Comércio justo FLO International Fairtrade Labelling Organisations Cooperação: DED – GTZ – FLO no Nordeste do Brasil Kurt Damm; Aniceto Queiroz Baseado na apresentação de Beat Grueninger – BSD- 2008
Conteúdo Porque comércio justo? Como funciona o sistema FLO? Critérios da FLO Impacto do selo internacional do CJ FLO no Brasil
1. Porque Comércio Justo?
Quanto deve custar um banana Quanto deve custar um banana? Por que uma banana da América Latina custa menos, do que uma maça do próprio quintal europeu?
Conceito geral de Comércio Justo “De um lado é uma forma de comprar bananas fresquinhas, com um ótimo sabor, chá, café e chocolate. Do outro lado, é a maneira de ter certeza que produtores do terceiro mundo consigam um preço justo para os seus produtos.”
“Quem trabalha tem direito a uma remuneração eqüitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana” Declaração Universal dos Direitos Humanos artigo 23-3
Proposta de FLO - Preço mínimo - Premio - Pré - financiamento - Compromisso a médio e longo prazo
Preço mínimo de café Fairtrade Convencional Orgânico Fair Trade 1.24 1.39 Commodity NY “C” 0.95 1.01
Preço: Garantia de mais valor para produtores
Fairtrade: Uma alternativa de comercio viável! Para produtores Um comércio mais justo no mercado globalizado Uma ferramenta efetiva para o desenvolvimento autônomo através do comércio Para consumidores Uma seleção diferenciada no ato da compra Uma contribuição para consumo consciente
2. Como funciona o sistema FLO?
Facilitação de Negócios FLO e.v. Iniciativa Nacional Definiçao dos critérios Licença Controle Marketing Sensibilização Apoio Informação Facilitação de Negócios Preço - Premio Produto Organização Produtora Trader (Exp. / Imp.) Licenciado Consumidor Inspeção Critérios FLO Auditoria Comercial Critérios Comerciais Credibilidade FLO Cert.
Associação dos produtores FLO cert. Fiscalisacao Associação dos produtores preço minimo premio 10 cts Selo 5 cts Consumidores: pagam prêmio de USD 0.15/kg Certificador: FLO e.v.; Initiativa nacional
Segue a norma ISO 65 para órgãos de certificação FLO Cert. Funções Segue a norma ISO 65 para órgãos de certificação Funções Inspeção dos produtores conformidade com critérios FT - prêmio usado para o desenvolvimento econômico e social decisão de certificação : sistema dinâmico Auditoria dos comerciantes cruzar dados relatados de vendas e compras conformidade com os critérios comerciais FT
Funções das iniciativas nacionais Objetivo: desenvolver as vendas Produtores Traders negociantes fabricantes distribuidores consumidores Convencer os parceiros econômicos da cadeia do comércio justo
3. Critérios da FLO
Critérios para produtores: Desenvolvimento social: Membros são Pequenos Produtores Democracia, participação, transparência, não discriminação Desenvolvimento econômico: capacidade para exportar, consolidação da situação econômica da organização Proteção do meio ambiente Condições de trabalho: Trabalho Forçado e Trabalho Infantil não deve existir; Liberdade Sindical & Negociação Coletiva, Saúde e Segurança Ocupacional Produção Familiar Trabalho Contratado Critérios Genéricos Critérios Específicos Requisitos Mínimos Requisitos de Progresso
Critérios específicos existentes no sistema FLO Café Bananas Suco de Frutas Frutas frescas e desidratadas Verduras Açúcar Chá Cacau Mel Arroz Quínoa Flores Bolas de futebol Castanhas Temperos Algodão Vinho, cerveja Em desenvolvimento: Óleos, artesanato, soja, pescaria...
Critérios Genéricos Requerimentos mínimos, que todas as organizações devem cumprir a partir do momento em que se juntam ao Comércio Justo Requerimentos de progresso, que as organizações de produtores devem mostrar melhoria permanente e desenvolver um plano de trabalho
4. Impacto do selo internacional do Comércio Justo
O selo internacional As lojas especializadas O comércio justo (FAIRTRADE): Duas dinâmicas complementares O selo internacional Colaborar com os atores econômicos tradicionais 21 paises consumidores 1 milhão de famílias de produtores 508 organizações de 50 paises As lojas especializadas Criar uma alternativa ao comércio tradicional 3 000 lojas em Europa Valor dos produtos com selo do CJ (M€)
1 logotipo internacional et 3 nomes : Max Havelaar/Fairtrade/Transfair FLO: federação de associações presentes em 21 paises Prévisions Criadas desde 1988 1 logotipo internacional et 3 nomes : Max Havelaar/Fairtrade/Transfair
Um selo para um milhão de produtores e trabalhadores de 51 paises Impacto Um selo para um milhão de produtores e trabalhadores de 51 paises 508 organizações de produtores 50 paises Produtores 20 iniciativas nacionais 21 paises Mercado
As dimensões do FT: mercado certificado vs. não-certificado FLO 80% Bananas Café Sucos Cacao Frutas Europa Outros 20% (artesanato) FLO 70% Café Estados Unidos e Canadá Artesanato Outros 30%
1997-2005: Evolução das vendas (toneladas) Impacto 1997-2005: Evolução das vendas (toneladas)
Impacto 2004 unidade 2005 Crescimento % Café 24,222 t 33,992 +40% Chá 1,965 t 2,614 +33% Banana 80,641 t 103,877 +29% Cacau 4,201 t 5,657 +35% Açúcar 1,960 t 3,613 +84% Mel 1,239 t 1,331 +7% Sucos 4,543 4,856 +7% Arroz 1,384 t 1,706 +23% Frutas 5,156 t 8,289 +61% Flores 101,610,850 un. 113,535,910 +12% Algodão - t 1,402 -- Cerveja 62,934 lit. 123,758 +97% Futebol 55,219 un. 64,144 +16% Volumes vendidos (MT) Vendas totais 2005: 1,151 Mio Euro (+37%)
4. FLO no Brazil
Vários termos são utilizados: Para descrever o movimento existem várias traduções: Comércio justo; Comércio ético; Comércio solidário; Comércio ético e solidário. Nós traduzimos aqui o “Fair Trade”, como “comércio justo”, referindo-se à um sistema internacional com critérios definidos, e distinguindo de outros conceitos como por exemplo “economia solidária”.
Brasil
Produtores certificados no Brasil: 19, com um total de mais de 8500 produtores e trabalhadores
Kurt Damm; Aniceto Queiroz www.fairtrade.net Kurt Damm; Aniceto Queiroz Comerciojusto_juazeiro@yahoo.com.br Tel 074-3611.6476