Kant e a Geografia Duas classes de ciência:

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Kant e a Geografia Duas classes de ciência: Especulativas Apoiadas na razão Empíricas Apoiada nas observações e Nas sensações. Antropologia – relativo ao homem Geografia- conhecimentos sobre a natureza Sintética – dados de outras ciências

Rousseau e a relação entre: a gestão a representação e a extensão territorial A democracia é o regime político mais fácil de implantar, ou não? Por quê? Segundo Rousseau...

A raiz filosófica da Geografia! La Blache Visão Possibilista Resultado da ação humana sobre a natureza; Homem é um ser ativo –atua sobre o meio Ratzel Visão Determinista Estudo da influência das condições naturais sobre a humanidade; A natureza influencia na constituição social; Sustentava o expansionismo e legitimava o imperialismo

Publicado em 1976 * Lacoste denunciou a existência da "geografia dos Estados maiores" - a serviço do Estado e do capital, ou seja, a geopolítica

MICHEL FOUCAULT Relação entre espaço e poder / Geopolítica

a. Inércia do julgamento de crimes polêmicos. O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem aos distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo. MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo. Martin Claret, 2009. No século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe, reflexão sobre a monarquia e a função do governante. A manutenção da ordem social, segundo esse autor, baseava-se na a. Inércia do julgamento de crimes polêmicos. b. Bondade em relação ao comportamento dos mercenários. c. Compaixão quanto à condenação de transgressões religiosas. d. Neutralidade diante da condenação dos servos. e. Conveniência entre o poder tirânico e moral do príncipe

A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas, ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo. FOUCAULT, M. Aula de 14 e janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999. O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é a. Combater ações violentas na guerra entre as nações. b. Coagir e servir para refrear a agressividade humana. c. Criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação. d. Estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos. e. Organizar as relações de poder na sociedade e entre os estados

A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido [...] O século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob este enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como a. Instrumento de garantia da cidadania, porque através delas os cidadãos passam a pensar e a agir de acordo com valores coletivos. b. Mecanismo de criação dos direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso. c. Meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que e efetivamente a ética, a política internacional se realiza. d. Parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses a ação privada dos cidadãos. e. aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades

Democracia: “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto de cidadãos.” JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. Uma suposta “vacina” contra os despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo a. Impedir a contratação de familiares para o serviço público. b. Reduzir a ação das instituições constitucionais. c. Combater a distribuição equilibrada de poder. d. Evitar a escolha de governantes autoritários. e. Restringir a atuação do parlamento.

Na ética contemporânea, o sujeito é não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois na medida em que é um sujeito histórico-social [...] O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta a. Os conteúdos éticos decorrentes da ideologias político-partidárias. b. O valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos. c. A sistematização de valores desassociados da cultura. d. O sentido coletivo e político das ações humanas individuais. e. O julgamento das ação ética pelos políticos eleitos politicamente

(UFLA) Ao questionar a racionalidade humana, a charge tem por objetivo principal: a) Relacionar o desmatamento à extinção das aves. b) Mostrar que os interesses econômicos sobrepõem-se à preservação ambiental. c) Mostrar que o uso de veículos contribui para o aumento da poluição atmosférica. d) Relacionar a expansão agrícola ao processo de degradação ambiental.

(UEPB) Um produto trouxe a seguinte etiqueta ilustrada abaixo: O apelo panfletário demonstra: A apropriação capitalista do discurso sobre as questões ambientais (utilizando-se das atuais preocupações ecológicas que ganham força com os ambientalistas) para ampliar seus lucros, camuflando a verdade de que toda forma de consumo é de algum modo danosa à natureza.

O que precisamos para viver com dignidade?

O que são Direitos Humanos Direitos Humanos? direitos fundamentais da pessoa humana; Sem [...] não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida em sociedade; desde o nascimento, as condições mínimas necessárias para se tornarem úteis à humanidade.