Engenharia de Usabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Qualidade de Produto de Software
organização de cartões
Teste de Software.
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Engenharia de Software
Interface Humano-Computador
Professor Sílder Lamas Vecchi
Interface Usuário Máquina
Os Critérios Ergonômicos para Interfaces Humano-Computador
Avaliação de Sistemas Operacionais
USABILIDADE.
COS350 ECI - INTERFACES HOMEM-MÁQUINA
Interfaces gráficas e Interfaces Web
3. Como identificar requisitos?
ERGONOMIA “Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que.
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
Principios e Conceitos de Projeto
Engenharia de Software
Aula 01 – Apresentação e introdução html
Bom, dia, Agradeço o convite da Petrobras.
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Estudo de Caso: Técnicas de Teste como parte do Ciclo de Desenvolvimento de Software Aline Pacheco Patric Ribeiro Diego Kreutz.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Orientações sobre usabilidade
Porto Alegre, 29 de Junho de 2007 Porto Alegre, 29 de Junho de 2006 PROJETO DE INTERFACE PARA UM SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DE ROTAS DE CAMINHÕES DE UMA DISTRIBUIDORA.
Fundamentos de Engenharia de Software
Critérios para Avaliação de Software Educacional
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Engenharia de Usabilidade
Cristian de Souza Freitas, MSc
Engenharia de Software
Otimizando sua TI, maximizando seus negócios
Avaliação de Usabilidade: Software para Internacionalização Michel Grando Mauricio Gerhardt Paulo Henrique Mariane Soares Jader.
Documentação de Software
Interface Usuário Máquina
A Era da Informação Web Webwriting é o conjunto de técnicas para a distribuição de conteúdos em ambientes digitais.
Interface Usuário Máquina
Engenharia de Usabilidade
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Usabilidade de Interfaces Humano-Computador
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
C RIAÇÃO DE PÁGINAS W EB Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Gabriel Bastos Machado
Ergonomia I.
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Ergonomia I.
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO - SAD
Fundamentos de Interface
Normas ISO ISO – Projeto centrado no usuário
Processo e Qualidade.
Teremos nesta aula: 31 de julho de 2015 Aula 1 – OBJETIVOS DO MÓDULO Apostila: DESENVOLVIMENTO DE SITES 1 – 7 regras pra o desenvolvimento de um bom site.
Ergonomia I.
Engenharia de Usabilidade: Uma abordagem Ergonômica
Interface Homem/Máquina
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Evolução dos Games Usabilidade, Interface e Jogabilidade.
Trabalho de tic.
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Web Design Aula 01 Jackson Eduardo
AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente.
Engenharia de Software II. Recordando… Representação ou modelo de software que proporciona detalhes a respeito das estruturas dos dados, as arquitecturas,
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Usabilidade Professor Marcelo Silva

Ergonomia A Ergonomia é a ciência que investiga as interações entre seres humanos e diferentes sistemas durante a execução de uma tarefa, cujo principal objetivo é conseguir fazer com que a tarefa se adapte à pessoa que a executa.

Classificação de Ergonomia preocupa-se com a postura, movimentos repetitivos, doenças, o aspecto do espaço de trabalho e segurança nas tarefas. Ergonomia Física preocupa-se com a comunicação, o trabalho em equipe, design participativo, trabalho cooperativo e cultura organizacional Ergonomia Organizacional preocupa-se com a carga mental de trabalho, tomada de decisão, fadiga por estresse e interação humano-computador. Ergonomia Cognitiva

Adaptabilidade A adaptabilidade de um sistema diz respeito a sua capacidade de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.

Exemplos de Recomendações de acessibilidade Evitar usar imagens para representar texto (em botões, por exemplo). Evitar o uso de tabelas para fins de layout, a menos que façam sentido quando linearizadas. Evitar usar elementos que piscam ou se movem na tela. Organizar o conteúdo das páginas de forma que possa ser lido sem folhas de estilo.

Exemplo As caixas de alerta devem ser utilizadas quando se deseja criar um alerta para que o usuário saiba que está prestes a executar uma ação perigosa.

Critérios Proteção contra erros, Correção de erros e Qualidade das mensagens de erro são sub-critérios do Critério de Gestão de erros. O Critério de Homogeneidade diz respeito às características lexicais das informações apresentadas na tela que possam dificultar ou facilitar a leitura desta informação.

Técnica Ensaios de Interação Scripts Cenários Amostra de usuários Local de realização Verbalizações do usuário.

Técnica de Ensaios de Interação Durante uma sessão de ensaios de interação, o comportamento dos usuários pode ser observado e comparado com os outros usuários que realizam uma mesma tarefa.

A Técnica Empírica A estratégia da empresa "X" é trazer o usuário para junto da equipe de engenharia de usabilidade, permitindo que ele tenha participação direta nos experimentos e testes realizados.

Lista de Verificação Fornecem informações sobre a maneira como uma interface é utilizada.

Abordagem Percurso Cognitivo Você está trabalhando em um projeto e deseja realizar uma avaliação de usabilidade para predizer o quão fácil será para os usuários aprender a executar uma tarefa em particular em um sistema computadorizado. Sua intenção é considerar modelos cognitivos de aprendizado por exploração, pois você acredita que as pessoas normalmente aprendem a utilizar os novos sistemas através da exploração dos recursos.

Abordagem por objetivos dos usuários O avaliador navega na interface a partir de um conjunto de tarefas representativas para os principais objetivos do software.

Importante A presença de um obstáculo implica na acumulação de prejuízos para os que operam e para os que adquiriram o sistema.

Trabalho para AV2 usage-centered design conceitos e etapas.