitar qualquer proposta que pareça, na opinião de outros, idealista ou utópica, não é ético.   Decidir deixar tudo como está por que o caminho para a perfeição é muito complexo e difícil de enfrentar, isso não é ético. Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico O que é Planejamento? Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento . Planejamento é um método de aplicação, contínuo e permanente, destinado a resolver racionalmente os problemas que afetam uma sociedade situada em determinado espaço, em determinada época, através de uma previsão ordenada capaz de antecipar suas conseqüências (Ferrari, 1982). Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento . Planejamento é um método de aplicação, contínuo e permanente, destinado a resolver racionalmente os problemas que afetam uma sociedade situada em determinado espaço, em determinada época, através de uma previsão ordenada capaz de antecipar suas conseqüências (Ferrari, 1982). . O planejamento é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa “especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos“. Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Planejamento é um conjunto de decisões e ações implementadas com o intuito de atingir objetivos pré- estabelecidos, nas mais diversas áreas. Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Planejamento é um conjunto de decisões e ações implementadas com o intuito de atingir objetivos pré- estabelecidos, nas mais diversas áreas. Planejamento é o conjunto de atitudes que precedem a ação em um determinado sentido. Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento O que o Planejamento avalia:   . Assunto abordado (pesquisa, recursos humanos, comercialização,...); . Elementos do planejamento (estratégias, políticas, orçamentos,...); . Tempo do planejamento (curto, médio e longo prazo ou estratégico); . Espaço organizacional onde o planejamento é elaborado (entidade, município,...); . Características do planejamento (nível de complexidade, de publicização, de formalização). Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento O que deve ser analisado no processo de planejamento O que? Recursos? Como? Planejamento Processo Decisório Quando? Quanto? Para quê? Onde? Para quem? Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Características do Planejamento:   . O Planejamento não é uma atividade estanque ou imutável; . O Planejamento deve mudar no mesmo ritmo das mudanças no cenário; . As empresas devem estruturar-se de forma a ter agilidade e flexibilidade para promover essas mudanças no Planejamento; . O exercício permanente da atividade de planejar tende a reduzir o grau de incerteza inerente ao processo; Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Tipos de Planejamento   . Planejamento de curto, médio e longo prazo. Caracteriza-se por ser composto por ações sistemáticas no sentido de estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, a programação e a elaboração de orçamentos de curto, médio e longo prazo, tendo como base o histórico passado da atividade; . Planejamento Estratégico. Caracteriza-se por ser um procedimento permanente de uma gestão empreendedora, baseando a estratégia futura da companhia no exame de tendências, cenários e novas alternativas. Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Tipos de Planejamento   . Planejamento Tático Decisões de objetivos de curto e médio prazo. São focados em ações específicas. Desdobra os objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no Planejamento Estratégico. . Planejamento Operacional É o “arregaçar as mangas”. Envolve decisões sobre o como fazer a partir do que foi estabelecido nos planos estratégico e tático. Carlos Freire 2012

O que é Planejamento Estratégico? X Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico Processo gerencial que busca desenvolver e manter um ajuste entre os objetivos e recursos da organização e as oportunidades de mercado em permanente modificação. (Kotler, 1998) Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico Processo gerencial que busca desenvolver e manter um ajuste entre os objetivos e recursos da organização e as oportunidades de mercado em permanente modificação. (Kotler, 1998) Planejamento estratégico é ocupar pontos vazios no futuro. (Oscar Motomura, 2000) Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico . Michael Porter – 1980 – Estratégia Competitva . As 5 forças que regulam o mercado: . Entrantes . Substitutos . Concorrentes . Poder dos Clientes . Poder dos Fornecedores Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico O Planejamento Estratégico está diretamente ligado às questões que as empresas devem se colocar: Quem somos? Onde estamos? O que fazemos? O que queremos ser? Onde queremos chegar? O que queremos fazer? Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico Vantagens do Planejamento Estratégico Aprofunda o conhecimento sobre: a organização, o macroambiente, microambiente. Oferece uma visão completa do conjunto. Promove o consenso entre os líderes da empresa acerca do que é importante. Com isso torna as decisões mais rápidas; Torna os objetivos comuns. Uma única direção para todos. Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico Vantagens do Planejamento Estratégico Agiliza as adaptações da organização às mudanças do ambiente; Permite melhor alocação de recursos; Contextualiza os planos táticos; Otimiza os controles; Implementa ciclos permanentes de melhoria. Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico São decorrentes do Planejamento Estratégico: . Pensamento Estratégico Com as contínuas e aceleradas mudanças do cenário de negócio e a velocidade imposta às empresas para se adaptar, tornou-se necessário desenvolver o Pensamento Estratégico como forma de assegurar a agilidade necessária. Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico São decorrentes do Planejamento Estratégico: . Administração Estratégica “ É um enfoque sistemático a uma responsabilidade importante e cada vez mais essencial: posicionar e relacionar a empresa ao seu ambiente de modo que garanta seu sucesso continuado e a coloque a salvo de eventuais supresas.”(Ansoff;McDonnel, 1993) Carlos Freire 2012

Conceituando Planejamento Estratégico . Administração Estratégica compreende: . O posicionamento da empresa pela estratégia e pelo planejamento de potencialidades; . Resposta estratégica em tempo real por meio da administração de questões; . A gestão sistemática da resistência durante a implantação da estratégia. (Müller, 2003) Carlos Freire 2012

