Coordenação das Pesquisas Agropecuárias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Estatísticas Econômicas
Advertisements

Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Avaliação do Plano Plurianual
PARIS 21 SAN SALVADOR 7 – 9 DE MAIO DE 2003
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
A Gestão Social pode ser vista como...
Senarc: atribuições institucionais
PLANO DE GESTÃO.
Câmara Municipal de Belo Horizonte
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Economia da Cultura no Brasil: Sistema de Informações e Indicadores Culturais e Conta Satélite de Cultura no Brasil Diretoria de Pesquisas Coordenação.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PLANEJAMENTO INTEGRADO LEVANTAMENTO DE ATIVOS DEMANDAS PRIORITÁRIAS
Identificação de Demandas Prioritárias Para Atuação da Rede Nacional de QP&C Qualidade, Produtividade e Competitividade Integração e Sinergia Rio de Janeiro,
Quem somos O que fazemos Slide 1
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
INDICES DE PREÇOS AGRICOLAS IBRE - FGV
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Ministério da Cultura.
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento AGOSTO/2006 DADO ÚNICO DE SAFRA.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
José Alberto Ribeiro Carvalho
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Diretoria de Pesquisas Coordenação de Agropecuária- COAGRO CONFEST – 2006 Atualização de cadastro de produtores agropecuários com fontes externas ao IBGE.
Dado Único de Safra Flavio Pinto Bolliger Coordenação de Agropecuária Diretoria de Pesquisas VI CONFEST Rio de Janeiro – RJ – 23/08/06.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
O IBGE e as pesquisas agropecuárias
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Banco de Dados Públicos IBGE.  IBGE -  Economia  Agropecuária  Censo Agropecuário  Banco de metadados  Processo: Produção da Extração.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Comissão de EJA de Alagoas
Antecedentes da padronização Antecedentes da padronização Enfoque da Produção de Estatísticas Enfoque da Produção de Estatísticas.
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
A Produção de Estatísticas Oficiais
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
PROGRAMA DE FORTALECIMENTO e NIVELAMENTO - FEDERAÇÃO/SENAR
Uma Escola do Tamanho do Brasil
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
A EXPERIÊNCIA DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Coordenação das Pesquisas Agropecuárias Wasmália Bivar Diretora de Pesquisas do IBGE II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais Econômicas e Territoriais V Conferência Nacional de Estatística – CONFEST

V Conferência Nacional de Estatística – CONFEST O objetivo da V CONFEST é o de consultar e mobilizar os produtores e usuários de informações, incluindo instituições governamentais, institutos de pesquisa, organizações não governamentais, associações científicas, bem como técnicos e pesquisadores interessados na produção, disseminação e utilização de informações estatísticas na definição dos rumos do sistema estatístico nacional.

Missão Institucional do IBGE “Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”.

Sistema de Coordenação Estatísticas Agropecuárias

Objetivos CEPAGRO - elaborar um plano único das estatísticas agropecuárias e acompanhar a execução e proceder ao controle e avaliação das estatísticas agropecuárias nacionais GCEA e demais organismos - fornecer apoio técnico e cooperação, necessários à implantação e execução do referido plano

Atuação CEPAGRO - elaborar um plano único das estatísticas agropecuárias e acompanhar a execução e proceder ao controle e avaliação das estatísticas agropecuárias nacionais GCEA e demais organismos - fornecer apoio técnico e cooperação, necessários à implantação e execução do referido plano

Atuação O sistema vem cumprindo o relevante papel de promover a interlocução, interação e cooperação entre os órgãos envolvidos na obtenção e validação das estimativas conjunturais de safra agrícola e demais estatísticas oficiais da agropecuária. Vêm periodicamente examinando, discutindo e aprovando proposições de mudanças metodológicas nas pesquisas agropecuárias, limitando-se àquelas conduzidas pelo IBGE.

Composição CEPAGRO - 3 representantes do Ministério da Agricultura e Abastecimento e 3 representantes do IBGE, sendo presidida pelo Diretor de Pesquisas do IBGE. IBGE instituiu a Comissão Consultiva do Censo Agropecuário em 2001

Sistema de Informações A principal fonte das estatísticas agropecuárias é o censo As estatísticas contínuas da agropecuária, restringem-se aos agregados econômicos da produção, com estimativas conjunturais sobre a safra agrícola, estoques e indicadores da atividade Produzem informações anuais da atividade agrícola, pecuária e extrativa vegetal, por município.

