Sal Grupo: Fernanda, Taiane, Thais, Leticia, Myrrana, Arthur, Richardson, João Marcelo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
Advertisements

Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D
Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR : REALENGO II NOME: RANIERY COSTA MENDES TURMA:603 ANO: 2011 PROF. CIÊNCIAS : DANIELLE PORF. INFORMÁTICA: ALEX COLÉGIO.
Funções Inorgânicas Química Para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos, criou-se as funções inorgânicas, ou seja, grupos de famílias de compostos.
Ligação Covalente Normal A ligação covalente ocorre quando os átomos ligados possuem tendência de ganhar elétrons. Ligação Covalente: caracteriza-se pelo.
Propriedades físicas e químicas 1 CFQ 7.º ano M. Augusta.
O que vais ser amanhã, depende das escolhas que vais fazer hoje! “Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens” (Dr. Emídio Peres)
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
Produção industrial dos principais ácidos e bases H 2 SO 4 :Ácido sulfúrico HNO 3 :Ácido nítrico HCl:Ácido clorídrico NaOH :Hidróxido de sódio Ca(OH) 2.
TABELA PERIÓDICA Famílias da Tabela PeriódicaPeríodos Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos Família B (Grupo.
Diagrama de Fases Professor John Disciplina Física.
Alimentação Saudável e Sustentável
Modelos Atômicos e o Átomo
Prof. Winícius Rodrigues
TABELA PERIÓDICA PRO JAJA.
LIGAÇÃO METÀLICA.
QUE DEUS ESTEJA COM VOCÊS
“Eco-ponto: Como separar corretamente as embalagens…”
Conceitos introdutórios
QFL – Estrutura e propriedades de Compostos Orgânicos
GÁS HIDROGÊNIO Grupo: Arnanna Nunes, Arthur Mezadri, Caroline Ferrereiz, Gustavo Siqueira e Gabriel Oliveira. Disciplina: Química Professor(a): Chirlei.
1 - Conduzem corrente elétrica quando estão em solução.
Ciências Naturais 7.º Ano
TABELA PERIÓDICA.
Deslocamento do Equilíbrio Químico
Trabalho elaborado por: Alice, Flávio, Gonçalo, Marta e Rafael
SAL....
DEFINIÇÃO Bases são substâncias compostas pela combinação de um cátion (geralmente de um metal) com o ânion OH-. Uma das características das bases é seu.
SaL Função química.
Óxido.
Ácido.
Cloreto de sódio (sal de cozinha) QUÍMICA O cloreto de sódio é uma substância inorgânica pertencente à função química dos sais. Suas principais características.
Comer bem, para viver melhor!
Professor: Guilherme Vieira
E. E. Ernesto Solon Borges
METEREOLOGIA Página 147.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Bases.
Introdução ao conceito de reação Química
APRESENTAÇÃO Inovaí – Trituradores de Plástico LTDA
Ligação Iônica Prof. GERSON.
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
Química Orgânica Nilsonmar.
O nitrato de sódio é um composto químico de fórmula NaNO3, cristalino inodoro e incolor. Tem semelhança com o nitrato de potássio, inclusive no comportamento.
Ligações químicas Matéria é formada por átomos que
Chuvas Ácidas A chuva ácida é formada através da queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão, e outros poluentes industriais, que, lançados.
Reações em soluções aquosas
Ligações Químicas em Materiais Cerâmicos
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Ligações Químicas MÓDULO 06 Página 251 Prof. Callegaro.
Necessidades vitais dos seres vivos
Tabela periódica 2 – Atividades
Modêlos Atômicos.
Aula 2 – Ciências Naturais Mudanças de estado físico
QUÍMICA Prof. Alonso.
Procedimento analítico
Características Gerais Dos Seres Vivos.
INTRODUÇÃO À.
Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel.
Substâncias e Misturas
“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Saturadas e insaturadas
Actividade experimental nº1
Propriedades Coligativas
Consumo de alimentos ultraprocessados: magnitude e tendências
Definições Alimento: qualquer substância que possa ser ingerida por humanos e fornecer nutrientes para manutenção da vida. Alimentos não processados:
Ligações Químicas Módulo 06 página 251 Prof. Callegaro.
Transcrição da apresentação:

Sal Grupo: Fernanda, Taiane, Thais, Leticia, Myrrana, Arthur, Richardson, João Marcelo.