Escopo dos Tipos de Planejamento Planejamento Estratégico Escopo dos Tipos de Planejamento Carlos Freire 2012

Conceituando Marketing - Histórico Planejamento Estratégico Conceituando Marketing - Histórico Troca Produção Venda Distribuição Digital Mkt massa Mkt Nicho Customização Filosofia de Gestão Empresarial Planejamento e Relacionamento Marketing Digital Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico Conceituando Marketing Marketing NÃO É propaganda Marketing NÃO É venda Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico Conceituando Marketing • Conceito Atual de Marketing Marketing é a arte de manter relacionamentos consistentes e verdadeiros, capazes de promover a satisfação e o crescimento de todas as partes envolvidas. O Marketing é desenvolvido exclusivamente sobre VERDADES. Marketing é uma filosofia de gestão empresarial. Carlos Freire 2012

Conceituando Marketing Planejamento Estratégico Conceituando Marketing Marketing envolve: Cultura Organizacional: no sentido de que deve ser um conjunto de crenças e valores que motivam a organização pelo desejo de atender ao cliente; Estratégia: No sentido de que estratégias de marketing procuram respostas eficientes a ambientes de mercado em transição, ao definir segmentos de mercado e desenvolver e posicionar produtos para aqueles públicos-alvo; Táticas: procupado com as atividades do dia a dia como gerenciamento de produto, preço, distribuição, comunicação, promoção de vendas e vendas. Carlos Freire 2012

Conceituando Marketing Planejamento Estratégico Conceituando Marketing Princípios do Marketing: Princípio 1: O Cliente é o centro de tudo. É o próprio conceito do marketing. Reconhece que os objetivos de longo prazo da organização, financeiros ou não financeiros, serão mais facilmente atingidos se o cliente estiver extremamente satisfeito. ( Hooley, Graham J, 2001) Carlos Freire 2012

Conceituando Marketing Planejamento Estratégico Conceituando Marketing Princípios do Marketing: Princípio 2: Os Clientes não compram produtos ou serviços: Compram o que os produtos ou serviços fazem, os benefícios. Não interessam as características técnicas do produto ou serviço. Interessam os benefícios. Produtor faz batata frita O Varejista vende salgadinhos O consumidor compra refeição ( Hooley, Graham J, 2001) Carlos Freire 2012

Conceituando Marketing Planejamento Estratégico Conceituando Marketing Princípios do Marketing: Princípio 3: O marketing é importante demais para ficar a cargo de um departamento Marketing é uma cultura de gestão empresarial. Deve estar disseminado entre todos os departamentos e empregados. Cabe a todos na empresa pensar o marketing. Ao Departamento de Marketing cabe a execução das tarefas de marketing. ( Hooley, Graham J, 2001) Carlos Freire 2012

Conceituando Marketing Planejamento Estratégico Conceituando Marketing Princípios do Marketing: Princípio 4: Os mercados são heterogêneos. Os mercados são formados por pessoas e as pessoas são diferentes entre si. O que às vezes satisfaz um, deixa de satisfazer outro. Nesse sentido que a customização ganhou corpo na estratégia empresarial. ( Hooley, Graham J, 2001) Carlos Freire 2012

Conceituando Marketing Planejamento Estratégico Conceituando Marketing Princípios do Marketing: Princípio 5: Os mercados e clientes mudam constantemente A única coisa constante é a mudança. Os mercados são dinâmicos e por isso os produtos tem um tempo de vida limitado. Ciclo de Vida do Produto – lançamento, crescimento, maturidade e declínio. O CVP é cada vez mais rápido em função dos avanços tecnológicos. ( Hooley, Graham J, 2001) Carlos Freire 2012

Conceituando Marketing Planejamento Estratégico Conceituando Marketing Produto Preço Teoria dos 4 P’s Ponto de Venda Promoção Carlos Freire 2012

Conceituando Marketing Planejamento Estratégico Conceituando Marketing • Teoria dos 4 P’s • Produto: Qualidade, características e opções, estilo, marca, embalagem, linha de produtos, garantias, nível de assistência técnica, outros serviços; • Praça: Canais de distribuição, cobertura da distribuição, pontos de vendas, zonas de vendas, níveis e locais dos estoques e transporte; • Promoção: Propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, publicidade; • Preço: Nível, descontos e reduções, formas de pagamento. Kotler, 1980 Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico Discussão Capitalismo . Aspectos econômicos à frente; . Lucro a qualquer custo; . Exploração indiscriminada dos recursos; . Consumo exacerbado, constante e crescente; . Benefícios individuais. Sustentabilidade . Qualidade de vida; . Planeta limpo; . Sociedade mais justa; . Rendimentos equitativos; . Redução do fosso social. Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico Discussão • 2 grupos Lado direito e lado esquerdo sala. Lado direito defende que é possível. Lado esquerdo defende que não é possível. Questão a discutir: Carlos Freire 2012

É possível a co-existência de Sustentabilidade e Capitalismo? Planejamento Estratégico Discussão É possível a co-existência de Sustentabilidade e Capitalismo? Carlos Freire 2012

Capítulos 1 a 4 Kotler – Marketing para o século XXI Planejamento de Marketing Seminários 4 grupos Capítulos 1 a 4 Kotler – Marketing para o século XXI .www.complementares.wordpress.com Apresentação: 3 e 10/09 Carlos Freire 2012