AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AGRICULTURA BRASILEIRA
Advertisements

Reúne os substantivos agricultura e pecuária.
Universidade: UNIJUI Curso: DIREITO
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
RECURSOS ALIMENTARES A PECUÁRIA.
Espaço rural.
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Agropecuária.
GEOGRAFIA.
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
ÁSIA MONÇÔNICA Prof. Márcio.
Geografia - Prof. Maria Christina Capítulo 9 – 6º Ano – 3º bimestre
Trabalhar e viver no campo 3º bimestre – 7º ano
Geografia - Prof. Maria Christina Capítulo 9 – 6º Ano – 3º bimestre
Agropecuária Victor Hugo.
América Latina: países de industrialização tardia
O ESPAÇO RURAL AULA 01 – AGROPECUÁRIA 6a série.
AMÉRICA LATINA.
Consequências da Revolução Industrial
ASPECTOS ECONÔMICOS DA ÁFRICA
A atividade agrícola e o espaço agrário
Capítulo 3 As transformações nos mundo Capitalista e Socialista
(c) Produção de laranja, plantação de arroz, tabaco e cana-de-açúcar.
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
A AGROPECUÁRIA.
ÁSIA DE MONÇÕES.
Os tipos de Agricultura
E.U.A ECONOMIA NORTE-AMERICANA PIB: US$ 15 trilhões (dados: FMI para 2011) PIB per capita: US$ Os EUA tornaram-se a maior economia do mundo.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Economia Européia.
SISTEMAS AGRÍCOLAS 30/04/2013.
A atividade agrícola e o espaço agrário
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Profª. Graziella Fernandes de Castro
A Circulação da Mercadoria
Geografia Econômica II 1ª parte: agricultura
Agricultura e comércio mundial de alimentos
Professora Carol - Geografia
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
Economia dos Estados Unidos da América
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
ESTADOS UNIDOS.
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
A AGRICULTURA E A QUESTÃO AGRÁRIA
Unidade 7 – Tema 2 A Agricultura e a Pecuária
África: Aspectos Naturais.
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
SUMÁRIO A LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DA AGRICULTURA TRADICIONAL E DA AGRICULTURA MODERNA. AS PRINCIPAIS FORMAS DE AGRICULTURA TRADICIONAL E DE AGRICULTURA.
Origem da agricultura Originou-se há cerca de 12 mil anos (Período Neolítico). Povos caçadores-coletores notaram que determinados grãos ao serem enterrados,
Produção Econômica da América Latina – parte II
GEOECONÔMIA – A QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Princípios da Geografia Econômica
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Fundamentos em Agronomia
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO RURAL ● AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico ( a a.C.); ● Primeiras comunidades.
Europa: espaço agropecuária
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
EUA 8º Ano.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. ESPAÇO RURAL AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico ( a a.C.); Primeiras comunidades.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Transcrição da apresentação:

AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E OS SISTEMAS AGRÁRIOS

CERCA DE 800 MILHÕES DE PESSOAS PASSAM FOME NO MUNDO, A MAIORIA NA ÁFRICA E NA ÁSIA.

Mapa da fome no mundo Proporção de pessoas subnutridas (1998-2000)

O PROBLEMA DA FOME CONTINUARÁ EXISTINDO ENQUANTO A TECNOLOGIA, O CAPITAL E AS ELEVADAS PRODUÇÕES DE ALIMENTOS ESTIVEREM CONCENTRADOS EM PAÍSES RICOS E BEM ALIMENTADOS.

A ATIVIDADE AGRÁRIA NO MUNDO DESDE O INÍCIO A AGRICULTURA FOI E AINDA CONTINUA SENDO PRATICADA DE MANEIRAS DIFERENTES, DE ACORDO COM O LUGAR E A ÉPOCA EM QUE É DESENVOLVIDA.

A ATIVIDADE AGRÁRIA NO MUNDO COM O PROGRESSO E A DESCOBERTA DE TÉCNICAS MODERNAS, ÁREAS INÓSPITAS PUDERAM SER APROVEITADAS, COMO POR EXEMPLO, ÁREAS DESÉRTICAS, EM ISRAEL E NA CALIFÓRNIA, QUE APRESENTAM EXCELENTES RESULTADOS NESTE SETOR.

A AGRICULTURA FOI INSERIDA NA ECONOMIA INDUSTRIAL E PASSOU A SER FORNECEDORA (DE MATÉRIA-PRIMA E ALIMENTO) E CONSUMIDORA (DE MÁQUINAS, PESTICIDAS, VACINAS, RAÇÕES PARA ANIMAIS) DA INDÚSTRIA.

A SUBORDINAÇÃO DO CAMPO À CIDADE A AGRICULTURA É HOJE UMA ATIVIDADE SUBORDINADA À ATIVIDADE INDUSTRIAL E À CIDADE. A AGROINDÚSTRIA E O AGROBUSINESS ESTÃO CHEGANDO CADA VEZ MAIS AO CAMPO, OU SEJA PARA O MERCADO INTERNO E EXTERNO.

