PERFIL DOS FATORES E CONDUTAS DE RISCO CONTRIBUTIVOS PARA OS ACIDENTES DE TRÂNSITO Curitiba - 2012.

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PERFIL DOS FATORES E CONDUTAS DE RISCO CONTRIBUTIVOS PARA OS ACIDENTES DE TRÂNSITO Curitiba - 2012

Número de mortes por acidentes de trânsito, taxa de mortalidade por 100.000 habitantes e 10.000 veículos - 2010 a 2012 Fonte: Comitê de Análise de Acidentes de Trânsito – Projeto Vida no Trânsito

Número de mortes por acidentes de trânsito segundo trimestre – 2010 a 2012

Distribuição percentual das mortes no trânsito segundo usuário 2012 Fonte: SMS Curitiba

Número de mortes e taxa de mortalidade por atropelamento segundo faixa etária - 2012 O risco de morrer por atropelamento da população idosa de Curitiba (70 anos e mais) é 7 vezes maior do que o risco da população escolar (8 a 15 anos).

Atropelamento segundo tipo do veículo - 2012 Nº óbitos % Frota % Frota Automóvel 56 52,3 914398 70,0 Motocicleta 13 12,1 141421 10,8 Ônibus 12 11,2 12285 0,9 Caminhão 8 7,5 48073 3,7 Caminhonete 4 142842 10,9 Trem 3 2,8 46889 3,6 Bicicleta 1 1305908 100,0 Ignorado 10 9,3   Total 107 Veículo envolvido no atropelamento Distribuição da frota

Comitê de Análise dos Acidentes de Trânsito SAMU SMS SETRAN INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA SIATE BPTRAN DPRF BPRV Do total de 258 acidentes fatais (263 mortes), 183 ou 70,9% foram analisados JC-M12

Planilha Múltipla Pontos: 10 / 8 / 6 / 4 / 2 Pontos: 5 / 3 / 1 Acidentes Fatores de Risco   Condutas de Risco Proteção Inadequada Grupos de Vitimas Velocidade Álcool Infraestrutura Veículo Fadiga Visibilidade Drogas Celular/Fone ouvido/Fator de Distração Idade do pedestre Cond. Climáticas Habilitação Trans. local proibido Trans. local impróprio Mudança pista Distância entre veículos Desrespeito sinalização Converter/cruzar s/ dar preferência Evitabilidade/Direção defensiva Direção perigosa do motociclista Atitude imprudente do pedestre Capacete Cinto Proteção do ocupante Objetos laterais Atenção ao trauma Motociclistas (garupa) Pedestre Ciclistas Condutor veículo leve Passageiro veiculo leve Cond / passag. ônibus Cond / passag. veíc pesado Acid 1 Acid 2 Acid 3

Fatores e Condutas de Risco - 2012 FOCO Condutas FOCO Fonte: Comitê de Análise de Acidentes de Trânsito – Projeto Vida no Trânsito

Fatores Condutas Fonte: Comitê de Análise de Acidentes de Trânsito – Projeto Vida no Trânsito

O álcool foi fator de risco contributivo presente em 30,6% dos acidentes fatais e a velocidade em 35%. Usuário n. % Frota Taxa 100.000 veic Condutor de veículo leve 22 39,3 1069322 2,1 Motociclista 16 28,6 141421 11,4 Condutor de veículo pesado 2 3,6 48073 4,2 Condutor de bicicleta 1 1,8 Pedestre 15 26,8   56 100,0 Álcool  Velocidade n. % Frota Taxa 100.000 veic/hora Condutor de veículo leve 40 62,5 1069322 1,9 Motociclista 14 21,9 141421 4,9 Condutor de veículo pesado 5 7,8 48073 5,2 Condutor de ônibus 12285 3,4   64 100,0 Velocidade Fonte: Comitê de Análise de Acidentes de Trânsito – Projeto Vida no Trânsito

Álcool

Velocidade

Infraestrutura inadequada foi fator de risco contributivo presente em 20,7% dos acidentes fatais. Fonte: Comitê de Análise de Acidentes de Trânsito – Projeto Vida no Trânsito

Ausência de habilitação foi conduta de risco contributivo presente em 12,6% dos acidentes fatais. Usuário n % Frota % da frota Condutor de veículo leve 9 36,0 1069322 0,8 Motociclista 16 64,0 141421 10,8   25 100,0 Fonte: Comitê de Análise de Acidentes de Trânsito – Projeto Vida no Trânsito

Desrespeito a sinalização foi conduta de risco contributivo presente em 23,5% dos acidentes fatais. Usuário n % Frota Taxa 100.000 veic Condutor de veículo leve 23 56,1 1069322 1,1 Motociclista 11 26,8 141421 3,9 Condutor de veículo pesado 2 4,9 48073 2,1 Condutor de ônibus 12285 1,4 Pedestre 3 7,3   41 100,0 Fonte: Comitê de Análise de Acidentes de Trânsito – Projeto Vida no Trânsito

Direção defensiva foi conduta de risco contributivo presente em 13,1% dos acidentes fatais.  Usuário n. % Frota Taxa por 100.000 veic/hora Condutor de veículo leve 10 37,0 1069322 0,5 Condutor de ônibus 6 22,2 12285 4,1 Motociclistas 5 18,5 141421 1,8 Condutor de veículo pesado 48073 5,2 Ciclista 1 3,7   27 100,0 Fonte: Comitê de Análise de Acidentes de Trânsito – Projeto Vida no Trânsito

ACIDENTES FATAIS ENVOLVENDO MOTOCICLISTAS Fatores / Condutas de Risco e Usuários Contributivos - 2012 Foco Foco Fonte: Comitê de Análise de Acidentes de Trânsito – Projeto Vida no Trânsito

ACIDENTES FATAIS ENVOLVENDO PEDESTRES Fatores / Condutas de Risco e Usuários Contributivos - 2012 Foco Foco Fonte: Comitê de Análise de Acidentes de Trânsito – Projeto Vida no Trânsito

Em 40,7% atropelamentos em que o pedestre transitou em local impróprio, foi verificado deficiência na infraestrutura viária. Entre os acidentes em que o fator “infraestrutura” foi pontuado, 57,9% foram atropelamento.   n % Motociclista 6 15,8 Pedestre 22 57,9 Ciclista 1 2,6 Ocupante de veículo leve 8 21,1 Ocupante de veículo pesado 38 100,0 Fonte: Comitê de Análise de Acidentes de Trânsito – Projeto Vida no Trânsito

ACIDENTES FATAIS ENVOLVENDO OCUPANTES DE VEÍCULOS LEVES Fatores / Condutas de Risco e Usuários Contributivos - 2012 Foco Foco Fonte: Comitê de Análise de Acidentes de Trânsito – Projeto Vida no Trânsito

ACIDENTES FATAIS EM RUAS E AVENIDAS = 122 ACIDENTES Fatores / Condutas de Risco e Usuários Contributivos - 2012 Fonte: Comitê de Análise de Acidentes de Trânsito – Projeto Vida no Trânsito

ACIDENTES FATAIS EM RODOVIAS = 61 ACIDENTES Fatores / Condutas de Risco e Usuários Contributivos - 2012 Fonte: Comitê de Análise de Acidentes de Trânsito – Projeto Vida no Trânsito