Intervenção com Grupos Grandes Abordagem Sistémica à Mudança Organizacional As intervenções mediante o uso de grandes grupos são formas colaborativas de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

Preparação e apresentação do relatório
Rational Unified Process
PETI Planejamento Estratégico de TI
Administração Estratégica
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Planeamento Temporal e Monitorização do Projecto de SW
Unified Modeling Language (UML) - Modelação da Arquitectura -
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
Cronograma de Trabalho Orgalent-e
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 02
SEPG Conference ´97.
Unidade de Capacitação Empresarial
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa
INCUBADORA REGIONAL DE PROJETOS Geração de projetos colaborativos, a partir de fóruns temáticos, tendo em vista o desenvolvimento de regiões ou setores.
Planejamento e controle de Projetos
PASSAR DAS IDEIAS À PRÁTICA A INCUBADORA REGIONAL DE PROJETOS
3º Seminário Nacional de Gestores de Cultura, Esporte e Lazer APRESENTAÇÃO DR PARANÁ Em fevereiro de 2010 o SESI/PR iniciou as ações do projeto Gestão.
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
Plano de Desenvolvimento da Escola
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Enterprise Architecture Validation Edgar Nunes Diogo LopesGrupo 1 Francisco Santos.
SCRUM Equipe Amauri Cleverson Daiane Mauri Mauricio.
Formação em liderança facilitadora Grupos pequenos
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
ACESSO A BASE DE DADOS.
Gerenciamento de Projetos
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Lucrando com a Gestão da Concessionária : Pensamento Enxuto e Descongelamento de Capital Francisco Trivellato XV Congresso Fenabrave.
Estrutura do Relatório 1.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
FORMAÇÃO EM LIDERANÇA FACILITADORA GRUPOS GRANDES – NÍVEL II 1 A APGICO FORNECE-LHE FORMAS SIMPLES DE OBTER O RENDIMENTO MÁXIMO EM GRUPOS GRANDES (ENTRE.
O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Beatriz E Murilo Hallgren
Terapia comportamental
Conferência Municipal de Educação
INTERVENÇÃO COM GRUPOS GRANDES ABORDAGEM SISTÉMICA À MUDANÇA ORGANIZACIONAL 1 AS INTERVENÇÕES MEDIANTE O USO DE GRUPOS GRANDES CONSTITUEM FORMAS COLABORATIVAS.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Engenharia de Software
FERRAMENTAS DE MARKETING
Capítulo 8: Implementando SAD orientado a grupo
O BOTICÁRIO É uma loja de venda direta ao consumidor. Seu produto, muito conhecido, é composto por um portfólio de cosméticos de variados tipos e qualidade.
(Notas João Filipe Matos, 2004)
5 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Alunos: Cloves Teixeira Nascimento Fernanda Souza de Oliveira
Empreendedorismo ________________________________________
A ESCOLA DO DESIGN Professor(a): Débora Raquel Acadêmicos: Fabíola Passos Truppel Manuella Dagostim.
REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO ARTÍSTICA
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
AS PERSPECTIVAS DE VALOR DO BSC
Sistemas Monetários e Financeiros
Técnicas de Racionalização de Processos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico:
Gestão Estratégica de Negócios
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Reunião de Partilha CSTL /RHIVA 2014 Reduzindo o HIV nos Adolescentes Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
Transcrição da apresentação:

Intervenção com Grupos Grandes Abordagem Sistémica à Mudança Organizacional As intervenções mediante o uso de grandes grupos são formas colaborativas de utilização de práticas e processos, destinadas a criar alinhamento de gestão entre a direção estratégica e as componentes do sistema, tomadas no seu conjunto e numa só execução. 1

Se bem que existam muitas variedades e métodos, todos têm em comum o imperativo da inclusão e participação geral no processo de mudança A sua utilização tem sido generalizada a múltiplos tipos de organizações e situações, tais como O desenvolvimento organizacional, planeamento estratégico, construção da visão, definição dos valores, melhoria de processos, aprendizagem organizacional, relação com clientes e fornecedores, e formação de alianças colaborativas. 2

Os princípios são os seguintes: Os grupos são definidos como grandes grupos quando se torna impossível, para cada membro do grupo, manter o CONTATO VISUAL com os RESTANTES (superior a 30 participantes). Não existe NENHUMA pessoa ou grupo EM CONDIÇÕES DE compreender TODO O PUZZLE, mas cada um tem ALGUMAS DAS peças importantes para o quadro geral.. • Se todos trabalharem em conjunto para implementar a mudança, ELA vai acontecer mais rapidamente e de forma eficaz. 3

os métodos mais conhecidos de intervenção em grandes grupos incluem : 1) “search conference”: originalmente desenvolvido por Fred Emery e Eric Trist, na década de 1960, é um processo de planeamento altamente participativo e democrático, que capacita as organizações a identificar, criar e aprovar a estratégia mais desejada. normalmente envolve apenas 20-35 pessoas, sem stakeholders externos, concentrando cerca de um terço do tempo no planeamento de ações 4

os métodos mais conhecidos de intervenção em grandes grupos incluem : 2) FuturE SEARCH CONFERENCE: O objetivo desTas reuniões é ajudar a organização a encontrar um futuro ideal. O evento tÍpicO ESTÁ PROGRAMADO PARA 16 horas, durante três dias, e o tamanho ideal é de 64 pessoas (oito MESAS com oito participantes cada). OS AUTORES SÃO Marvin Weisbord e Sandra Janoff, parceiros na Future Search Associates, em FILADÉLFIA, reconhecidos especialistas neste método. 3) Modelo conferência: Este sistema integrado envolve até quatro EVENTOS SEPARADOS COM dois ou três dias de DURAÇÃO. usado para realizar umA REORGANIZAÇÃO TOP-DOWN, inclui uma conferência cliente/fornecedor, uma de visão, uma técnica e uma de design. 5

os métodos mais conhecidos de intervenção em grandes grupos incluem : 4) processo interativo em Grande Escala: Esta intervenção envolve grupos de tabelas “mix-and-match“, de oito a 10 pessoas e, geralmente, dura três dias. Danne miller recomenda usá-lo com grupos até 600 participantes, embora tenha usado com grupos muito maiores; 5) Reuniões EM Open-space: Este é o evento menos estruturado. O grupo reúne-se e, numa página em branco na parede, constrói a agenda onde os participantes são incentivados a proporcionar as suas próprias discussões E escrever o título da sua sessão, num dos muitos flip charts Da sala. 6

Veja a concretização do método APGICO numa aplicação no seminário 7

apgico@apgico.pt www.apgico.pt www.facebook.com@associacaoapgico 8 Contactos: Endereço: Rua José Fernandes Guerreiro, nº. 28, 1º. Dtº., 8100-598 Loulé. Tel: (+351) 289 093 327 Tlm: (+351) 912452794 apgico@apgico.pt www.apgico.pt www.facebook.com@associacaoapgico 8