ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Advertisements

Professora Angela Biazi
Oficina de redação COESÃO E COERÊNCIA.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
Coesão Referencial - Mecanismos de referência em um texto
AULA 1 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DA DISCIPLINA
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Coesão e Coerência.
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
Coesão e coerência textual: o que é isso?
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
O nó de afeto.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Desenvolvimento de Pessoas
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
Lembra do Pastor que chutou Nossa Sra. APARECIDA? Você se lembra do pastor Sérgio Von Helder? Para refrescar a sua memória: Você se lembra do pastor.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito doente. E que necessitava de orações... Quando o sacerdote entrou no.
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
Leitura e interpretação de texto
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Interpretando as Escrituras Sagradas
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Como interpretar a Bíblia?
Linguagem e variação linguística
UML – Engenharia de Software 1
ANÁLISE TEXTUAL AULA 4 – TIPOS E FATORES DE COERÊNCIA
Nó Afetivo. Nó Afetivo Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos; pedia-lhes.
Variação Linguística: Dialetos, Registros e Norma Linguística
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Produção textual na Educação Escolar
Mas, afinal, como falam (ou deveriam falar) as pessoas cultas
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Aula 4 – Coesão e Coerência Textual
Profª: Luciana Tavares
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Língua Estrangeira Moderna
Cidadania: dever de todos, prática de poucos. Janayna Stefany
Etapas de uma sequência didática
O NÓ DO AMOR.
Lojas de Informática & eletrônicos
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
Flávia Guerra Pinto Coelho Völker
Mas, afinal, como falam (ou deveriam falar) as pessoas cultas
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
PROVA BRASIL 2015.
Comunicação e Redação Empresarial
Conceitos Introdutórios
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Professora Ana Alice Bueno. Um texto não é somente um amontoado de frases. Para se constituir um texto, é necessário que haja:  Unidade temática (tratar.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
O NÓ DO AFETO Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora incentivava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-lhes, também,
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
DIMENSÕES FUNDAMENTAIS DO SER HUMANO
Variações da Linguagem
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto

Conteúdo Programático desta aula Contextos de produção das atividades de linguagem Tipos de variação linguística Noção de texto Coesão e coerência Noção de hipertexto BAÚ

As atividades de linguagem são exercidas em diferentes contextos. Para contextos diferentes há linguagens diferentes O ser humano possui a capacidade de adequar sua fala, o que é permitido devido à faculdade da linguagem.

REFLETIR Não se pode encarar a língua simplesmente como uma quantidade de palavras que comunicam. A língua faz parte da maneira de ser do indivíduo como um todo. Caso contrário, não necessitaria estar adequada.

EXEMPLO: O paciente vai ao médico para se consultar e fala ao médico: “AÍ, DOUTOR, TÔ COM UMA DOR DE CABEÇA DANADA, ME ARRANJA UM COMPRIMIDO AÍ...” A língua é uma instituição social. Numa mesma comunidade todos necessitam conhecer e dominar a mesma estrutura linguística, porém, há variações.

COMO ISSO É POSSÍVEL ?

ATENTE PARA OS TIPOS DE VARIAÇÕES DESCRITAS NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS: Variações diatópicas ou geográficas Variações diastráticas ou sociais Variações diafásicas ou situacionais Variações diacrônicas

ATENTEM PARA O SEGUINTE: Se todos se entendem dentro de uma mesma comunidade, apesar das variações, é porque há uma estrutura básica que não é modificada.   Portanto, há uniformidade na diversidade.

Como a língua serve também à comunicação, vamos verificar o que serve a essa comunicação. Se admitimos que há uma estrutura que é básica para o entendimento das pessoas, poderia ser, por exemplo, algo como: 1)Causado embora então gato alienável disponibilidade. 2)A repercussão daquela situação foi muito grande, ainda que houvesse cuidado em desmentir o fato. 3) A casa é 4) Silêncio!