O PGIEG em vigor inclui Censo Agropecuário, Pesquisas de Estoques, Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), Pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM), Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), Pesquisa da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS), Pesquisa de Previsão e Acompanhamento de Safras Agrícolas (PREVS), Pesquisa Especial da Soja, Pesquisa Mensal do Abate de Animais (ABATE), Pesquisa Mensal do Leite (LEITE), Pesquisa Anual do Couro (COURO), Pesquisa de Produção de Ovos de Galinha (POG), Índice de preços recebidos pelos produtores rurais - IPR, do Índice de preços pagos pelos produtores rurais - IPP, e dos Preços médios de arrendamentos, vendas de terras, salários, empreitadas e transportes, sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas.

Alterações do PGIEG continua as pesquisas do ABATE, LEITE E COURO e PPM foram reformuladas, com as três primeiras tornadas trimestrais, e a PREVS e a Pesquisa Especial da Soja foram descontinuadas

Necessidades atuais Coordenação e integração Aprimoramento da produção atual Perspectivas futuras

Necessidades atuais coordenação e integração Dar continuidade ao trabalho de avaliação técnica e consertação entre o Ministério da Agricultura e o IBGE, consolidados no Plano Básico Nacional de Aperfeiçoamento de Estatísticas Agropecuárias de 1969 e no Plano Único de Estatísticas Agropecuárias de 1972. Ampliar a composição e rever os objetivos das instâncias Conduzir de modo mais apropriado as tarefas que se impõe de avaliação de planejamento e coordenação da produção de estatísticas agropecuárias. Tornar efetiva as atribuições de cada instância envolvida na produção do sistema

Necessidades atuais Aprimoramento da produção atual Aumentar a harmonização das estatísticas existentes Através de procedimentos uniformes e de supervisão, avaliação e análise, dar maiores garantias de qualidade Ampliar as articulações institucionais Diagnóstico da produção atual

Necessidades atuais Perspectivas futuras Através da ampliação das articulações institucionais e coordenação mais efetiva do sistema: Evitar lacunas e duplicações Criação de sistema harmonizado, comparável e coerente Ampliar a cobertura temática e aumentar a abrangência Tornar mais eficiente o uso dos recursos e aperfeiçoar o desenvolvimento de recursos humanos Ampliar a utilização e utilidade da estatística

Necessidades atuais Perspectivas futuras Permanece a situação de que dispõe-se unicamente de informações individualizadas sobre agropecuária oriundas dos censos e a base de nossas estatísticas agropecuárias contínuas segue sendo as pesquisas municipais de caráter subjetivo. Persiste a demanda por alternativas de maior precisão permanece. Uma manifestação clara e atual dessa demanda é, por exemplo, a iniciativa Projeto GeoSafras conduzido pela Conab e diversos parceiros, que busca alternativas metodológicas para aprimorar a previsão e estimativa de safra agrícola.

Necessidades atuais Perspectivas futuras Novo PGIEP deve contemplar questões metodológicas e operacionais, determinando ações voltadas à melhoria da qualidade das estatísticas agropecuárias. Dentre elas, destaca-se a insuficiente integração entre as pesquisas estatísticas e o censo agropecuário Inexistência de mecanismos de interação com registros administrativos visando, ao menos, as imprescindíveis atualizações cadastrais

Necessidades atuais Perspectivas futuras Lacunas temáticas: não se dispõe de levantamentos que completem as informações sobre os agregados econômicos que permitam acompanhar mudanças na estrutura produtiva da agropecuária nem sobre temas específicos: irrigação, perdas pós-colheita, consumo intermediário da agropecuária

Mesas – V CONFEST Sistema de estatísticas agropecuárias Prospecção de temas para aprofundamento em pesquisas amostrais com base no cadastro do censo agropecuário Índice de Preços ao Produtor: Preço Agrícola e IPP agropecuário Censo Agropecuário 2006 e o Programa Mundial 2010 Pesquisas Agropecuárias por amostragem probabilística Uso de Sensoriamento Remoto em Estatísticas Agropecuárias Atualização de cadastro de produtores agropecuários com fontes externas ao IBGE

Proposta de trabalho após V CONFEST Sendo a CEPAGRO o forum central seja para planejamento seja para consertação dos interesses envolvidos, considera-se que sua atual composição é limitada, a começar por não prever participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Além disso, caberá também constituir grupos de trabalho específicos, reunindo especialistas capazes de fazer frente às tarefas antes mencionadas.