Aprimoramento da Atenção à Saúde dos Idosos na Unidade de Saúde do Bairro Piratini do Município de Panambi/RS Gabriela Fantinel Bisognin Schott Orientadora:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Aluna: Vanessa Reis Santos Orientador: Fábio Renato Manzolli Leite
Trabalho de conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 06 Melhoria da Atenção.
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
MARIA Eugenia Legra Silot Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Melhoria na atenção à Saúde Bucal em crianças de 0 a 5 anos de idade na área de abrangência da ESF Santin – Serafina Corrêa/RS Aluna: Elís Tamires Karlinski.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Principais Alterações Bucais Prevalentes no Envelhecimento.
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Federal de Pelotas
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA ESF MIMBÓ, AMARANTE/PI
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Marina Mayara Batista do Rêgo Orientadora: Ivone Andreatta Menegolla
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Especializanda: Yaritza Rodríguez Peña
Saúde do Idoso na Unidade Básica de Saúde Paraí, em Paraí, RS
Orientador: Thiago Santos de Souza
CAMILA ROTTA PEREIRA Orientadora: Wâneza Borges Hirsch
Melhoria da atenção à saúde da pessoa idosa na USF Preventório,
Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Orientadora Lenise Menezes Seerig
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇAO À SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação da Atenção a Saúde do Idoso.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Deborah Todeschini Orientadora: Alexandra Rosa Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Ana Maria Alvarez Cabrera
Julio Alberto Pierret Acosta
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
Melhoria da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa
São Paulo das Missões, RS
Qualificar a atenção a saúde dos Idosos acamados e/ou restritos no domicílio, CMS Tia Alice, Rio de Janeiro - RJ Andréia Lucatelli de Freitas Orientadora:
Vanessa Rivero Kindelan
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Melhoria da Atenção aos Idosos na UBS de Arroio do Padre,
IMPLATAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE DO IDOSO
Melhoria da atenção à saúde do idoso na ESF João Paulo II, Caicó/RN
Lenise Patrocinio Pires Cecilio
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Aluno: Omar Iribar Salomón Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Transcrição da apresentação:

Aprimoramento da Atenção à Saúde dos Idosos na Unidade de Saúde do Bairro Piratini do Município de Panambi/RS Gabriela Fantinel Bisognin Schott Orientadora: Simone Gomes Dias de Oliveira

Caracterização do Município Panambi - RS Caracterização do Município 38.000 Habi-tantes Área de 491,4 km2 3º Pólo Metal Mecânico Cidade das Máquinas IDH 0,761 Posição 350º 27 Bairros 31 Distritos na Zona Rural Introdução

Sistema de saúde de Panambi/RS Introdução 12 UBS Urbanas ESF

Sistema de saúde de Panambi/RS 1 Hospital 1 Pronto -Socorro Outros 1 Centro de Especialidades 1 Setor de SMS 1 CAPS 1 CEO Introdução

Unidade de Saúde Piratini Caracterização da Unidade de Saúde Zona Urbana Estratégia de Saúde da Família 2.550 Pessoas 1 Equipe Introdução

Unidade de Saúde Piratini Equipe 1 Enfermeira 1 ASB 1 Médica 4 ACS 1 Cirurgiã-Dentista 1 Técnica em Enfermagem 1 Higienista Introdução Apoio do NASF

Saúde bucal na 3ª Idade Introdução Mudanças Fisiológicas Xerostomia Ardências bucais Sistema de defesa Mudanças Psicológicas Depressão Portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis Diabetes Hipertensão Problemas cardíacos

Unidade de Saúde Piratini - Qualificar a ação já implementada na unidade - Conhecer melhor a população pertencente a esta faixa etária - Conscientizar a população idosa quanto a importância da saúde bucal Justificativa

Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde bucal dos idosos do bairro Piratini do município de Panambi – RS

Objetivos Específicos Ampliar a COBERTURA de atenção à Saúde Bucal dos idosos do bairro Melhorar a ADESÃO ao atendimento em Saúde Bucal dos idosos do bairro Melhorar a QUALIDADE do atendimento em Saúde Bucal dos idosos do bairro Melhorar a forma de REGISTRO DE INFORMAÇÕES de Saúde Bucal dos idosos do bairro 5. Mapear os idosos da área com RISCO com problemas para Saúde Bucal 6. PROMOVER a Saúde Bucal dos idosos do bairro 7. Realizar ações de PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS nas famílias dos idosos

Metodologia Análise Situacional Protocolos do Ministério da Saúde Territorialização da Unidade Básica de Saúde Análise do serviço na ESF Piratini Protocolos do Ministério da Saúde Caderno de Atenção Básica nº19 “Envelhecimento e saúde da pessoa idosa” (2007) Caderno de Atenção Básica nº17 “Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal” (2007) Caderneta de saúde da pessoa idosa Público alvo Idosos da área de abrangência (60 anos ou mais) Duração 4 meses

Resultados Objetivo1: Meta 1: Cadastrar 100% dos idosos da área de abrangência no programa. Indicador: Número de idosos da área cadastrados e acompanhados no programa.

