elemento institucional e operacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Advertisements

INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Sítio dos miúdos
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Escolhendo o nosso Futuro
Departamento do Ensino Secundário
Santarém Março a Julho de 2007
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Medidas educativas para alunos com NEE
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
Perguntas de Modelação
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
A escola como agente de socialização
Promoção do Sucesso Educativo Junho de Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões.
Tendências, desafios, estratégias e futuro Pedro Lourtie Jornadas Pedagógicas do Técnico Ensino e 16 de março de 2016.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

elemento institucional e operacional b-learning elemento institucional e operacional de desenvolvimento educativo de uma instituição de ensino superior Manuel Moreira da Silva PAOL ISCAP/IPP

PAOL - Projecto de Apoio Online do ISCAP (2003) Fomentar o uso da tecnologia educativa na instituição, de forma a promover um desenvolvimento substancial dos processos de ensino-aprendizagem e multiplicar a tipologia da oferta formativa. ferramenta de suporte Na sua origem o PAOL tinha como principal fonte impulsionadora a necessidade de implementar soluções sustentadas de integração das tecnologias como apoio às aulas presenciais ministradas na instituição.

Assume, à partida, uma missão tripartida escola - necessidade de contribuir para uma evolução pedagógica homogénea, decorrente da introdução e disseminação do novo paradigma de ensino-aprendizagem suscitado pelo e/b-learning professores -prestação de um serviço de apoio pedagógico e técnico, conducente a uma evolução no processo de ensino-aprendizagem estudantes - factor decisivo na implementação deste projecto, tendo como contributo essencial o reforço dos meios e estratégias disponíveis para o apoio sustentado à obtenção de sucesso escolar

Nova estratégia (institucional) Nova ferramenta Novo meio de comunicação Nova realidade Novo desafio

Aqui vinha a tal tag cloud, mas não estou a encontrar :S

Processo de operacionalização do uso do Moodle 1º Passo: Análise SWOT da realidade educativa institucional SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) Forças: vantagens internas em relação à concorrência Fraquezas: desvantagens internas em relação à concorrência Oportunidades: aspectos positivos com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva Ameaças: aspectos negativos com o potencial de comprometer a vantagem competitiva. Sugiro: Forças - vantagens internas em relação à concorrência, Fraquezas - desvantagens internas em relação à concorrência, Oportunidades - aspectos positivos com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva e Ameaças - aspectos negativos com o potencial de comprometer a vantagem competitiva. Esta análise foi desenvolvida tendo em conta a necessidade de criar um instrumento credível de suporte à elaboração de estratégias futuras. Era urgente reconhecer o estado actual da instituição, primeiro a nível interno, de modo a extrair o maior partido das forças.

Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças Literacia tecnológica dos alunos; Acesso facilitado às tecnologias; Factor de motivação para os alunos; Gabinete de apoio permanente; Apoio dos órgãos de direcção; Comunicação facilitada entre os intervenientes; Acesso facilitado a um vasto conjunto de materiais didácticos e repositórios de aprendizagem; Trabalho interdisciplinar. “Alguma“ resistência à mudança por parte de alguns docentes; Falta de percepção do valor acrescentado; Falta de exemplos de boas práticas; Dificuldades tecnológicas por parte dos docentes. Oportunidades Ameaças Adequação do modelo de Bolonha; Procura crescente do e-learning; Incremento da literacia tecnológica; Aumento da flexibilização do ensino; Exploração de novas metodologias pedagógicas; Alcance de públicos novos /diferentes; Projecção de imagem de actualidade da instituição; Maior diversidade da oferta educativa; Mobilidade de docentes e discentes; Aprendizagem ao longo da vida; Aumento de fontes de financiamento; Possibilidade de participação em projectos e redes Protocolos com entidades externas/ligação às empresas. Concorrência de outras instituições; Constante evolução tecnológica; Restrições orçamentais.