Características do sal: 1 - Conduzem corrente elétrica quando estão em solução. 2 - Os sais têm sabor salgado. 3 - Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais. 4 - Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e a outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação. 5 - Quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e a outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação. 6 - Se reagem com outros sais, dão origem a dois novos sais se um deles for menos solúvel que os reagentes. 7 - E, por fim, quando reagem com um metal, dão origem a um novo sal e um novo metal, se o metal reagente for mais reativo que o metal deslocado na reação.

Substancias mais comuns: Sódio (Na): pertence à família dos metais (capazes de formar cátions facilmente) alcalinos (IA); apresenta um elétron na camada de valência; possui número atômico igual a 11; possui alta eletropositividade (capacidade de perder elétrons).

Cloro (Cl) pertence à família dos halogênios (VIIA); é um ametal (é por isso que se torna um ânion tão facilmente); apresenta sete elétrons na camada de valência; possui número atômico igual a 17; possui alta eletronegatividade (capacidade de ganhar elétrons).

O sal em nosso cotidiano: Sais são compostos que podem ser encontrados na natureza, ao nosso redor existe uma infinidade de sais, que fazem parte dos mais variados materiais. O sal encontrado em nossa cozinha é o cloreto de sódio (NaCl), conhecido também como sal marinho ou sal-gema. É um sólido cristalino que além de ser usado para salgar a comida, tem larga aplicação na conservação de alimentos (carne seca, bacalhau, etc), na composição do soro fisiológico (uma mistura de água com 0,9% de cloreto de sódio) e como matéria prima para produção de cloro, de soda cáustica e de hipoclorito de sódio.

Experimento: Como fazer a neve derreter rapidamente? O clima tropical predominante no Brasil não nos permite conhecer a neve, mas esta se faz presente em países da América do Norte, como por exemplo, nos Estados Unidos. Quando ela chega é uma verdadeira alegria para os americanos, mas bastam algumas horas para que os problemas comecem a aparecer. As ruas tomadas pela neve ficam inacessíveis para automóveis e qualquer tipo de veículo. É aí que entra a ciência para o benefício do homem, o artifício usado para solucionar o problema da neve tem explicação no ponto de fusão do gelo. Em vez de usar fontes de calor para derreter a neve das ruas se utiliza o sal, sabe por quê? Porque o sal abaixa o ponto de fusão do gelo.

Para demonstrar de forma prática este fenômeno, proceda ao experimento com seus alunos: Material • Gelo triturado • Saco plástico grande • Saco plástico pequeno • Sal de cozinha (NaCl) • Copos para medida: maior (copo descartável para água) e menor (copo descartável para café)

Procedimentos: 1. Coloque 1 copo (medida maior) de gelo moído no saco plástico grande e acrescente a mesma medida de sal. Misture o gelo e sal e deixe derreter até obter uma fase líquida. 2. Coloque 1 copo (medida menor) de água no saco plástico pequeno, amarre-o e coloque-o dentro do saco maior (onde há a mistura de gelo derretido e sal). 3. Espere alguns minutos e observe o saco menor, o que aconteceu com a água que estava em seu interior? A água se congelou. A temperatura de fusão do gelo se torna mais baixa quando adicionamos sal, e por isso derrete a uma temperatura menor (-5°C), abaixo do normal, que seria a 0°C. O experimento prova esse fenômeno quando adicionamos o saco pequeno, nele havia água líquida que se transformou em gelo. Isto só foi possível porque a mistura em que o saco estava mergulhado (gelo derretido e sal) estava a uma temperatura abaixo de 0°C. O sal lançado sobre a neve, nas ruas dos Estados Unidos, faz com que o gelo derreta mais facilmente, tornando o acesso possível. A temperatura ambiente nestes locais se encontra abaixo de zero, o sal abaixa o ponto de fusão do gelo, fazendo-o se fundir.

Alimentos: Carnes processadas, como presunto, mortadela, bacon, paio, salsinha; Defumados e peixe enlatado como sardinha ou atum; Queijos como parmesão, roquefort, camembert, cheddar cremoso; Temperos prontos como arisco, sazón, aji-no-moto, catchup, mostarda, maionese; Sopas, caldos e refeições já preparadas; Vegetais enlatados como palmito, ervilha, milho, picles, cogumelos e azeitonas; Bolachas e bolos processados, incluindo as bolachas de água sal; Fast-food, como pizzas ou batatas fritas; Salgadinhos industrializados e de lanchonete como chips, amendoins, quibe, pastel, quibe, coxinha; Manteigas e margarinas.