Comércio justo FLO International Fairtrade Labelling Organisations

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Normas de responsabilidade social corporativa
IMPACTOS DA CRISE FINANCEIRA MUNDIAL NO AGRONEGÓCIO CAPIXABA
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

A América do Sul na relação de oferta/demanda e formação de preço Jun/2011.
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Comportamento do Consumidor. Por que entender o comportamento do consumidor ? Processo decisório e o comportamento de compra dos consumidores Questões.
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
REGRAS DE CONCORRÊNCIA Acordos e práticas concertadas A aplicação do n.º 3 do artigo 81.º CE 20 de Junho de 2008, ISEG Professor J. L. da Cruz Vilaça.
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
transformou-se em uma história de sucesso
A Herbalife oferece 2 maneiras
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Gerenciamento do escopo do projeto
Curso de ADMINISTRAÇÃO
OS IMPACTOS ECONÔMICOS DA GRIPE AVIÁRIA
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
Seminário disponibilidade e Alternativas de Gás Natural
NAFTA.
NAFTA.
Técnicas de Tomada de Decisão
Comportamento do Consumidor
ABAMEC Nacional São Paulo, 16 de maio de 2000.
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
AGRONEGÓCIO.
Fairtrade Comércio Justo
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Perspectivas para a Siderurgia Brasileira
SISTEMA NACIONAL DA PI E AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM MOÇAMBIQUE
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
Soluções para Atenuar as Desigualdades
Cooperativas e Mercado Internacional
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
CERTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA
Organizações de Produtores
Parcerias Embrapa – Exemplos
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
"Comercialização de Soja" Gerente Comercial de Grãos
Farmacêutico Fórum de Tendências Aliança do Brasil Bruno de Paula Rocha São Paulo, 06 de dezembro de 2006.
Fundamentos da Proteção Financeira
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
Outubro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Maio/2011 Outubro/2011 Destaques de Outubro 2011  Outubro: -Exportação: recorde para out (US$ 22,1 bi, +20,5%);
Setembro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Maio/2011 Setembro/2011 Destaques de Setembro 2011  Setembro: -Exportação: recorde para set (US$ 23,3 bi,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA COMPONENTE CURRICULAR: Tópicos Emergentes em Administração Professora: Kaline Di Pace Alunos: Hemerson; Paulo.
Universidade Federal do Paraná Curso de Administração de Empresas Disciplina Administração de Terceiro Setor Normas de responsabilidade social corporativa.
Associação Latino-Americana de Integração Prof. Joel Brogio
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Instrumentos de Apoio à Comercialização Agrícola e Pecuária
INDÚSTRIA DO BEM-ESTAR
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
Especialização em Gestão de Pessoas
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
Programa Brasileiro de Conformidade Cooperativas de trabalho
Sala Nordeste & Cerrado ExpoSustentat 2007 São Paulo de Outubro de 2007 Desafios e Mercados para a Agricultura Familiar do Nordeste e do Cerrado.
Coordenador da Assessoria Técnica da FAEMG
Associação de Empreendimentos no Comércio Justo e Solidário – ECOJUS-BRASIL Dinilson Debiasi 24 de outubro de 2007.
Caminhos para Exportar: o passo a passo da exportação do agronegócio
S ISTEMA P ARTICIPATIVO DE G ARANTIA FPES 2009 Proposta pela Comissão de Produção, Comercialização e Consumo.
Economia Popular Solidária
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
Transcrição da apresentação:

Comércio justo FLO International Fairtrade Labelling Organisations Cooperação: DED – GTZ – FLO no Nordeste do Brasil Kurt Damm; Aniceto Queiroz Baseado na apresentação de Beat Grueninger – BSD- 2008

Conteúdo Porque comércio justo? Como funciona o sistema FLO? Critérios da FLO Impacto do selo internacional do CJ FLO no Brasil

1. Porque Comércio Justo?

Quanto deve custar um banana Quanto deve custar um banana? Por que uma banana da América Latina custa menos, do que uma maça do próprio quintal europeu?

Conceito geral de Comércio Justo “De um lado é uma forma de comprar bananas fresquinhas, com um ótimo sabor, chá, café e chocolate. Do outro lado, é a maneira de ter certeza que produtores do terceiro mundo consigam um preço justo para os seus produtos.”

“Quem trabalha tem direito a uma remuneração eqüitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana” Declaração Universal dos Direitos Humanos artigo 23-3

Proposta de FLO - Preço mínimo - Premio - Pré - financiamento - Compromisso a médio e longo prazo

Preço mínimo de café Fairtrade Convencional Orgânico Fair Trade 1.24 1.39 Commodity NY “C” 0.95 1.01

Preço: Garantia de mais valor para produtores

Fairtrade: Uma alternativa de comercio viável!  Para produtores Um comércio mais justo no mercado globalizado Uma ferramenta efetiva para o desenvolvimento autônomo através do comércio  Para consumidores Uma seleção diferenciada no ato da compra Uma contribuição para consumo consciente

2. Como funciona o sistema FLO?

Facilitação de Negócios FLO e.v. Iniciativa Nacional Definiçao dos critérios Licença Controle Marketing Sensibilização Apoio Informação Facilitação de Negócios Preço - Premio Produto Organização Produtora Trader (Exp. / Imp.) Licenciado Consumidor Inspeção Critérios FLO Auditoria Comercial Critérios Comerciais Credibilidade FLO Cert.

