PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA AULA 01

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professora de Matemática Elisabete Lima Professora de Matemática Elisabete Lima Definição: Determinante é um número real associado a uma matriz quadrada.
Advertisements

Professora de Matemática Elisabete Lima Professora de Matemática Elisabete Lima.
Revisão de Aritmética.
Matemática Básica Gráficos de Funções Reais. Como construir um Gráfico y x y = f(x) x3x3 y 3 x 2 x4x4 x 1 x 5 y4y4 y2y2 y1y1 y5y5 xy = f(x) x1x1 y1y1.
Segundo encontro do terceiro ciclo
Contagem – Probabilidade Condicional
Fundamentos de Aritmética
Aritmética dos restos e divisibilidade.
Geometria Aula 3, ciclo 1.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA “OBMEP NA ESCOLA”
Aritmética – Progressões aritméticas e geométricas.
Conjuntos Numéricos.
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Introdução à Programação
Paridade Uma das estruturas mais básicas do conjunto dos números naturais é a sua divisão em números pares e ímpares. A paridade, isto é, a qualidade de.
Estatística 2. Estatística indutiva
Fundamentos de Aritmética
Paridade 1° Encontro.
Exercícios.
Terceiro encontro do quinto ciclo
Barão de Cocais, 26 de Fevereiro de 2016 – Pólo: Barão de Cocais
Medidas de Dispersão para uma amostra
Fundamentos de Ge metr a
Função quadrática: A função geral de 2º grau
Contagem: Princípios multiplicativo e aditivo.
Divisão Euclidiana Aula 1, ciclo 4.
Critérios de divisibilidade
Critérios de divisibilidade
Fundamentos de Aritmética
PARIDADE Dizemos que dois números inteiros têm mesma paridade, quando são ambos pares ou ambos ímpares.
Exercícios.
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
Matemática Básica Polinômios.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
OBMEP – Ciclo 2, Encontro 2 CONTAGEM Princípio Multiplicativo
PARIDADE Par ou ímpar?.
Existe um número natural que não é par nem ímpar?
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
Ciclo 6 Aula 1: Aritmética Conteúdos: Aplicações de congruências;
SARESP 2017 Resolução SE-39, de
Divisão de Racionais 5º ano.
OBMEP & OBM. OBMEP & OBM Acesse em Casa. Todo que você precisa está aqui!
Considere as situações: 1ª situação: Observe as dimensões da figura a seguir. Qual a expressão que representa a sua área? X x2 ou.
POTÊNCIAS E RAÍZES.
Teoria dos Conjuntos.
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
Aula 02 – Produtos Notáveis
ESCOLA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DO MAGISTÉRIO – ESFAPEM   ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO 6º AO 9º ANO MATEMÁTICA.
ESCOLA ESTADUAL ´JOÃO COTTA DE FIGUEIREDO BARCELOS PROFESSOR: ASSIS ALVES.
MATEMÁTICA M.1 Abertura: Conjuntos: uma noção que organiza… Capítulo 1: Noções de conjuntos Capítulo 2: Operações com conjuntos Resolução dos exercícios.
EQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAUS (Aula 6)
Divisibilidade.
Divisibilidade Múltiplos e Divisores
HISTÓRIA 2018 o que é história
Revisão dos Números.
HISTÓRIA 2018 o que é história
Turma E1 – Profa. Ana Maria Luz F. do Amaral
Aula 3 (Parte 2): Matrizes e Operações Matriciais
Álgebra Linear Determinante e Matriz Inversa
Revisão dos Números.
Matriz Matriz é uma tabela de elementos dispostos segundo linhas e colunas. Exemplo:
TOP 10 - DINÂMICO matemátICA MÓDULO 1
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Matemática na Prática.
JUROS & FLUXO DE CAIXA.
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
Equação do Segundo Grau
MATEMÁTICA.
Álgebra Linear Matrizes
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA AULA 01 PROFESSORA SAMIRA DE PAULA

HISTÓRIA DA OBMEP – OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA 1ª edição em 2005. Mais de 40 000 escolas e mais de 17 000 000 alunos participaram de 12ª edição. Bolsa do PIC – Programa de Iniciação Científica Jr para os medalhistas. Documentário O que é a OBMEP na escola? O Portal da Matemática (link) O caso das moedas

PARIDADE AFIRMAÇÕES: Todo número natural ou é par ou é ímpar A soma de dois números pares é par A soma de dois números ímpares é par A soma de um número par com um número ímpar é ímpar O produto de dois números pares é par O produto de dois números ímpares é ímpar O produto de um número par e outro ímpar é par OBS: Dizemos que dois números inteiros têm a mesma paridade quando são ambos pares ou ambos ímpares. Ou seja, a soma de dois números inteiras é para se, e somente se, eles têm a mesma paridade.

ATIVIDADE 01 Como a professora conseguiu adivinhar a face superior da moeda escondida?

ATIVIDADE 02 Você pode encontrar 5 números naturais ímpares cuja soma seja 100?

ATIVIDADE 03 Pedro comprou um caderno com 96 folhas e numerou-as de 1 a 192. Vítor arrancou 25 folhas do caderno de Pedro e somou os 50 números que encontrou escritos nas folhas. Esta soma poderia ser igual a 1990?

ATIVIDADE 04 Em um tabuleiro de xadrez, um cavalo sai do quadrado a1 e retorna para a mesma posição depois de vários movimentos. Mostre que o cavalo fez um número par de movimentos.

ATIVIDADE 05 Determine a paridade do seguinte número: (123 275 + 346 231)234 + (3 451 + 4 532)542

ATIVIDADE 06 Carlos tem um tabuleiro mágico 3 x 3 com casas na cor branca ou amarela Toda vez que ele toca uma casa, ela muda de cor, bem como as demais casas na mesma linha e na mesma coluna, como mostra a figura. A partir do tabuleiro inicial, Carlos tocou no tabuleiro nove vezes, uma vez em cada casa. Após ter feito isto, quantas casas ficaram amarelas? 1 3 6 9

ATIVIDADE 07 É possível trocar uma nota de 25 rublos em dez notas com valores 1, 3 ou 5 rublos?

ATIVIDADE 08 Escrevemos abaixo os números naturais de 1 a 11. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Antes de cada um deles, coloque sinais “+” ou “-’ de forma que a soma de todos seja zero.

Mostre que se a, b e c são inteiros ímpares, a equação DESAFIO!!! Mostre que se a, b e c são inteiros ímpares, a equação ax² + bx + c = 0 não tem raiz racional.