Região Nordestina Cap. 9.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGIÃO NORDESTE.
Advertisements

COMPLEXOS REGIONAIS.
Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”
Unidade 3 Regiões Nordeste e Centro-Oeste
CLIMAS NO BRASIL Profª. Carolina Bono. INTRODUÇÃO O clima que predomina no Brasil é o tropical, isso devido a sua localização geográfica, pois está próxima.
Domínios Morfoclimáticos. Vegetação do Brasil Floresta Tropical Litoral do Brasil: Mata Atlântica Reduzida a menos de 10%. Latifoliada, ombrófila, densa,
Extrativismo vegetal Amazônia, a maior fábrica florestal em cosméticos,remédios e etc.
TRABALHO DE GEOGRAFIA 1°A. Florestas do Brasil e suas respectivas regioẽs.
Região Nordeste 7º Ano.
Região Nordeste  Prof Fylipe Alves Capítulo8 Pág. 127 á 145.
Região Nordeste  Prof Fylipe Alves Capítulo11, 12 e 13 Pág. 120 á 148.
Sucessão Ecológica e Biomas do Brasil Profª Cinthia Costa
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Aula 4 Paisagens do Brasil.
Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Com km² de área e um.
A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da.
REGIÃO NORDESTE A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais Humanos / demográficos Econômicos A segunda região mais populosa É a região brasileira.
Região Norte Depressões e planícies Clima equatorial Floresta amazônica Grande riqueza hidrográfica Baixa D.D. Áreas mais povoadas: região Bragantina e.
Biomas. Bioma Bioma vem do grego BIO é vida; OMA é conjunto ou estrutura.
Complexo regional do Nordeste
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES
REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA
Nordeste Camille, Isadora, Sophia, Juliana, Giovanna e Julia.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
COLÉGIO MAUÁ Vegetação (Biomas).
Vegetação Brasileira.
Colégio Jesus Maria José
REGIÃO CENTRO-OESTE Geografia 5º Ano Unidade 7
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
5º ano IN-TECH Tecnologia e Educação MATA ATLÂNTICA.
Domínios morfoclimáticos
Biomas brasileiros.
Os principais climas.
Escola Estadual Abadia Faustino Inácio
REGIÃO CENTRO-OESTE.
As diversas paisagens naturais da Terra
REGIÃO NORTE.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
A maior parte do território brasileiro – 92%
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Formação vegetal 6º Ano.
A dinâmica da biosfera. O Brasil apresenta grandes dimensões continentais. Em grande parte na Zona Intertropical Sendo assim, a diversidade de ecossistemas.
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
Domínios Morfoclimáticos e as Formações Vegetais (biomas) do Brasil e do mundo.
As Paisagens do continente americano
Nordeste: breve histórico
Centro-Sul: a região mais rica e populosa do Brasil
Uma região, vários Nordestes
Região Nordeste 7º Ano.
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
Conselhos para um bom Semestre
Brasil: Posição Geográfica Pontos Extremos
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
Sub-regiões do Nordeste
Biomas Brasileiros.
CLIMA BRASILEIRO.
Vegetação Brasileira.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
A distribuição da população a nível mundial
O que é região? Regionalização
Vegetação do Brasil (Fitogeografia brasileira)
O Território Brasileiro
CLIMAS e PAISAGENS NATURAIS
Formações Vegetais e seus problemas
Diversidades Regionais
Extrativismo vegetal Amazônia, a maior fábrica florestal em cosméticos,remédios e etc.
Prof: Marcus Ferrassoli
Transcrição da apresentação:

Região Nordestina Cap. 9

Divisão Regional -IBGE Eles têm características semelhantes. As primeiras divisões regionais propostas para o país, eram baseadas apenas nos aspectos físicos, ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas , como atividades econômicas e o modo de vida da população, para definir quais estados fariam parte de cada região. Foi regionalizado pelo Instituo brasileiro de geografia e estatística.

Divisão Regional - IBGE

Região Norte É uma região constituída por nove Estados. São eles: Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE), Pernambuco (PE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Alagoas (AL), Sergipe (SE), Bahia (BA). Todos os Estados são banhados pelo Oceano Atlântico.