Desenvolvimento de acções e materiais de formação sobre: 2º Passo: Promoção de medidas Identificadas as fraquezas e ameaças de modo a contrariá-las, foram levadas a cabo diversas iniciativas Disponibilização de novos manuais e/ou manuais actualizados de utilização do Moodle, ELGG e LAMS (Learning Activity Management System). Realização de diversas acções de formação tendo em conta os diferentes níveis de dificuldade de utilização/ diferentes utilizadores do Moodle. Reforço do apoio pedagógico e logístico, através do: No final de “LAMS (Learning Activity Management System)” tirei “;” e passei a “.” Acrescentar “;” no final de (LimeSurvey) No final “.” Manuseamento da plataforma Moodle Criação e manuseamento de inquéritos on-line (LimeSurvey); Uso dos e-Portefólios (ELGG). Desenvolvimento de acções e materiais de formação sobre:

Apoio aos docentes na: Análise dos resultados Conversão e disponibilização de conteúdos on-line; Organização estratégica da disciplina; Acesso aos conteúdos e manuseamento da plataforma Moodle. Análise dos resultados A aplicação das medidas definidas anteriormente conduziu a um conjunto de resultados que iremos demonstrar brevemente em seguida, sob duas perspectivas: Caso prático de análise de competências criadas no ensino da matemática Resultados de uso da plataforma a nível global A Análise dos resultados obtidos não será uma 3ªfase do processo?

Caso prático de análise de competências criadas no ensino da matemática Com o desenvolvimento do projecto ganharam importância crescente as fontes próprias de criação de conhecimento explicito e tácito. Era necessário rentabilizar a utilização do Moodle em todas as áreas do conhecimento . Foi desenvolvido um especial esforço no sentido de compreender de que forma a Matemática poderia ser integrada no Moodle (fórmulas e outros elementos específicos).

o TeXaide (acesso livre e gratuito) O Moodle aceita textos com expressões matemáticas, letras gregas e uma enorme variedade de símbolos) desde que escritas usando LaTeX Para aqueles que estão menos familiarizados com a “linguagem” própria deste sistema poderão usar ferramentas de apoio disponíveis na Internet: o TeXaide (acesso livre e gratuito) http://www.dessci.com/en/products/texaide/ O TeXaide não faz mais do que “traduzir” expressões matemáticas, escritas num editor de equações bastante intuitivo, em “expressões LaTex”, quando copiadas para a plataforma Moodle. LaTex: (um sistema de processamento de texto usado na produção de qualquer tipo de documento, mas especialmente científicos e matemáticos, pauta-se pela elevada qualidade tipográfica). É normal que, quem conhece o TeXaide, diga que apresenta problemas. É verdade. Ao copiar para o Moodle por vezes aparecem símbolos (“lixo”) que terá que ser apagado. Mas é muito fácil de tratar. O ideal é usar directamente o LaTex ou um editor de texto LaTex como o TexMaker (free), WinEdt (pago),... Há mtos!!!

Outro ponto de interesse e com grande potencialidade é a introdução do módulo WIRIS instalado na plataforma Moodle. Este módulo permite trabalhar temas como Aritmética, Álgebra Linear, Equações e Sistemas, Análise, Funções, Progressões, Geometria, Gráficos 2D e 3D, Estatística, Cálculo Combinatório, etc. Referir MATACTIVA amanhã

Análise dos resultados de uso da plataforma a nível global Este ano (2007/08) é de assinalar um crescimento substancial da adesão dos docentes ao Moodle, tendo já ultrapassado os 160 – o que constitui mais de 60% do corpo docente.

Análises por mês…..

Análises por dias da semana….

Novos cenários educativos Novos hábitos ensino/aprendizagem Processo de inclusão digital (novas competências) Novas expectativas (está vs não está no Moodle) Igualdade no acesso à informação/formação Novas oportunidades/abordagens à formação Espírito equipa +cooperativo -colaborativo Awareness Empowerment

Conclusão O projecto prevê um aumento da oferta de recursos, serviços e oportunidades de formação à comunidade interna e a propagação das actividades pedagógicas e científicas dirigidas quer a um público interno quer externo A capacidade de resposta, deste e doutros projectos idênticos, no desenvolvimento de soluções de integração das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem tem, na nossa perspectiva, que estar suportada num conjunto alargado de competências ligadas à área das tecnologias educativas. Sempre que necessário deverá incorporar competências externas, numa lógica de complementaridade reconhecendo que a crescente complexidade tecnológica das soluções exige o intercâmbio de diversas áreas científicas e tecnológicas procurando soluções distintas e inovadoras. “Terão de fornecer perspectivas” em vez de “Terão de fornecendo perspectivas”

Obrigado! http://www.iscap.ipp.pt/paol mdasilva@iscap.ipp.pt