PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Porque ensinar Ciências na Escola?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Programa de Ética e Cidadania
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
Departamento de Educação Continuada
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
A Escola e as Mudanças Sociais
Quadro síntese comparativo das principais diferenças entre os modos de organização do processo de ensino/aprendizagem utilizados até hoje.
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Perfil do Profissional
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Sandra Escovedo Selles Fac. de Educação da UFF – SBEnBio
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
REGISTROS.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Profa. Reane Franco Goulart
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
História nas atuais propostas curriculares
Tendência Progressista Libertadora
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Prof. José Roberto Medina
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Construindo a cultura educacional inclusiva
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
TEMAS TRANSVERSAIS.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Matriz de avaliação processual
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS CURRÍCULO RIZOMÁTICO, PESQUISA e CONTEÚDOS Princípios e Características a relação; o diálogo; a pesquisa por problemáticas; o aprender; o interesse e a necessidade dos alunos; o conhecimento e sua socialização; o processo; a formação continuada; a avaliação processual; o respeito; a solidariedade; a autonomia; a politicidade; a responsabilidade e o compromisso social; o planejamento coletivo amplo; o paradoxal; o complexo; as multiplicidades; as singularidades; a sustentabilidade do planeta... PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS CONTEÚDOS Conceituais, Factuais Procedimentais Atitudinais CURRÍCULO EMERGENTE RIZOMÁTICO PESQUISAS Próximo à realidade Seu interesse Precisa dar resposta

a relação; o diálogo; a pesquisa por problemáticas; o aprender; o interesse e a necessidade dos alunos; o conhecimento e sua socialização; o processo; a formação continuada; a avaliação processual; o respeito; a solidariedade; a autonomia; a politicidade; a responsabilidade e o compromisso social; o planejamento coletivo amplo; o paradoxal; o complexo; as multiplicidades; as singularidades; a sustentabilidade do planeta...

Quais as principais causas do aumento do desemprego no Brasil nos últimos quatro anos? Por que os jovens estão procurando as drogas ilícitas? Como se cultiva o cogumelo? Por que o sistema de transporte de Florianópolis ainda apresenta diversos problemas como o do preço abusivo da passagem e superlotação? Por que não tem um centro de triagem e lixo na comunidade da Vila União? Por que ocorrem tantas mortes no trânsito de Florianópolis? Como surgiu a Vila União? Por que o caminhão do lixo seletivo não passa no bairro do Rio Vermelho? O que está sendo feito para tirar os animais da rua? Por que há tantas favelas no Brasil? Quais as causas e conseqüências do desmatamento no Brasil? Por que a ilha de Santa Catarina foi chamada de Ilha da Magia?

“Os parâmetros curriculares propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como um fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.” PCN vol. 1 p.51 “No entanto, qualquer que seja a linha pedagógica, professores e alunos trabalham, necessariamente, com conteúdos. O que diferencia radicalmente as propostas é a função que se atribui aos conteúdos no contexto escolar e, em decorrência disso, as diferentes concepções quanto à maneira como devem ser selecionados e tratados.” Idem

“Planejamento como um método de trabalho no qual os professores apresentam objetivos educacionais gerais, mas não formulam os objetivos específicos para cada projeto ou cada atividade de antemão. Em vez disso, formulam hipóteses sobre o que poderia ocorrer, com base em seu conhecimento das crianças e das experiências anteriores. Juntamente com essas hipóteses, formulam objetivos flexíveis e adaptados às necessidades e interesse das crianças, os quais incluem aqueles expressados por elas a qualquer momento durante o projeto, bem como aqueles que os professores inferem e trazem à baila a medida que o trabalho avança. Este tipo de planejamento é chamado por nós de CURRÍCULO EMERGENTE” “...a relação intrínseca entre as várias áreas do saber, representadas cada uma delas pelas inúmeras linhas fibrosas de um RIZOMA, que se entrelaçam e se engalfinham formando um conjunto complexo no qual os elementos remetem necessariamente uns aos outros e mesmo para fora do próprio conjunto.”

Por que há tantas favelas no Brasil? Urbananização Saneamento Fazer... Políticas Públicas O que são favelas? coletar Existe favela? Aonde? fichar Bnde selecionar Salário baixo Por que há tantas favelas no Brasil? debater Má distribuição da renda O que é Brasil? Falta de emprego Como assim tantas? Comparado com o que? Sempre foi assim? É só no Brasil que tem favela?

Como se cultiva cogumelos? Entrevistar especialista Divulgação do conhecimento tabelas porcentagem inibição Buscar fontes Composição Química? Compartilhar objetivo Valor Nutricional Uso de vídeos Temperatura escrita leitura Clima tropical subtropical comercialização resumir fungos países Custos O que são? Umidade Origem Como se cultiva cogumelos? problematizar produção debater cuidados compostagem Trufas Shitake Falar em público inoculação Que tipos? postura medicinais higiene Do Sol reprodução Representar teatralmente alimentícias Hifas Champignon Esporos espécies? micélio venenosas alucinógenas Planejar a pesquisa Pesquisar na Internet Estudar em grupo Operar computador Ouvir o outro Conhecer o outro

alunos - professores - comunidade Perguntas / Problemáticas Possíveis respostas Hipóteses Ações Reflexões Conclusões Finais Provisórias Relações Saberes Prévios Saberes Reconstruídos Comunicações Produções pessoas - pequenos grupos - grandes grupos - comunidade

CURRÍCULO RIZOMÁTICO, PESQUISA e CONTEÚDOS Princípios e características na mediação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos Núcleo Tapera 2005 José Manoel Cruz Pereira Nunes jmcpnunes@yahoo.com.br