Associação dos produtores FLO cert. Fiscalisacao Associação dos produtores preço minimo premio 10 cts Selo 5 cts Consumidores: pagam prêmio de USD 0.15/kg Certificador: FLO e.v.; Initiativa nacional

Segue a norma ISO 65 para órgãos de certificação FLO Cert. Funções Segue a norma ISO 65 para órgãos de certificação Funções Inspeção dos produtores conformidade com critérios FT - prêmio usado para o desenvolvimento econômico e social decisão de certificação : sistema dinâmico Auditoria dos comerciantes cruzar dados relatados de vendas e compras conformidade com os critérios comerciais FT

Funções das iniciativas nacionais Objetivo: desenvolver as vendas Produtores Traders negociantes fabricantes distribuidores consumidores Convencer os parceiros econômicos da cadeia do comércio justo

3. Critérios da FLO

Critérios para produtores: Desenvolvimento social: Membros são Pequenos Produtores Democracia, participação, transparência, não discriminação Desenvolvimento econômico: capacidade para exportar, consolidação da situação econômica da organização Proteção do meio ambiente Condições de trabalho: Trabalho Forçado e Trabalho Infantil não deve existir; Liberdade Sindical & Negociação Coletiva, Saúde e Segurança Ocupacional Produção Familiar Trabalho Contratado Critérios Genéricos Critérios Específicos Requisitos Mínimos Requisitos de Progresso

Critérios específicos existentes no sistema FLO Café Bananas Suco de Frutas Frutas frescas e desidratadas Verduras Açúcar Chá Cacau Mel Arroz Quínoa Flores Bolas de futebol Castanhas Temperos Algodão Vinho, cerveja Em desenvolvimento: Óleos, artesanato, soja, pescaria...

Critérios Genéricos Requerimentos mínimos, que todas as organizações devem cumprir a partir do momento em que se juntam ao Comércio Justo Requerimentos de progresso, que as organizações de produtores devem mostrar melhoria permanente e desenvolver um plano de trabalho

4. Impacto do selo internacional do Comércio Justo

O selo internacional As lojas especializadas O comércio justo (FAIRTRADE): Duas dinâmicas complementares O selo internacional Colaborar com os atores econômicos tradicionais 21 paises consumidores 1 milhão de famílias de produtores 508 organizações de 50 paises As lojas especializadas Criar uma alternativa ao comércio tradicional 3 000 lojas em Europa Valor dos produtos com selo do CJ (M€)

1 logotipo internacional et 3 nomes : Max Havelaar/Fairtrade/Transfair FLO: federação de associações presentes em 21 paises Prévisions Criadas desde 1988 1 logotipo internacional et 3 nomes : Max Havelaar/Fairtrade/Transfair

Um selo para um milhão de produtores e trabalhadores de 51 paises Impacto Um selo para um milhão de produtores e trabalhadores de 51 paises 508 organizações de produtores 50 paises Produtores 20 iniciativas nacionais 21 paises Mercado

As dimensões do FT: mercado certificado vs. não-certificado FLO 80% Bananas Café Sucos Cacao Frutas Europa Outros 20% (artesanato) FLO 70% Café Estados Unidos e Canadá Artesanato Outros 30%

1997-2005: Evolução das vendas (toneladas) Impacto 1997-2005: Evolução das vendas (toneladas)

Impacto 2004 unidade 2005 Crescimento % Café 24,222 t 33,992 +40% Chá 1,965 t 2,614 +33% Banana 80,641 t 103,877 +29% Cacau 4,201 t 5,657 +35% Açúcar 1,960 t 3,613 +84% Mel 1,239 t 1,331 +7% Sucos 4,543 4,856 +7% Arroz 1,384 t 1,706 +23% Frutas 5,156 t 8,289 +61% Flores 101,610,850 un. 113,535,910 +12% Algodão - t 1,402 -- Cerveja 62,934 lit. 123,758 +97% Futebol 55,219 un. 64,144 +16% Volumes vendidos (MT) Vendas totais 2005: 1,151 Mio Euro (+37%)

4. FLO no Brazil

Vários termos são utilizados: Para descrever o movimento existem várias traduções: Comércio justo; Comércio ético; Comércio solidário; Comércio ético e solidário. Nós traduzimos aqui o “Fair Trade”, como “comércio justo”, referindo-se à um sistema internacional com critérios definidos, e distinguindo de outros conceitos como por exemplo “economia solidária”.

Brasil

Produtores certificados no Brasil: 19, com um total de mais de 8500 produtores e trabalhadores

Kurt Damm; Aniceto Queiroz www.fairtrade.net Kurt Damm; Aniceto Queiroz Comerciojusto_juazeiro@yahoo.com.br Tel 074-3611.6476