PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atitude Sustentável UNA e UNIMONTE
Advertisements

RESÍDUOS SÓLIDOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
Plano de Gestão Energética Prof.. Tomaz Nunes
PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - PLS
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Cap. 3 – Processo e Agentes da Gestão da Qualidade
Ciclo de vida do produto
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
13° Conferência Nacional de Saúde
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
Gestão Ambiental.
Sugestões de ações para implantações
Você sabe o que é o Novo Código Florestal?
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Política Nacional de Resíduos
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
A GreenBusiness é uma holding focada em Negócios Sustentáveis.
Núcleo da Agenda Ambiental Decanato de Extensão
Sustentabilidade.
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO PODER JUDICIÁRIO JUS-SGA.
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Tiago Costa Nº20 8ºC  Isolamento térmico  Organização dos espaços  Iluminação  Equipamento eléctricos  Aquecimento\Refrigeração.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
TEMA - 1 Princípios da PNRS
Responsabilidade Socioambiental UNIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PROFª ESP. NATALIA PACHECO
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Planejamento e Responsabilidade Social
Programa EESC Sustentável USP Recicla
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
Auditoria sobre o uso racional de recursos naturais no âmbito da Administração Pública Federal Brasília, novembro de 2010.
Ministério do Meio Ambiente Rio de Janeiro/RJ - 13 de julho de 2015
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (GIRS): da Política Nacional de Resíduos.
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Danuza Mantuano Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/07/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
Nome: Clarice Formagini Daiana Pauli Daniela Tiecher Jaqueline Bamberg John Lennon Lagemann Lucas Moreira Vivian Lisi Wünsch.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/09/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
PRÁTICAS AMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA) DA UFPB Edjane Soares Carneiro Erika Maria do.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 11/12/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Deixe-me lhe apresentar a rotina de um amigo... João acorda as 6h e sai as 7h para trabalhar, trabalha das 8h às 17h, no período das 19h às 23h encontra-se.
“CICLO DE VIDA” DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA SUSTENTÁVEL Teresa Villac Pinheiro Barki Consultoria Jurídica da União SP.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/2015.
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio de 2011.
twitter.com/funasa.
1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORREIOS/MS Uma parceria entre a Inclusão Social e o Cuidado com o Meio Ambiente Olga Martinez Torres.
Aula 14 A disciplina jurídica dos resíduos sólidos Lei 12305/2010.
CAPÍTULO 2 – DISCUSSÃO SOBRE A LEI QUE DELIBERA SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL CONCEITO: LEI Nº , DE 2 DE AGOSTO DE Institui a.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Objetiva implementar e integrar ações relacionadas ao desenvolvimento de uma política socioambiental no âmbito do TCE, tendo em vista minimizar ou, quando possível, eliminar os impactos negativos (sociais e ambientais) decorrentes de suas atividades administrativas e/ou operacionais, com foco nos princípios do desenvolvimento sustentável e de proteção ao meio ambiente.

O Programa é gerido por uma Comissão Gestora, composta de servidores efetivos, e que conta, também, com multiplicadores, que são servidores de diversos setores dispostos a colaborar com o Programa voluntariamente.

Qualquer servidor que queira participar pode tornar-se um multiplicador, contribuindo com as ações desenvolvidas pela Comissão e conscientizando seus colegas de setor.

Principais atividades: coleta seletiva de lixo; solicitação de estudo para implantação de licitação sustentável no âmbito do TCE; controle do consumo de água, energia elétrica, papel A4, cópias xerox e pilhas; parceria com o Instituto da Criança com Diabetes (recolhimento de notas e cupons fiscais para o Programa Nota Solidária do Governo do Estado); recolhimento e destinação adequada de lâmpadas fluorescentes; limpeza regular de filtros, máquinas e dutos dos sistemas de ar condicionado.