A importância da comunicação Curso de Difusão Cultural A importância da comunicação Rodrigo Ratier rratier@gmail.com
A maior invenção do homem
A maior invenção do homem O fogo?
A maior invenção do homem A roda?
A maior invenção do homem
A maior invenção do homem A LINGUAGEM = COMUNICAÇÃO
O que é comunicação? Massacre da Praça da Paz Celestial (China) Entre 800 e 7000 mortos
O que é comunicação? Massacre da Praça da Paz Celestial (China) Entre 800 e 7000 mortos
O que é comunicação? COMUNICAÇÃO É DIÁLOGO DIÁLOGO É UMA NECESSIDADE HUMANA (sem ele, somos incompletos) DIALOGAR É SE PÔR NO LUGAR DO OUTRO (isso nos diferencia dos outros animais) Segundo Paulo Freire, em Comunicação e Extensão
O que é comunicação? Comunicar é pôr-se no lugar do outro
Tipos de comunicação Intrapessoal (para si próprio) Intrapessoal (para poucos) Midiática (para muitos)
Fluxo de comunicação Diálogo, necessidade humana “Comunicar é pôr-se no lugar do outro” Paulo Freire emissor receptor meio linguagem mensagem
Linguagem televisiva Elementos de um telejornal (e seus significados) 1 Recursos gráficos = modernidade 2 Apresentadores sentados = serenidade 3 Homem e mulher = diversidade 4 Casal = familia, valores tradicionais 5 Redação grande = confiabilidade 6 Música rápida = dinamismo, rapidez 7 Roupas sociais, aparência séria, tom de voz contido = sobriedade “SINAIS” DE CREDIBILIDADE
A escolha das notícias Entre o fato e a versão que vai ao ar existe a interpretação de um (ou vários!) jornalistas, o que o leva a ver (e mostrar) o fato de uma maneira muito particular, segundo sua própria visão do que aconteceu (que é diferente do que aconteceu e é diferente de como outro jornalista contaria a história)
Modelos de comunicação Comercial (anúncios) Estatal (governo) Pública (sociedade)
Linguagem publicitária Os anúncios do JN (e suas formas de convencimento) Casas Bahia: testemunhal Assai: ofertas Qualicorp: humor Café 3 Corações: emoção / apelo infantil A Favorita: suspense
Jornalismo e identidade A escolha de UM olhar sobre identidades e culturas Reprodução de valores, construção de conceitos A novela ajuda a construir nossa visão de cultura há 40 anos
Jornalismo e diversão Predomínio do fait-divers (notícias leves) Mistura de entretenimento com jornalismo