Formação UCA- Portão-2012 Equipe CEPIC/NTE Gislaine Glaeser – Gigi – Giovana Vargas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criação NTE/Dourados/2010
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
CONTEXTO ATUAL. CONTEXTO ATUAL DESAFIOS Qual é o nosso papel, como professor (a) em uma sociedade em constantes transformações? 3.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Educação Digital.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
SEMINÁRIO SOBRE TUTORIAS NA UFRGS Reflexões a partir da experiência da Universidade Aberta do Brasil – Escola de Administração.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
PROJETO DE APRENDIZAGEM: INFORMÁTICA EDUCATIVA
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Contexto de Educação a Distância
QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DE APRENDIZAGEM EM SAÚDE.
Programa Proinfo Integrado
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DE QUEM PARTICIPA DO PROGESTÃO?
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
SEMINÁRIO “e-proinfo Educação sem distância”
Central de Apoio Tecnológico 23ª Coordenadoria Regional de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional Equipe: Marinez Forest Santos Nilva Michelon Edgar.
Informática na Educação
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
NOVA ANDRADINA. CONTEXTO ATUAL NOVA ANDRADINA DESAFIOSDESAFIOS •Qual é o nosso papel, como professor (a) em uma sociedade em constantes transformações?
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Josy Aparecida Santos de Souza.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
OBJETIVO GERAL Oportunizar a alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Curso de Especialização em Educação Infantil
“INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE VÍDEOS:
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Desenvolvendo Objetos de Aprendizagem Responsáveis pela Formação: Gislaine Barreto Glaeser – Multiplicadora do CEPIC Jorge da Silva Brandão – Multiplicador.
Programa de Formação para a Prática das Ciências na Educação Básica Desafio de.
São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação.
Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Campos de Experiências, Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil. 2014/2015 UFMG/UFSJ.
Didática da alfabetização
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
COORDENAÇÃO PROINFO ESTADO DE GOIÁS 3ª REUNIÃO TÉCNICA PROINFO INTEGRADO/2010 DIVINO ALVES BUENO – SEDUC CLÁUDIA CRISTINA DE LIMA PRESTES - UNDIME Brasília,
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de Ensino Superior (IES): UCA-UNICAMP.
Por Mônica Norris Ribeiro
EEEFM JERÔNIMO MILHOMEM TAVARES DIRETORA: ENEGINA GOMES BARRA DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR: LÚCIO OLIVEIRA DA CRUZ MUNICÍPIO: LIMOEIRO DO AJURU.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Escola Santiago Dantas 7º Vídeoconferência Formadora: Sandra Lima.
COORDENAÇÃO ESTADUAL DO CEARÁ GRUPO DE ORIENTADORES DO CEARÁ.
INSTITUTO FEDERAL PARANÁ
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
Transcrição da apresentação:

Formação UCA- Portão-2012 Equipe CEPIC/NTE Gislaine Glaeser – Gigi – Giovana Vargas Magali Rubiane Bauer

Módulos e Carga Horária 1-Apropriação Tecnológica – 40 h 2 – Web 2.0 – 32 h 3 – A Formação de professores na escola -32h 4 – A formação de gestores na escola –32h 5 – Projetos de Aprendizagem – 32 h 6 – Sistematização das ativ. na escola – 32h Total => 200 horas

Situação atual – março/2012 Situação atual – março/2012

Professores cursistas: 19 professores estão com os 3 módulos concluídos, e 124 horas concluídas 19 professores estão com os 3 módulos concluídos, e 124 horas concluídas 7 professores com atividades em haver 7 professores com atividades em haver 9 professores (relocados de escola) 9 professores (relocados de escola) Total = 35 professores

O desenvolvimento dos módulos está ocorrendo concomitantemente O desenvolvimento dos módulos está ocorrendo concomitantemente Horas desenvolvidas – 124 horas + 8h- blogs=132h Horas desenvolvidas – 124 horas + 8h- blogs=132h Faltam – 68 horas Faltam – 68 horas 19 horas – (encontros presenciais em março-maio-agosto-outubro-dezembro- 2012) última segunda-feira do mês 19 horas – (encontros presenciais em março-maio-agosto-outubro-dezembro- 2012) última segunda-feira do mês 49horas – desenvolvimento de um projeto com a turma, com registro em um ambiente virtual ou multimídia + atividades EAD 49horas – desenvolvimento de um projeto com a turma, com registro em um ambiente virtual ou multimídia + atividades EAD

Próximos encaminhamentos: Projetos de Aprendizagem - Cada professor desenvolverá um P.A com a sua turma - O desenvolvimento desse P.A será registrado em um ambiente virtual (blog, pbworks) ou em uma ferramenta multímidia(impress, powerpoint, filme...)

Paralelamente faremos discussões e reflexões sobre Projetos de Aprendizagem no ambiente e-proinfo Paralelamente faremos discussões e reflexões sobre Projetos de Aprendizagem no ambiente e-proinfo A socialização dos projetos se dará nos meses de outubro e dezembro A socialização dos projetos se dará nos meses de outubro e dezembro

resenha-transgressao-e-mudanca-na-educacao-os- projetos-de-trabalho-fernando-hernandez resenha-transgressao-e-mudanca-na-educacao-os- projetos-de-trabalho-fernando-hernandez resenha-transgressao-e-mudanca-na-educacao-os- projetos-de-trabalho-fernando-hernandez resenha-transgressao-e-mudanca-na-educacao-os- projetos-de-trabalho-fernando-hernandez

"....entende-se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas" (MACHADO, 2000). "....entende-se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas" (MACHADO, 2000).MACHADO

Projetos de Aprendizagem Tema Tema Questão investigativa Questão investigativa Certezas Provisórias Certezas Provisórias Dúvidas Temporárias Dúvidas Temporárias Estratégias Estratégias