IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Programa de Ética e Cidadania
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Quem são vocês, os Interlocutores de EA????
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
TEMA: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Educação Ambiental - GPEEA
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PASSO A PASSO PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA*
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
OFICINA DE CONFERÊNCIA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Cidadania Indicadores da.
REGISTROS.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
III CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
Giselly Rodrigues das Neves S. Gomes
Diretoria de Currículos e Educação Integral
1º Encontro Preparatório IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Educando-nos para pensar e agir em
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Constituição de Grêmios Estudantis
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
O papel pedagógico do órgão gestor
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
twitter.com/funasa.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Transcrição da apresentação:

IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITAQUAQUECETUBA NÚCLEO PEDAGÓGICO

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS PAUTA A Escola Sustentável. A Conferência na Escola. A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Com-Vida. Conferência para Quê? Como Fazer a Conferência? Como os Alunos Escolhem o Projeto para Ser Enviado à Conferência Regional? Quem Pode Participar da Conferência na Escola? Quem Escolhe os Delegados? O Registro da Conferência. O calendário. O Cadastro da Conferência na Escola. O que é Educomunicação? Apresentação do Material de Apoio. Oficina.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS A Escola Sustentável... Promove a saúde do ambiente e das pessoas; Cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial, de gênero; Respeita os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes; É segura e permite acessibilidade e mobilidade para todos; Favorece o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades; Respeita todas as formas de vida, tem atitude de cuidado e ética pela vida.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Só se consegue uma escola sustentável quando se associa: CURRÍCULO GESTÃO ESPAÇO FÍSICO Saberes e fazeres que fomentem e estimulem culturas pró-sustentabilidade Democrática, Projeto Político Pedagógico, Consumo, Saúde, Alimentação, Resíduos Sólidos, Justiça Ambiental Com-Vida Adequações de acordo com premissas da sustentabilidade socioambiental (edificações, energia, água, área verde)

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS BAIXO IMPACTO MOBILIDADE RESPEITO ÀS REALIDADE LOCAL CONTEXTO GLOBAL COND. AMBIENTAIS PAT. CULTURAL ACESSIBILIDADE BIODIVERSIDADE ESPAÇO FÍSICO CONSUMO E RESÍDUOS ALIMENTAÇÃO SABER CIENTÍFICO ABORDAGEM SAÚDE ESCOLA SUSTENTÁVEL EFICIÊNCIA COM- VIDA GESTÃO CURRÍCULO INTER E E NO USO DOS RECURSOS TRANSDISCIPLINAR PARTICIPAÇÃO E SABER TRADICIONAL RESP. AOS DIR. HUMANOS PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS A conferência na escola A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local. Cada escola construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Com-Vida A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida é uma nova forma de organização na escola, que tem a ideia de criar “conselhos de meio ambiente nas escolas”, com os Círculos de Aprendizagem e Cultura*. Estudantes são os principais articuladores da Com-vida, podendo ser: O delegado ou delegada eleito na Conferência de Meio Ambiente na escola; Grupos de estudantes que já realizam ações na área; Grêmio estudantil preocupado com o tema. *“É um lugar onde todos têm a palavra, onde todos leem e escrevem o mundo.” (Paulo Freire)

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Conferência para quê? Para que os participantes ouçam, falem, divulguem as suas ideias e ações e interfiram nos rumos da política pública. No caso desta conferência, a vez e a voz estão com os adolescentes. Os estudantes têm o direito de participar – no presente – da construção de um futuro sustentável para sua escola, comunidade, seu município, sua região, para o Brasil e para o planeta.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Conferência para quê? Para criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre questões sociais e ambientais que envolvam a comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo. Para qualificar a formação de uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais. Para discutir caminhos que transformem a sua escola em um espaço educador sustentável.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Como fazer a conferência? O que podemos fazer para transformar nossa escola cada vez mais em um ambiente saudável, inclusivo, seguro, sustentável e educador? Será que é possível formar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida envolvendo os estudantes, professores, gestores, funcionários, pais e representantes da comunidade para pensar e agir em prol da melhoria na qualidade de vida na escola? O que precisamos saber para enfrentar as mudanças socioambientais e contribuir para a preservação da vida com qualidade para as presentes e futuras gerações?

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Como fazer a conferência? Onde está situada a nossa escola? Quais os possíveis riscos ambientais que ela corre e como torná-la um espaço mais seguro e mais acessível às pessoas com deficiência? Quais os valores e as atitudes necessários para a construção da sustentabilidade socioambiental?