1)Possui várias palavras legítimas da Língua Portuguesa, no entanto, com esse agrupamento, não formam uma ideia; 2)Nesta sequência, a organização das palavras permite que haja uma ideia transmitida; Percebemos palavras legítimas na língua e encadeamento que conduz a determinada comunicação, contudo, a ideia não está completa; Temos, nesta ocorrência, uma ideia completa transmitida através de uma palavra apenas.  

DAÍ, O QUE PODEMOS DEDUZIR DAÍ, O QUE PODEMOS DEDUZIR? Para haver comunicação de uma ideia completa, não há obrigatoriedade de uma grande quantidade de palavras. Necessitamos de combinações que comuniquem uma ideia completa.

Podemos ter uma ideia completa comunicada através de uma única palavra? Silêncio! Fogo!

Temos, assim, a noção de texto como sendo unidade mínima de comunicação, que pode conter , no mínimo, uma palavra, e não possui quantidade máxima. Ex.: A bíblia é um texto assim como a palavra silêncio também é. Avancemos, então:

O que diferencia um texto de um amontoado de palavras que não produzem sentido ? Podemos dizer, basicamente, que a maneira como as palavras estão conectadas - a coesão - e o sentido que a mensagem produz - a coerência - são os pontos fundamentais de entendimento do texto.

Bandidos matam cabo da PM durante arrastão no Rio EXEMPLO Bandidos matam cabo da PM durante arrastão no Rio 07:27 | 08 de Julho de 2009 Por Ricardo Valota São Paulo - Um arrastão contra pedestres e motoristas no bairro de Irajá, na zona norte do Rio de Janeiro, terminou ontem à noite com a morte do cabo Alexandre Pereira dos Santos, lotado no 6º Batalhão, da Tijuca. Quatro bandidos armados, após atacar pedestres e motoristas nas ruas da região, resolveram investir contra Pereira, que, de folga e à paisana, deixava a casa de sua mãe. Sem saber que a vítima era um policial, o grupo exigiu um cordão de ouro que estava no pescoço do cabo, de 36 anos. O policial então sacou uma pistola, o que deu início a um tiroteio.

Baleado, Pereira, que teve a arma roubada, foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A quadrilha fugiu de carro. Nenhum suspeito foi localizado pela polícia durante a madrugada. O latrocínio - roubo seguido de morte - foi registrado no 27ª Distrito Policial (DP), de Vicente de Carvalho. AS MARCAÇÕES COLORIDAS MOSTRAM OS ELOS COESIVOS, PARA NÃO SERMOS REPETITIVOS.

A coerência diz respeito ao sentido, à unidade da mensagem: Ex A coerência diz respeito ao sentido, à unidade da mensagem: Ex.: “Um aspecto importante na constituição de uma vida saudável portanto não serão visitados pela paróquia da igreja, a qual não está vestida adequadamente para o evento.”

Note que, no exemplo, não entendemos a mensagem porque a unidade do texto não foi seguida, ou seja, foram introduzidos outros tópicos que não têm continuidade. A coesão e a coerência não estão restritas ao universo das palavras . Um texto pode apresentar outros elementos como responsáveis pelo entendimento, por exemplo; figuras, desenhos, tabelas etc., que são essenciais para a compreensão da mensagem , é o chamado hipertexto.

Hipertexto - conexão entre as informações que pode ser lida em diferentes sequências. O leitor segue vários caminhos para desvendar a mensagem, segue, inclusive, links. Portanto, é necessário exercitar a habilidade de estabelecer relações entre o texto e outros elementos que o compõem. Interp. figura

VEJAMOS

RESUMINDO O QUE VIMOS NESTA AULA: Para cada situação temos uma linguagem diferente, importante é sabermos adequá-la a cada contexto; A língua possui uma uniformidade que convive com as variações (geográfica, social, situacional, diacrônicas) O texto é uma unidade de comunicação que transmite uma ideia completa através de coesão e coerência O hipertexto conecta informações de figuras, desenhos, links , além de palavras.

OBRIGADA! ATÉ A PRÓXIMA AULA!