A importância da comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Televisão: observador ou criador da realidade? João Brant.
Advertisements

Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Ver TV Sem Culpa A linguagem da TV (por João Brant, Júlio Bernardes e Rodrigo Ratier) Rodrigo Ratier Curso de Difusão Cultural.
Educação com e para as mídias: desafios e possibilidades
APRESENTAÇÃO Onda Média (A.M.) ZYK – KHZ Watts.
O SURGIMENTO DA HUMANIDADE ( Silas Guerriero (org.)
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
LIDERANÇA E SUCESSO Alan Schlup Sant’Anna.
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
ESCOLA DE FORMAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS CURSO CONSTRUINDO DIREITOS HUMANOS COMUNICAÇÃO & CULTURA Gleber Pieniz Jornalista.
Curso de Difusão Cultural
O que é a mídia? Definição de conceitos e gêneros
Investigação qualitativa em educação:
REPORTAGEM - Características
O Início da Comunicação
A dimensão da pessoa humana
Linguagem na Contemporaniedade:as várias maneiras de se comunicar
Justificativa PROBLEMA DA COMUNICAÇÃO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Linguagem verbal midiática
Impacto das novas tecnologias
Prof. Everton da Silva Correa
Arte e representação.
Desafios Programa I 7º Ano EMRC Uma Marca Na Tua Vida.
Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
Seminário Gêneros Televisivos
Linguagem verbal midiática
Professora: Rosana Santos
O PALADAR PÓS-MODERNO: Comer fora na era individualizada Donald Sloan
O desafio de comunicar a sustentabilidade Empresas precisam desenvolver meios próprios para divulgar iniciativas com credibilidade e transparência Estratégia.
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
criado por Washington Olivetto e foi passado recentemente nos cinemas.
Comunicação Empresarial
Características dos meios
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
André Tiago Silva Guilherme César LuizTrentini 2 MA
Luiza Beatriz de Carvalho Maciel
A Teologia da Comunicação
Criando ambientes comunicativos Repórter Brasil. Estudos de recepção e comunicação comunitária COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA Produção de forma de comunicação.
Programação – Quando é onde...
¨SOMOS TODOS UM¨ ¨Somos todos UM com DEUS PAI¨, partes da mesma rede que permeia o ¨Céu e a Terra¨ e que integra todo o Universo.
Gêneros radiofônicos Rodrigo Ratier Curso de Difusão Cultural.
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
IDENTIDADE CULTURAL: IDENTIDADE E GLOBALIZAÇÃO
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
Tendências da Linguagem Publicitária
Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional
Linguagem publicitária
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Brasil, sexualidade e demografia:Onde estamos?
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Seja Bem Vindo.
Desenvolvimento dos Textos dissertativos- argumentativos
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
S EMINÁRIO ÉTICA JORNALÍSTICA Grupo: Aline Michelle, Arthur Thiago, Janyara Lima e Luiza Gualberto Professora: Aparecida Ramos.
Tecnológico de Marketing
Professora: Janine Fernandes
Tipos de Signos Bruno Pereira, nº: FT14.
Estratégias de Promoção
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
BRUNA BRAGGION MISSON. Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom.
Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Conselho Federal de Psicologia.
Transcrição da apresentação:

A importância da comunicação Curso de Difusão Cultural A importância da comunicação Rodrigo Ratier rratier@gmail.com

A maior invenção do homem

A maior invenção do homem O fogo?

A maior invenção do homem A roda?

A maior invenção do homem

A maior invenção do homem A LINGUAGEM = COMUNICAÇÃO

O que é comunicação? Massacre da Praça da Paz Celestial (China) Entre 800 e 7000 mortos

O que é comunicação? Massacre da Praça da Paz Celestial (China) Entre 800 e 7000 mortos

O que é comunicação? COMUNICAÇÃO É DIÁLOGO DIÁLOGO É UMA NECESSIDADE HUMANA (sem ele, somos incompletos) DIALOGAR É SE PÔR NO LUGAR DO OUTRO (isso nos diferencia dos outros animais) Segundo Paulo Freire, em Comunicação e Extensão

O que é comunicação? Comunicar é pôr-se no lugar do outro

Tipos de comunicação Intrapessoal (para si próprio) Intrapessoal (para poucos) Midiática (para muitos)

Fluxo de comunicação Diálogo, necessidade humana “Comunicar é pôr-se no lugar do outro” Paulo Freire emissor receptor meio linguagem mensagem

Linguagem televisiva Elementos de um telejornal (e seus significados) 1 Recursos gráficos = modernidade 2 Apresentadores sentados = serenidade 3 Homem e mulher = diversidade 4 Casal = familia, valores tradicionais 5 Redação grande = confiabilidade 6 Música rápida = dinamismo, rapidez 7 Roupas sociais, aparência séria, tom de voz contido = sobriedade “SINAIS” DE CREDIBILIDADE

A escolha das notícias Entre o fato e a versão que vai ao ar existe a interpretação de um (ou vários!) jornalistas, o que o leva a ver (e mostrar) o fato de uma maneira muito particular, segundo sua própria visão do que aconteceu (que é diferente do que aconteceu e é diferente de como outro jornalista contaria a história)

Modelos de comunicação Comercial (anúncios) Estatal (governo) Pública (sociedade)

Linguagem publicitária Os anúncios do JN (e suas formas de convencimento) Casas Bahia: testemunhal Assai: ofertas Qualicorp: humor Café 3 Corações: emoção / apelo infantil A Favorita: suspense

Jornalismo e identidade A escolha de UM olhar sobre identidades e culturas Reprodução de valores, construção de conceitos A novela ajuda a construir nossa visão de cultura há 40 anos

Jornalismo e diversão Predomínio do fait-divers (notícias leves) Mistura de entretenimento com jornalismo