DIVIDINDO PERCEPÇÕES Pesquisa participativa de avaliação da Teia Rural dos Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Realização: Pontão da ECO/UFRJ,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
FASE - Conv. 060/2007 SEAGRI SUAF
Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
PROGRAMA DE ARTE, CIÊNCIA E CULTURA DA UFRJ
III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.
em Educação em Direitos Humanos
SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
Metodologia Científica
Cronograma de Trabalho Orgalent-e
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Segmentação de Mercado Prof. Jorge Henrique França
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI
Quantitativa e Qualitativa Marketing/Produto/Serviço
Definição e critérios de elaboração
PERCEPÇÃO A IMPACTOS FERROVIÁRIOS Aurélia Hermínia Castiglioni
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Disciplina: Prática Profissional II
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
sEMINÁRIO A PARTICIPAÇÃO E A ATITUDE DO JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO
A Importância da Educação Continuada
Disciplina: Prática Profissional II
Instrumentos de Avaliação: EXEMPLOS
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
ATIVIDADES CIENTÍFICAS
PROMOÇÃO DA INCLUSÃO PRODUTIVA DE JOVENS
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: Roraima RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Administração de Marketing II Profª. Drª. Louise Lage.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Tema do Projeto A sistematização dos cálculos da matemática financeira nos principais Sistemas do Banco do Nordeste.
10a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 09 de junho de 2011.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
METODOLOGIA DE PESQUISA
COMO ELABORAR QUESTIONÁRIOS
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
FÓRUNS DE CIDADANIA E POLÍTICA O que é política? Como participar exercendo nosso papel na democrácia? Como votar com informação e responsabilidade? Público.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
Disciplina: Prática Profissional II
ROSETA: ARCABOUÇO COMPUTACIONAL PARA CONSTRUÇÃO DE CRIVOS DE AUXÍLIO À AVALIAÇÃO COGNITIVA ATRAVÉS DE JOGOS PSICOPEDAGÓGICOS Aluno: André Luiz Antunes.
GRUPO: Fabíola Vieira, Aline Damasceno e Alex Santos
Comissão de EJA de Alagoas
I Encontro Cultural da Rede FAETEC
Nome do Aluno Nome do (s) Orientador (es) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACE – ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUCRS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
Definição de pesquisa:
Introdução ao Trabalho Científico
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Equipe responsável pela produção
CIDADANIA– 2ª Reunião - 26/08/2011 COORDENAÇÃO PARA POVOS TRADICIONAIS E POPULAÇÕES RURAIS.
3ª Conferência Nacional de Juventude
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
14 de Agosto de Conceito O Fleury está organizando pela 6ª vez consecutiva, o Desafio Fleury de Medicina e Saúde, uma gincana divertida entre os.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
TERRITORIALIZAÇÃO.
Questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto. Para se elaborar um.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO FELIZ / SP CENTRO DE CONVIVÊNCIA AMPLIANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA IDADE.
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Prof. Dr. Roberto Morais.
Elaboração de um Projeto de Pesquisa 1.ESCOLHA DO TEMA (PROBLEMA) Momento onde é feita a apresentação da idéia que você pretende desenvolver em sua.
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
Transcrição da apresentação:

DIVIDINDO PERCEPÇÕES Pesquisa participativa de avaliação da Teia Rural dos Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Realização: Pontão da ECO/UFRJ, Panorama da Dança, e Núcleo de Informação, Conhecimento e Atitude - ICA.

JUSTIFICATIVA Conscientes da responsabilidade que é a missão de organizar a Teia Rural dos Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, diante de desafios, como o contraste entre os limites de recursos públicos para realização e a riqueza da diversidade cultural, social, étnica, estética, territorial, etc dos Pontos de Cultura, a comissão de organização concluiu da necessidade de avaliar o evento e convidou à antropóloga Marcella Camargo para contribuir na realização de uma pesquisa participativa, para Dividir Percepções, medir acertos e erros, e sistematizar informações geradas pelo encontro de Pontos de todo o estado..

OBJETIVOS GERAL:. Avaliar a Teia Rural através de uma pesquisa/ação participativa ESPECÍFICOS:. Traçar o Perfil representantes das instuições paticipantes. Levantar e sistematizar informações sobre as linguagens culturais e/ou artísticas, o(s) público(s) alvo(s), eas atividades desenvolvidas agentes culturais que fazem parte da rede dos Pontos de Cultura. Avaliar cada um dos aspectos da produção do evento, agenda, pauta, mesas, organização em geral, alimentação e acomodações.. Realizar uma pesquisa participativa no assunto

METODOLOGIA De forma sistemática agentes e instituições participaram da elaboração e do desenvolvimento desta pesquisa ação. Fernando, Marjorie, Edu, Aline, Felipe, Marília, Geraldo, Sandra, Isa, Olívia, Rogério. Durante a Teia, foi elaborado de forma coletiva um questionário estruturado com perguntas de múltipla escolhas e dissertativas, aprovado previamente pela comissão, e auto respondidos no dia de encerramento da Teia Rural. A codificação das perguntas abertas e a análise dos dados foram realizados coletivamente e o processamento de dados foi gerado pelo ICA..

PERFIL RESPONDENTES

FUNÇÕES EXERCIDAS

SEXO E IDADE Total: 50 Os homens participantes são mais jovens que as mulheres

ESCOLARIDADE

PERFIL DOS PONTOS

TERRITÓRIOS

REGIÕES Base = 50

AVALIAÇÃO

PARTICIPAÇÃO NA TEIA Base = 50

PRODUÇÃO DO EVENTO Base = 50

DEBATES/MESAS/ENCONTROS Pertinente aos Pontos, contribuirá para melhorar as nossas atividades Pertinente, mas não foi bem conduzidos pelos(as) facilitadores(as) Não é pertinente %% História e Memória dos Pontos Conversa com o MinC --- Redesenho Programa SEC 41-- Cultura e Educação2950 Cultura e Saúde Total Encontro Museologia Social35-- Cultura e Catástrofes Naturais5-- Pontos de Cultura Rurais15--- Pesquisas do Cultura Viva25-- CPF da Cultura20-- Total20 - -

MAIORES DIFICULDADES DOS PONTOS DE CULTURA

MAIORES DESAFIOS DOS PONTOS DE CULTURA

TEMAS PARA SEREM ABORDADOS NOS PRÓXIMOS ENCONTROS DE PONTOS DE CULTURA

SUGESTÕES PARA MELHORES TEIAS