COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Advertisements

- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
PROGRAMAÇÃO PACTUADA INTEGRADA Secretaria de Estado da Saúde
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
PROJETO SUPORTE Projeto de Estruturação e Qualificação dos Serviços Pré-existentes de Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação Pós-operatória no âmbito.
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
PROJETO OLHAR BRASIL BASES LEGAIS:
(NOME DO MUNICÍPIO) Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação/SUS
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Política Estadual de Regulação
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretário: Celso Brito Miranda
BRUMADO BRUMADO Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no Desenvolvimento dos Processos de Trabalho que Garantam a Regulação. Oficina de Apoio Técnico.
COORDENAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE REGULAÇÃO, CONTROLE, AVALIAÇÃO E AUDITORIA - CSMRCAA SMS- G São Paulo 2011.
Contribuição da Tecnologia da Informação
Regulação ASSISTENCIAL – SUS
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
REDE DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA N.º 01/2008 INQUÉRITO CIVIL N.º 003/2007 Itana Viana MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE DEFESA.
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Tema: Encaminhamento de pacientes ao Exterior
Paulo de Tarso Monteiro Abrahão
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ENTORNO SUL.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
Prof. Miriam Vieira Goiânia , 02 de setembro de 2011
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
Regionalização Solidária.
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Fórum experiências exitosas em 2013
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
FLUXO DE ACESSO – IV GERES
O Sistema único de saúde
Ambulatório Médico Especializado
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
NOAS.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBULATÓRIOS INTERMEDIÁRIOS NO ÂMBITO DA LINHA DO CUIDADO DA OBESIDADE E SOBREPESO
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
REGULAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA: GESTÃO DAS FILAS DE ESPERA
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
GERÊNCIA DOS COMPLEXOS REGULADORES - GECOR SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS E REGULAÇÃO - SUR CNRAC - Central Nacional de Regulação da Alta.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Orientações e fluxo para contratualização dos Filantrópicos Unidade Hospitalar PT GM/MS Gestor Municipal de Saúde Interesse em comum Estudar em conjunto:
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Transcrição da apresentação:

COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação do acesso à assistência, de maneira sistemática, buscando adequar a oferta dos serviços de saúde em seus diferentes níveis de complexidade, à demanda que mais se aproxima das reais necessidades da população. . Os Complexos Reguladores podem ter abrangência estadual municipal, regional ou nacional, devendo esta abrangência e respectiva gestão, serem pactuadas em processo democrático e solidário, entre as três esferas de gestão do SUS.”

Objetivos do Complexo Regulador Fazer a gestão da ocupação de leitos e agendas das unidades de saúde; Absorver ou atuar de forma integrada aos processos autorizativos; Efetivar o controle dos limites físicos e financeiros; Estabelecer e executar critérios de classificação de risco e demais critérios de priorização; Executar a regulação médica do processo assistencial.

COMPLEXOS REGULADORES ESTRUTURA FUNCIONAL COMPLEXO REGULADOR CENTRAL DE REGULAÇÃO DE URGÊNCIAS CENTRAL DE REGULAÇÃO DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES CENTRAL DE REGULAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES Para os CR Estaduais: CENTRAL ESTADUAL DE REGULAÇÃO DA ALTA COMPLEXIDADE - CERAC COORDENAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A REGULAÇÃO INFORMATIZAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE

CARACTERÍSTICAS DAS AÇÕES REGULADORAS REGULAÇÃO DAS URGÊNCIAS REGULAÇÃO DE CONSULTAS REGULAÇÃO DE EXAMES REGULAÇÃO DE TERAPIAS REGULAÇÃO DE CIRURGIAS, PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS REGULAÇÃO DE LEITOS, INTERNAÇÕES E PROCEDIMENTOS HOSPITALARES ROTINAS: CONTROLE DE LEITOS E AGENDAS CONTROLE DE LIMITES FÍSICOS E ORÇAMENTÁRIOS CONTROLE DOS FLUXOS DE REFERÊNCIA AUTORIZAÇÃO PRÉ E PÓS FATO E EXTRAS ENCAMINHAMENTO DAS URGÊNCIAS COMUNICAÇÃO COM OS USUÁRIOS REGULAÇÃO MÉDICA, PROTOCOLOS, PRIORIZAÇÃO

ABRANGÊNCIA DO COMPLEXO REGULADOR COMPLEXO REGULADOR ESTADUAL: Gestão e gerência da Secretaria de Estado da Saúde, regulando o acesso às unidades de saúde sob gestão estadual e a referência interestadual e intermediando o acesso da população referenciada às unidades de saúde sob gestão municipal, no âmbito do estado.

ABRANGÊNCIA DO COMPLEXO REGULADOR COMPLEXO REGULADOR REGIONAL Gestão e gerência da Secretaria de Estado da Saúde, regulando o acesso às unidade de saúde sob gestão estadual e intermediando o acesso da população referenciada às unidades de saúde sob gestão municipal, no âmbito da região, e a referência inter-regional, no âmbito do estado.

ABRANGÊNCIA DO COMPLEXO REGULADOR COMPLEXO REGULADOR REGIONAL Gestão e gerência compartilhada entre a SES e as SMS que compõem a região, regulando o acesso da população própria e referenciada às unidades de saúde sob gestão estadual e municipal, no âmbito da região, e a referência inter-regional, no âmbito do estado.

ABRANGÊNCIA DO COMPLEXO REGULADOR COMPLEXO REGULADOR MUNICIPAL Gestão e gerência da SMS, regulando o acesso da população própria às unidades de saúde sob gestão municipal, no âmbito do município, e garantindo o acesso da população referenciada, conforme pactuação.

ABRANGÊNCIA DO COMPLEXO REGULADOR IV- COMPLEXO REGULADOR NACIONAL: Central Nacional de Regulação da Alta Complexidade – CNRAC – Regular o fluxo da referência interestadual de pacientes que necessitam de assistência hospitalar de alta complexidade, em caráter eletivo, desde que haja ausência de oferta de serviços em seu estado de residência ou com insuficiência avaliada e comprovada, garantindo o acesso e o financiamento extra-teto dos procedimentos realizados e contemplados pela CNRAC. As especialidades hoje reguladas pela CNRAC são: Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Neurologia e Gastroplastia.