Sub-regionalização Foi realizado respeitando as características econômicas, populacionais e naturais da região nordestina.

Vegetação e Clima Para determinar a vegetação de uma região, precisamos entender que o fator primordial para a existência desse ecossistema será o clima.

Climas do Nordeste Climas: ● Tropical semiárido (no Sertão nordestino); ● Tropical litorâneo (na Zona da Mata); ● Tropical (Sul do Sertão e no Meio Norte);

Vegetações do Nordeste Vegetações: ● Caatinga (Sertão); ● Mata de Cocais (Meio Norte); ● Cerrado (sul do Sertão); ● Mata Atlântica (Zona da Mata).

Mata Atlântica Clima: Tropical litorâneo (quente e úmido); Vegetação: intensa formação arbórea (árvores) que chegam a atingir 40 m de altura, floresta densa e úmida; Animais: habitat de anfíbios, mamíferos de médio porte, aves e insetos; Solo: rico em matéria orgânica. Ocorrência: em toda a região litorânea do Brasil; Ocorrência no Nordeste: Zona da Mata.

Caatinga Clima: Tropical semiárido com baixa umidade o ano inteiro e temperaturas elevadas. Vegetação: rasteira , arbustiva e pequenas formações arbóreas; Animais: Bioma rico em espécies animais e vegetais, sendo que muitas delas são endêmicas (somente existem naquele local), habitat de répteis, mamíferos de médio morte, aracnídeos, insetos e roedores. Solo: raso, pobre em matéria orgânica e rico em minerais. Ocorrência: no Nordeste (Sertão);

Cerrado Clima: Tropical, invernos rigorosos e verões quentes e úmidos. (uma estação seca e outra chuvosa); Vegetação: rasteira, arbustiva e arbórea (com troncos retorcidos); Animais: répteis, mamíferos, aves, roedores, aracnídeos e insetos; Solo: profundos, ácidos, rico em minerais. Ocorrência: Centro-Oeste, Nordeste (sul do Sertão) e Sudeste.

Seca – ocorrência no inverno Úmido – ocorrência no verão

Mata de Cocais Clima: transição entre tropical semiárido, tropical e equatorial (Amazônia); Vegetação: uma biodiversidade de espécies de palmeiras e vegetações rasteiras. Ex. de palmeiras: babaçu, buriti, carnaúba e oiticica; Animais: mamíferos, aves e insetos; Solo: rico em minerais e argila; Ocorrência: Meio Norte (Zona de transição entre Norte e Nordeste do Brasil).

Zona da Mata Faixa litorânea nordestina. Maior concentração populacional do Nordeste. Sub-região mais urbanizada. Clima: tropical úmido, regularidade e chuvas, solo fértil. Vegetação natural: Mata Atlântica. Economia: cana-de-açúcar e agricultura, significativa industrialização, produção de sal, turismo.

Zona da Mata Região altamente industrializada; Polo Industrial de Camaçari (BA): criado em 1978 sendo considerado o maior polo industrial integrado ao hemisfério Sul. Encontram-se dezenas de indústrias como: petrolífera, automotiva, celulose, têxtil, fertilizantes, energia eólica, bebidas entre outros.

Agreste Área de transição entre o sertão semiárido e a zona da mata. Economia: pecuária extensiva nos trechos mais secos, agricultura de subsistência e pecuária leiteira nos mais úmidos. Turismo também é importante, com festas culturais.

Sertão Extensa área de clima semiárido. Também conhecido como Polígono das Secas. Menor índice demográfico do Nordeste. Chuvas: índice pluviométrico baixo e irregular. Ocorrência periódica de secas. Vegetação típica: caatinga. Fonte de água importante: Rio São Francisco, usado para irrigação e abastecimento das cidades. Economia: pecuária extensiva, cultivo irrigado da agricultura (no vale do Rio São Francisco), extração de sal e turismo no litoral; indústria têxtil.

Meio Norte Faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão semiárido do Nordeste. Vegetação: mata de cocais, carnaúbas e babaçus, principalmente. Chuvas: maiores a oeste, próximo à Amazônia. Economia: pouco desenvolvida, destaque para o extrativismo vegetal, agricultura e pecuária extensiva