DIAGNÓSTICO QUALI-QUANTITATIVO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

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Transcrição da apresentação:

DIAGNÓSTICO QUALI-QUANTITATIVO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Coordenador: Prof. Jorge Junior

BREVE HISTÓRICO DO CURSO * Primeira Turma – Abril 2006; * Título: Bacharel em Ciências Econômicas; * Carga Horária: 3000 horas * Entrada no Vestibular: Semestral * Alunos matriculados: 248

CORPO DOCENTE E ÁREA DE CONCURSO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 São 4 Doutores, 5 Doutorandos e 2 Mestres

Evolução da Relação candidato/vaga no Curso de Ciências Econômicas do IM

Dinâmica da Ocupação de vagas no Curso de Ciências Econômicas

Perfil desejado do egresso e seu papel social Bacharel capacitado para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e políticas ligadas aos fenômenos econômicos; Precisão analítica, sólida consciência social e adequada perspectiva histórica, Base cultural ampla, adquirida através das atividades de Ensino, pesquisa, extensão e atividades complementares; Visão crítica acerca dos problemas econômicos, sociais e políticos e que isso lhe sirva de base para tomada de decisões que possam contribuir para o bem – estar social.

Demanda Social O Profissional de economia tem tido um importante papel na formação de corpo técnico especializado em órgãos públicos, sobretudo em Secretarias de Desenvolvimento Econômico. A Baixada Fluminense carecia enormemente de um Curso de Ciências econômicas gratuito e de qualidade

Empregabilidade O Economista pode atuar em sindicatos, associações, federações, confederações, conselhos ajudando a traçar a orientação política das instituições. Estão aptos a lecionar disciplinas na área econômico-financeira, relativas ao curso de graduação ou de pós-graduação. Está gabaritado a fazer a perícia, arbitragem, setor público, Análise Conjuntura Econômica e Pesquisas, recalculo de contratos, assessorias econômicas diversas, Analisa e propõe medidas econômico-financeiras, Jornais, revistas, emissoras de televisão e rádio, assessoria e consultoria, planejamento estratégico, estudos e pesquisas de mercado, Viabilidade Econômica de Projetos, políticas tributária, agrária e agrícola, desenvolvimento rural e comércio exterior.

Empregabilidade Atualmente muitos alunos do Curso de Ciências Econômicas encontram-se empregados e estagiando em boas empresas públicas e privadas, tais como: BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Grupo Ipiranga, EMBRATEL, INBEV entre outras; O COFECON tem promovido importante campanha para garantir que os cargos que naturalmente são de competência de economistas, sejam devidamente ocupados por esse profissional.

Análise de Indicadores: Evasão, Retenção e Trancamento Atualmente existem 212 alunos com matrícula ativa no curso de Ciências Econômicas, 36 com matrícula trancada, 39 foram desligados, 06 tiveram matrícula cancelada e 04 foram transferidos. Isso totaliza 297 alunos que entraram no curso; número superior aos 270 que ingressaram através do vestibular.

Disciplinas com maior número de alunos retidos

Distribuição dos alunos por períodos

Matriz Curricular Atualização da grade

Perfil sócio-econômico dos estudantes do curso

Perfil sócio-econômico dos estudantes do curso

Perfil sócio-econômico dos estudantes do curso

Perfil sócio-econômico dos estudantes do curso

Perfil sócio-econômico dos estudantes do curso

Perfil sócio-econômico dos estudantes do curso Atualmente o curso conta com apenas 11 docentes na área de economia para ministrar no mínimo 32 disciplinas (incluindo somente as optativas de integralização de grade) e orientar 45 monografias por semestre. Carga horário docente, considerando a grade atual e o número de professores = 11,63 horas-aulas/semana Relação aluno/professor do colegiado do curso = 22,54 (Sem considerar as aulas ministradas no curso de administração)

DEMANDA DE DOCENTES PARA O CURSO ÁREAS DEFICITÁRIAS Economia Brasileira Econometria Economia do Setor Público Economia Institucional/Industrial Necessita-se ao menos de mais quatro professores para cobrir áreas deficitárias e oferecer um maior número de optativas.

PONTOS FORTES Grade Moderna e atualizada, com conteúdo consistente e bibliografia de qualidade; Corpo docente engajado na busca pela qualidade do curso, sobretudo com o conteúdo das aulas; Curso com matriz teórica ampla e sem dogmatismo, o que permite a escolha por parte dos alunos da vertente teórica que pretendem avançar em seus estudos; Vários alunos contemplados com bolsas de iniciação científica.

PONTOS FRACOS Condições inadequadas de infra-estrutura; Corpo docente muito reduzido diante das várias tarefas acadêmicas e administrativas demandadas; Alto grau de evasão nas primeiras turmas; Muitos pré-requisitos que travavam o avanço dos alunos nas disciplinas; Poucos livros catalogados na biblioteca; Dificuldade de os alunos desenvolverem atividades em horários alternativos; Impossibilidade de implantação dos laboratórios de pesquisa devido à infra-estrutura;

Infra-Estrutura Atual Atualmente a infra-estrutura é totalmente inadequada, seja para as atividades em sala de aula, seja para o trabalho administrativo e de atendimento aos alunos na Coordenação. As salas de aula não possuem ventilação, encontram-se ao lado de um pátio onde há grande movimentação de pessoas. ESPERA-SE A SOLUÇÃO DE TODOS OS PROBLEMAS COM O NOVO CAMPUS