Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Principais Alterações Bucais Prevalentes no Envelhecimento – Da Humanização a Prática Clínica Islaine Buttenbender Orientadora Louriele Wachs
Introdução Importância da ação programática Melhorar a Atenção a Saúde Bucal dos Idosos Anteriormente a intervenção a ação não existia
Introdução Local do estudo Pelotas/RS - 328.275 habitantes - área de 1.610 K m² Serviços de Saúde no município 52 UBS, 13 na zona rural 7 equipes de saúde bucal inseridas na ESF 7 CAPS 6 Hospitais 01 Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), chamado Jequitibá;
Introdução Unidade Básica de Saúde UBS Colônia Osório - Zona rural - 3º distrito de Pelotas/RS - modelo de atenção tradicional - 1450 habitantes constituem a população adstrita Equipe única – composta por médico, dentista, auxiliar de enfermagem, enfermeira, assistente social, burocrata e auxiliar de serviços gerais
Objetivos Ampliar a cobertura de atenção à saúde bucal do idoso Melhorar a qualidade do atendimento em saúde bucal do idoso Melhorar os registros das informações Mapear os idosos cadastrados ao programa de saúde bucal, que apresentam risco em saúde bucal Promover hábitos saudáveis
Metas 1- Incluir 100% dos idosos cadastrados no Hiperdia ao programa de saúde bucal 2- Ampliar a distribuição da caderneta de Saúde da Pessoa Idosa a 100% dos idosos cadastrados nesse programa 3- Capacitação de 50% dos profissionais da UBS no atendimento à pessoa idosa 4- Avaliação da saúde bucal de 100% dos idosos cadastrados no programa de saúde bucal 5- Acompanhamento de 100% dos idosos cadastrados que usem prótese dentária
Metas 6- Realizar o tratamento necessário em 100% dos idosos cadastrados no programa de SB 7- Manter o registro em planilha e ou prontuário de 100% dos idosos cadastrados no programa 8- Identificar 100% das pessoas idosas, cadastradas ao programa, com risco de câncer bucal 9- Orientação nutricional a 100% das pessoas idosas cadastradas ao programa de saúde bucal 10- Envolver 100% dos idosos em atividade de educação em saúde bucal
Metodologia Adoção de protocolo para a orientações das ações programáticas Reuniões com a equipe abordando este tema Cadastramento Participação nas reuniões do Hiperdia Abordagem sistemática e informal na recepção
Metodologia Ações implementadas Ficha-espelho Planilha de monitoramento Divulgação de material educativo Triagem Palestras Grupo Saúde Bucal (quinzenal) Aplicação de questionário
Resultados Proporção de idosos que participam do Hiperdia e estão cadastrados no programa de saúde bucal Hiperdia com 70 idosos – Saúde Bucal – 19 (30%) Proporção de idosos cadastrados no programa de SB, que possuem a caderneta de saúde do idoso 100% - 19 idosos
Resultados Reunião geral 7 profissionais – capacitação 4 profissionais Proporção dos profissionais capacitados para o atendimento à pessoa idosa. Reunião geral 7 profissionais – capacitação 4 profissionais Proporção de idosos cadastrados no programa, com saúde bucal avaliada. 100%
Resultados Proporção dos idosos cadastrados no programa de SB, que realizaram tratamento odontológico 100% dos idosos considerando o uso de prótese 4 idosos necessitavam de alguma intervenção,realizada. Proporção dos idosos cadastrados no programa de SB, com informações registradas em planilha e/ou prontuário. Proporção de idosos cadastrados com risco de câncer bucal. 100%
Resultados Proporção das pessoas idosas que receberam orientação nutricional Proporção de idosos cadastrados que participam de atividades de educação em saúde bucal. Proporção de idosos cadastrados ao programa SB que usam prótese bucal 100%
Resultados Meta inicial de 100% - em quatro meses estamos em 30% - a intervenção continua Em relação a situação anterior – modelo de atenção não era aplicado trazendo mudanças favoráveis ao atendimento. Melhora no serviço Acolhimento, monitoramento e aproveitamento de dados; União da Equipe
Discussão Importância da intervenção Ampliação de atenção bucal Vínculo entre usuários e profissionais Qualificação da atenção Possibilidade de incorporação ao serviço ACS Colaboração da equipe Contribuição por parte dos usuários
Reflexão Crítica Superação de expectativas iniciais Prática profissional: mais eficaz, através do monitoramento e avaliação dos resultados; mais humana pelo acolhimento Aprendizados mais relevantes: humanização da prática clínica, acompanhamento e avaliação de dados, vínculo professor - paciente
Obrigada “ Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Chico Xavier