O AGROBUSINESS É UMA CARACTERÍSTICA DA AGRICULTURA MODERNA, QUE RECEBE INVESTIMENTOS INTENSIVOS DE CAPITAIS E TECNOLOGIA. A PRODUÇÃO EM GRANDE ESCALA VISA PRINCIPALMENTE À EXPORTAÇÃO DOS PRODUTOS AGRÍCOLAS.

PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLAS DO MUNDO A AGRICULTURA FORNECE TANTO PRODUTOS ESSENCIAIS À ALIMENTAÇÃO COMO MATÉRIAS-PRIMAS PARA VÁRIOS TIPOS DE INDÚSTRIAS. CLIMA, TIPO DE SOLO E ÁGUA SÃO FATORES FAVORÁVEIS À PRODUÇÃO AGRÍCOLA, ALÉM DAS FACILIDADES TECNOLÓGICAS DE QUE O PAÍS DISPÕE.

TRIGO PAÍSES PRODUÇÃO EM TONELADAS CHINA 112 EUA 69 ÍNDIA 66

ARROZ PAÍSES PRODUÇÃO EM TONELADAS CHINA 198.971 ÍNDIA 124.512 INDONÉSIA 50,6

SOJA PAÍSES PRODUÇÃO EM TONELADAS EUA 74,1 BRASIL 26,2 CHINA 13,3

LARANJA PAÍSES PRODUÇÃO EM TONELADAS BRASIL 22.872 EUA 12.571 MÉXICO 4.005

CAFÉ PAÍSES MILHÕES DE SACAS BRASIL 28,6 COLÔMBIA 12,1 INDONÉSIA 7,0

PECUÁRIA: PRINCIPAIS REBANHOS ASSIM COMO A AGRICULTURA, A PECUÁRIA TAMBÉM FORNECE ALIMENTOS (LEITE, CARNE, OVOS) E MATÉRIAS-PRIMAS (LÃ E PELES) PARA A INDÚSTRIA. OS PRINCIPAIS REBANHOS DO MUNDO SÃO CONSTITUÍDOS DE GADO BOVINO, SUÍNOS E OVINOS.

A PECUÁRIA MUNDIAL SE APRESENTA DE DIFERENTES FORMAS, QUE REFLETEM O NÍVEL TECNOLÓGICO DOS PAÍSES, OS TIPOS DE CLIMA A QUE ELES ESTÃO SUJEITOS, OS MERCADOS CONSUMIDORES, ETC.

PREDOMINA A PECUÁRIA MODERNA (USO DE TRATORES, FERTILIZANTES, PRESENÇA DE ZOOTÉCNICOS E AGRÔNOMOS, GADO CONFINADO, PESQUISA E MANIPULAÇÃO GENÉTICA, BIOTECNOLOGIA). NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS E EM ALGUNS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS MAIS INDUSTRIALIZADOS.

EM OUTRAS REGIÕES DO MUNDO, COMO AMÉRICA LATINA, ÁSIA E ÁFRICA, A PECUÁRIA NÃO CONTA COM TODOS ESSES AVANÇOS TECNOLÓGICOS. O GADO GERALMENTE É CRIADO SOLTO NO PASTO, SEM MAIORES CUIDADOS.

BOVINOS PAÍSES MILHÕES DE CABEÇAS ÍNDIA 196 BRASIL 165 CHINA 108,5

SUÍNOS PAÍSES MILHÕES DE CABEÇAS CHINA 457,1 EUA 56 BRASIL 31,4

OVINOS PAÍSES MILHÕES DE CABEÇAS CHINA 133 AUSTRÁLIA 123 IRÃ 51,5

OS SISTEMAS AGRÁRIOS OS PRINCIPAIS SISTEMAS AGRÍCOLAS MUNDIAIS SÃO: AGRICULTURA ITINERANTE, PLANTATION, AGRICULTURA DE JARDINAGEM E AGRICULTURA MODERNA.

APESAR DE SEREM MUITAS AS FORMAS DE PRATICAR A AGRICULTURA, TODOS OS SISTEMAS AGRÍCOLAS TÊM 3 FATORES BÁSICOS: O CAPITAL É O FATOR QUE DEFINE SE O SISTEMA AGRÍCOLA É ATRASADO OU MODERNO, INTENSIVO OU EXTENSIVO A TERRA É O LOCAL DE FIXAÇÃO DAS SEMENTES E DEFINE O TAMANHO DAS PROPRIEDADES O TRABALHO UTILIZA GRANDE OU PEQUENA MÃO-DE-OBRA, QUALIFICADA OU DESQUALIFICADA

AGRICULTURA ITINERANTE PRATICADA POR FAMÍLIAS POBRES QUE NÃO POSSUEM CAPITAL PARA MELHORAR SUA PRODUÇÃO. ESSA MÃO-DE-OBRA FAMILIAR, NUMEROSA, DESQUALIFICADA, QUE UTILIZA TÉCNICAS ARCAICAS, COMO O USO DA ENXADA OU A QUEIMADA EM PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADES, OU EM PARTES DE LATIFÚNDIOS.