Resultados Objetivo1: Meta 2:Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica para 80% dos idosos cadastrados no programa. Indicador: Proporção da cobertura de primeira consulta odontológica durante a intervenção dos idosos cadastrados no programa.

Resultados Objetivo1: Meta 3: Cadastrar 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. Indicador: Proporção de idosos acamados ou com problemas de locomoção cadastrados no programa.

Resultados Objetivo1: Meta 4: Realizar visitas domiciliares a 90% dos idosos acamados ou com problema de locomoção. Indicador: Número de pacientes acamados ou com problema de locomoção.

Resultados Objetivo2: Meta 5: Fazer busca ativa de 90% dos idosos faltosos às consultas. Indicador: Proporção de idosos faltosos buscados para consulta.

Resultados Objetivo3: Meta 8: Garantir atendimento especializado para 80% dos idosos. Indicador: Proporção de idosos cadastrados no programa e tiveram o atendimento especializado de que necessitavam.

Resultados Objetivo3: Meta 9: Garantir tratamento odontológico concluído para 80% dos idosos. Indicador: Proporção de idosos com tratamento concluído durante o programa.

Resultados Objetivo3: Meta 10: Realizar Avaliação Multidimensional rápida de 100% dos idosos utilizando como modelo a proposta do Ministério da Saúde. Indicador: Proporção de idosos com Avaliação Multidimensional Rápida em dia.

Indicador: Proporção de idosos com vacina contra influenza em dia. Resultados Objetivo3: Meta 11: Garantir a vacinação 100% os idosos do bairro cadastrados no programa. Indicador: Proporção de idosos com vacina contra influenza em dia.

Resultados Objetivo 4: Meta 13:Distribuir Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa para 100% dos idosos atendidos na UBS Indicador: Proporção de idosos com Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

Resultados Objetivo5: Meta 14:Identificar e acompanhar 80% de idosos com acúmulo de fatores de risco em saúde bucal. Indicador: Proporção de idosos do programa identificados e acompanhados com acúmulo de fatores de risco em saúde bucal.

Resultados Objetivo5: Meta 15:Garantir exame de rastreamento para câncer bucal em 80% dos idosos cadastrados no programa. Indicador : Proporção de idosos cadastrados no programa e que foram rastreados para câncer bucal.

Resultados Objetivo5: Meta 16: Identificar 100% dos idosos com maior risco de morbimortalidade. Indicador :Proporção de idosos com avaliação de risco para morbimortalidade em dia.

Resultados Objetivo5: Meta 17:Investigar a presença de marcadores de fragilização na velhice em 100% das pessoas idosas. Indicador : Proporção de idosos com avaliação para fragilização da velhice em dia.

Resultados Objetivo6: Meta 18: Garantir orientações sobre higiene bucal (incluindo higiene de próteses dentárias) para 100% dos idosos cadastrados no programa. Indicador: Proporção de idosos cadastrados no programa e que receberam orientações sobre higiene bucal (incluindo higiene de próteses dentárias).

Resultados Objetivo6: Meta 19: Garantir orientações sobre câncer bucal para 100% dos idosos. Indicador: Proporção de idosos do programa que receberam orientações sobre câncer bucal.

Resultados Objetivo6: Meta 20: Orientar todos os idosos quanto aos hábitos alimentares. Indicador: Proporção de idosos cadastrados no programa que receberam orientações nutricionais do odontólogo.

Resultados Objetivo6: Meta 21: Orientar 100% dos idosos quanto à importância da prática de atividade física regular. Indicador: Proporção de idosos que receberam orientação sobre prática de atividade física regular.

Indicador :Proporção de idosos cadastrados com exame bucal adequado. Resultados Objetivo3: Meta 6:Capacitação de 100% dos profissionais da equipe para o atendimento integral em saúde do idoso. Indicador :Proporção de profissionais da equipe capacitados durante o programa Objetivo3: Meta 7: Realizar exame bucal adequado em 80% dos idosos cadastrados. Indicador :Proporção de idosos cadastrados com exame bucal adequado. 100% Objetivo 4: Meta 12: Manter registro atualizado em planilha e /ou prontuário de 80% dos idosos cadastrados. Indicador 12: Proporção de idosos com registro atualizado em planilha e/ou prontuário.

Qualificação da atenção Planejamento das ações Discussão Ampliar a cobertura Melhora dos registros Qualificação da atenção União da equipe Planejamento das ações

Conclusão Unidade de Saúde Piratini Serviço Comunidade Equipe - Fortalecimento do vínculo - Facilidades para agendamento dos idoso - Conscientização da importância dos cuidados com a saúde bucal Equipe - União / engajamento - Comprometimento - Qualificação - Resgate de protocolos - Reavaliação das atividades Serviço - Organização - Monitoramento das ações - Qualificação da assistência

Algumas imagens do projeto

Algumas imagens do projeto Visitas Domiciliares

Algumas imagens do projeto Trabalho na Unidade de Saúde