APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
POWER POINT.
Tecnologia da Informação e a Sociedade
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
Princípios da Telefonia
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Contexto de Educação a Distância
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL I Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 01
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
Produção do conhecimento em EAD
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Informática na Educação
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
ALEXANDRA ALINE VERA.
Sou o que sou pelo que nós somos
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃO e-proinfo
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Aluno a Distância e suas Necessidades
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Tecnologias da Informação e Comunicação
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Revisão de Literatura.
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca Ambiente AulaNet.
Multimídia e Comunicação Educativa
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
DA CRIAÇÃO DA INTERNET AOS RECURSOS ABERTOS  Christiane Elany Britto de ARAÚJO (USP-PG)   II JORNADA.
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Introdução às T.I.C. Conceitos básicos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação Tipos de software e programas de aplicações informáticas.
Transcrição da apresentação:

APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS Grupo - Tema 4 Carla Juliana Mariana Carvalho Sinval Carvalho Thalis Rosa Débora Laurino Maçada Ana Vilma Tijiboy

TELEMÁTICA é a COMUNICAÇÃO à distância de um conjunto de serviços  INFORMÁTICOS  fornecidos através de uma rede de TELECOMUNICAÇÕES. Telemática é o conjunto de tecnologias de transmissão de dados resultante da junção entre os recursos das telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas,etc.) e da informática (computadores, periféricos, softwares e sistemas de redes), que possibilitou o processamento, a compressão, o armazenamento e a comunicação de grandes quantidades de dados (nos formatos texto, imagem e som), em curto prazo de tempo, entre usuários localizados em qualquer ponto do planeta.

O objetivo do tema é apresentar uma crítica ao modelo de educação cooperativa nos ambientes telemáticos.

Evolução das tecnologias no campo da comunicação e informática. Transformação na forma das pessoas relacionar-se. A educação e as novas tecnologias. Mudança de paradigmas na educação.

Era Digital - da Informação Paradigma antigo Era Industrial Novo Paradigma Era Digital - da Informação Conhecimento Transmissão do professor para o aluno Construção coletiva pelos estudantes e professor Estudantes Passivos, “caixas vazias a serem” preenchidas pelo conhecimento do professor. Recebem ordens Ativos, construtores, descobridores transformadores do conhecimento. Tomam decisões Objetivo do professor Classificar e selecionar os alunos Desenvolver os talentos dos alunos Relações Impessoal entre estudantes e entre professor e estudante Pessoal entre os estudante e entre professor e estudantes Contexto Aprendizagem competitiva, individualista. Informação limitada Aprendizagem cooperativa e equipes cooperativas de professores, infinidade de informação Concepção de Educador (pressupostos) Qualquer um pode ensinar Ensinar é complexo e requer considerável formação

Relações baseadas em cooperação Processo de interação social baseado nas novas tecnologias.

INTERAÇÃO SÍNCRONA Acontece em tempo real os componentes estão ligados em rede e comunicam-se em tempo real. Avó Neto

INTERAÇÃO ASSÍNCRONA Não acontece em tempo real, os componentes não necessariamente precisam estar ligados em rede. Como exemplo temos o e-mail.

Interação um para todos . Interação um para um. A comunicação ocorre apenas entre dois indivíduos, podendo ser síncrona e assíncrona. Interação um para todos . A comunicação é feita de um usuário para vários receptores, podendo ser síncrona e assíncrona. Interação do tipo todos para todos. Neste tipo de comunicação todos se comunicam entre si, podendo ser síncrona e assíncrona.

Conceito de cooperação - é uma relação baseada na colaboração entre indivíduos ou organizações, no sentido de alcançar objetivos comuns.

Funcionamento Heterárquico. Ensino ou Educação a Distância – EAD Impulso com o desenvolvimento da telemática. Funcionamento Heterárquico. Aprendizagem em Ambientes Cooperativos na Internet elementos essenciais: Postura cooperativa Estrutura do Ambiente

Postura Cooperativa deve derivar: Colaboração Tomada de decisão em grupo Reflexão individual/social Tolerância e convivência com as diferenças Consciência Social Construção de uma inteligência coletiva Ações conjuntas e coordenadas

Estrutura do Ambiente. É o elemento estrutural que permite o funcionamento do sistema cooperativo de ensino a distância. É composto pelo conjunto de tecnologias da telemática como redes, computadores, softwares, eletrônicos, etc.

Relações Heterárquicas no ambiente. Pressupõem uma relação dialógica de decisão não verticalizada, mas ordenada pela maioria. Essa é a melhor opção de trabalho nos ambientes virtuais, entretanto o grupo pode decidir adotar um estrutura de comando verticalizada.

Qual o melhor sistema o presencial ou o virtual? Vamos debater Vantagens e desvantagens do ensino a distância via sistema de telemática? Qual o melhor sistema o presencial ou o virtual? O sistema virtual de educação - EAD é o modelo que formará o profissional do futuro?