ACABA DESGASTANDO O SOLO E MUDA-SE PARA OUTRA ÁREA. O CICLO SE REPETE AO DESMATAR E QUEIMAR ESSA NOVA ÁREA. ITINERANTE= CONSTANTE MUDANÇA. AMÉRICA LATINA, AFRICA, SUL E SUDESTE ASIÁTICO.

AGRICULTURA DE JARDINAGEM É PRATICADA NA ÁSIA, JAPÃO. INDONÉSIA E TAILÂNDIA. SÃO ALGUNS DOS PAÍSES ONDE O ARROZ É CULTIVADO EM PLANÍCIES INUNDÁVEIS E ATÉ EM ÁREAS MONTANHOSAS ONDE SÃO CONSTRUÍDOS TERRAÇOS.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: ESCASSEZ DE ESPAÇO PARA O PLANTIO; UTILIZAÇÃO DE NUMEROSA MÃO –DE-OBRA MANUAL; PEQUENA PROPRIEDADE AGRÍCOLA; ELEVADA PRODUTIVIDADE; USO DE ADUBOS E IRRIGAÇÃO.

AGRICULTURA MODERNA É A AGRICULTURA TÍPICA DE PAÍSES DESENVOLVIDOS, COMO OS ESTADOS UNIDOS E OS PAÍSES DA EUROPA OCIDENTAL.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: USO DE SEMENTES SELECIONADAS; PEQUENA MÃO-DE-OBRA; USO INTENSIVO DE MÁQUINAS; TÉCNICAS MODERNAS E CARÁTER EMPRESARIAL.

A AGRICULTURA DOS ESTADOS UNIDOS, A MAIS DESENVOLVIDA DO MUNDO, ORGANIZA SUA PRODUÇÃO EM GRANDES FAIXAS OU CINTURÕES AGRÍCOLAS (BELTS), ESPECIALIZADO NO CULTIVO DE DETERMINADOS PRODUTOS (TRIGO, MILHO, ALGODÃO, LEITE E PRODUTOS SUBTROPICAIS).

GRANDES PROPRIEDADES, MÃO-DE-OBRA FAMILIAR E ALTA MECANIZAÇÃO CARACTERIZAM OS CINTURÕES AGRÍCOLAS NORTE AMERICANOS – UM SISTEMA CONTROLADO PELO AGROBUSINESS

PLANTATION É O SISTEMA AGRÍCOLA TÍPICO DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS, UTILIZADO AMPLAMENTE DURANTE A COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁFRICA, AMÉRICA E ÁSIA.

CARACTERÍSTICAS: LATIFÚNDIO (GRANDE EXTENSÃO RURAL); MONOCULTURA (1 SÓ PRODUTO) MÃO-DE-OBRA BARATA E DESQUALIFICADA; OBJETIVO PARA EXPORTAÇÃO

PRINCIPAIS PRODUTOS CULTIVADOS EM PLANTATION CANA-DE-AÇÚCAR CACAU

A BIOTECNOLOGIA E OS GRANDES GRUPOS ECONÔMICOS DA AGROPECUÁRIA A AGRICULTURA E A PECUÁRIA MOVIMENTAM UM IMPORTANTE MERCADO CONTROLADO POR CONGLOMERADOS E HOLDINGS TRANSNACIONAIS.

MAIORES GRUPOS TRANSNACIONAIS NO RAMO DE ALIMENTOS UNILEVER PAÍSES BAIXOS REINO UNIDO NESTLÉ SUÍÇA DANONE FRANÇA ANDERSON CLAYTON EUA CAMPBELL EUA

FABRICA NESTLE

A AGRICULTURA DE PRECISÃO PERMITE FAZER O MAPEAMENTO DA ÁREA PLANTADA, INDICANDO ONDE É PRECISO CORRIGIR O SOLO. ISSO É FEITO PELO USO DE SENSORES CONECTADOS A SATÉLITES E TRATORES EQUIPADOS COM GPS, QUE ENVIA E RECEBE SINAIS DE SATÉLITES, O QUE PERMITE FAZER UM LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO DA LAVOURA.

É A BIOTECNOLOGIA, RESPONSÁVEL PELOS ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGM) OU TRANSGÊNICOS, QUE TANTAS POLÊMICAS E PROTESTOS TÊM CAUSADO.

AS PLANTAS TRANSGÊNICAS SÃO ASSIM CHAMADAS PORQUE RECEBEM UM OU MAIS GENES DE OUTRO ORGANISMO PARA GANHAR CARACTERÍSTICAS SUPOSTAMENTE CAPAZES DE MELHORAR SEU DESEMPENHO PRODUTIVO E SUA RESISTÊNCIA A PRAGAS E DOENÇAS.

EM 1999, OS PAÍSES QUE POSSUÍAM MAIOR ÁREA CULTIVADA COM TRANSGÊNICOS ERAM: ESTADOS UNIDOS, ARGENTINA E CANADÁ.

A BIOTECNOLOGIA AUMENTARÁ MAIS AINDA AS DIFERENÇAS ENTRE AGRICULTORES DE PAÍSES RICOS E DE PAÍSES POBRES, PORQUE SUAS PATENTES ESTÃO NAS MÃOS DE GRANDES TRANSNACIONAIS.