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Como fazer a conferência? Todas essas questões podem ser trabalhadas junto à comunidade escolar durante a Conferência na Escola, levando-se em conta: O conceito de sustentabilidade, qualidade de vida, vulnerabilidade, adaptação, mitigação, ecotécnicas e educação ambiental. Parcerias estratégicas para a construção ou fortalecimento das Com-Vidas. Produção de diagnóstico e projeto de ação local. Valores e práticas necessários à sustentabilidade.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Como os alunos escolhem o projeto a ser enviado à conferência regional? 6º ano A 6º ano B 7º ano A 7º ano B 8º ano A 8º ano B 9º ano A 9º ano B 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Conferência na sala Resultado 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano 1 4 6 7 9 11 14 16 Conferência da série Resultado Ensino Fundamental 4 6 9 16 Conferência do ciclo Resultado

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Como os alunos escolhem o projeto a ser enviado à conferência regional? 1º ano A 1º ano B 1º ano C 2º ano A 2º ano B 2º ano C 3º ano A 3º ano B 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 Conferência na sala Resultado 1º ano 2º ano 3º ano 17 19 22 23 25 28 30 31 Conferência da série Resultado Ensino Médio 22 25 30 Conferência do ciclo Resultado

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Como os alunos escolhem o projeto a ser enviado à conferência regional? O resultado da conferência na escola será encaminhado à Comissão Organizadora Regional para análise. Se for selecionado, o trabalho será encaminhado à Conferência Regional. Importante – mesmo que os alunos do Ensino Médio ou os que não atendem aos critérios tenham participado das conferências na escola, somente os Delegados eleitos (de acordo com os critérios estabelecidos) poderão representar a escola nas etapas seguintes. Ensino Fundamental Ensino Médio 6 22 Conferência na escola Resultado

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Quem pode participar da conferência na escola? Todos podem participar das conferências na escola: alunos, professores, gestores, funcionários, comunidade em geral. Entretanto, somente os alunos matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 14 anos até a data da Conferência Nacional (25/11/2013), podem ser eleitos delegados para representarem as escolas nas demais fases.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Quem escolhe os Delegados? Os delegados (titular e suplente) serão escolhidos exclusivamente pelos alunos que participarem da conferência na escola. Nenhum professor, gestor, funcionário ou membro da comunidade pode interferir na eleição dos Delegados. O Delegado será o representante e o responsável em divulgar a conferência realizada na escola em outras fases da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, portanto deverá ter conhecimento de todo o plano de ação defendido na conferência na escola. O suplente só será o representante no impedimento do Delegado titular. Os Delegados devem ser versáteis e bem comunicativos.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS O registro da conferência O registro de todas as etapas da conferência é importante e necessário, devendo ser por escrito e em imagens fotográficas.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS O calendário DATA ATIVIDADE LOCAL Até 31/08 Conferência na Escola Escola Até 07/09 Cadastro da Conferência na Escola Diretoria de Ensino De 30/09 a 01/10 Conferência Regional A ser definido De 23/10 a 24/10 Conferência Estadual De 25/11 a 29/11 Conferência Nacional Brasília - DF

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS O Cadastro da Conferência na Escola Acessar o link de cadastro no site conferenciainfanto.mec.gov.br. É necessário que este cadastro seja feito no Núcleo Pedagógico.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS O que é a Educomunicação? Educomunicação é uma maneira de unir educação com comunicação que defende o direito que as pessoas têm de produzir e difundir informação e comunicação no espaço educativo. As pessoas não só leem cartilhas, manuais, jornal, ouvem o rádio e veem televisão – mas também fazem cartilhas, manuais, jornal, rádio e televisão. Um dos fundamentos desse processo é a criação de ecossistemas comunicativos, que sejam democráticos, abertos e criativos.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS O que é a Educomunicação? Os ecossistemas podem ser criados nas relações na família, na escola ou até mesmo no ônibus, por meio da relação e da interação entre indivíduos e sociedade. O processo de comunicação nessas interações humanas é de fundamental importância para que tenhamos uma relação na qual os valores, saberes, conhecimentos e habilidades de cada um dos indivíduos sejam reconhecidos, respeitados e possam ser compartilhados, a fim de contribuir com todo o grupo.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Educomunicação

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Educomunicação

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Educomunicação

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Educomunicação

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Livreto Passo-a-Passo da Conferência na Escola e Educomunicação.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Livreto da Escola Sustentável.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Caderno Formando Com-Vidas e Agenda 21.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Caderno Consumo Sustentável.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Caderno Água.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Caderno Ar.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Caderno Terra.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Caderno Fogo.

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Apresentação do Material de Apoio Manual Orientador do Processo de Construção Colaborativa. Regulamento Estadual Portaria Interministerial Nº 883, de 5 de julho de 2012, que dispõe sobre a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Formulário com os nomes dos Gestores, Interlocutores e Delegados da escola e Autorização para Viagem dos Alunos Delegados.