HISTÓRIA Professora Marta Cibele

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pré-História.
Advertisements

REVISÃO PG 1 HISTÓRIA Professora Marta Cibele. INTRODUÇÃ À HISTÓRIA Função da história: Estudar o passado para compreendermos o presente. Trabalho do.
A PRÉ - HISTÓRIA.
Contexto histórico - “A modernidade”
Revolução Agrícola. Durante muito tempo nossos ancestrais viveram da caça, pesca, coleta de frutas e raízes. A agricultura modificou os hábitos do ser.
O surgimento do seres vivos Seguindo o processo evolutivo temos o Homo erectus ou Pithecantropus erectus com idade aproximada de um milão de anos que teria.
O Surgimento dos Seres Humanos Nosso planeta existe há mais de 4 bilhões de anos e nele não havia nenhum ser vivo. Estudos de fósseis mostram que os primeiros.
Nosso planeta existe há mais de 4 bilhões de anos e nele não havia nenhum ser vivo. Estudos de fósseis mostram que os primeiros seres vivos surgiram provavelmente.
Surgimento dos seres humanos Nosso planeta existe há mais de 4 bilhões de anos e nele não havia nenhum ser vivo. Estudos de fósseis mostram que os primeiros.
Como na Vida! Numa Escola de Compreender o Mundo Projeto 3º Ciclo do Ensino Básico 7º Ano - ano letivo 2011/12 Autora: Francisca Fernandes Professora:
DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE AULA: 05/09/2016. Conceito, História e Evolução da Gestão de Qualidade.
MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS
A história humana anterior à escrita
HISTÓRIA DA ARTE Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PRÉ-HISTÓRIA Resumo desenvolvido por: Prof_Michel
Evolução humana (capítulo 11)
Características da agricultura no Brasil
A "origem" do Universo e do homem
Revolução Neolítica Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.
Modelos de Gestão.
ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA
CAPÍTULO 2 (continuação): AS PRIMIERAS SOCIEDADES
EVOLUÇÃO HUMANA.
PRIMEIROS HUMANOS º ANO.
Evolução.
O TRABALHO DO HISTORIADOR
Primeiramente a História não pode ser compreendida como uma repetição de acontecimentos, já que os acontecimentos são protagonizados por sujeitos pertencentes.
O HOMEM O ser humano é um ser social.
Pré-História e História
PRIMEIROS GRUPOS HUMANOS
História 6º ano.  Você já ouviu e contou muitas histórias. Nossas vidas formam uma história. A sua história faz parte da história de sua família, de.
Professor: Guilherme Vieira
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade Nos grupos sociais – AGIR COMO ARTISTAS – formam a identidade cultural. Deixam registros de suas criações nas mais.
Os primeiros hominídeos. Os primeiros Hominídeos. nome dados para classificar os primeiros seres humanos Com a evolução chegou-se a uma única espécie.
As primeiras manifestações religiosas.
Historia da química.
A INVENÇÃO DO NÚMERO Tania Elisa Seibert.
Introdução aos estudos Históricos
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
O TEMPO E A HISTÓRIA.
Antropologia.
PANORAMA DO NT I AULA 01 Oração Mateus 1 Apresentação geral
Mesopotâmia.
No princípio Deus criou o céu e a terra…
PRÉ-HISTÓRIA: Os primeiros povos
As primeiras sociedades
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
Antropologia.
PRÉ-HISTÓRIA: Os primeiros povos
Pré-História IIi.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Os grupos humanos da Pré-História
Crescimento e distribuição da população africana II
Roteiro: 22/02/2019 Aulas 9 e 10 – Fontes Históricas e o Ofício do Historiador Objetivos: Estudar diferentes tipos de fontes históricas e como elas contribuem.
Origens da Terra Profª Maiara Alves.
A ESPÉCIE HUMANA E O MEIO AMBIENTE PROF. CAMILA MUNIZ.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS “A HISTÓRIA NÃO SE APRENDE. APREENDE-SE”. Lucien Febvre.
HISTÓRIA 2018 poder 1.a Série ENSINO MÉDIO.
INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA ARTE
O Processo de Hominização
GEOGRAFIA Prof. Orlando Castro. Relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnico-científico informacional. PROF. ORLANDO CASTRO.
Introdução aos estudos Históricos
Cidades, reinos e impérios Aula 1
EVOLUÇÃO HUMANA.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra.
AS ORIGENS DA HUMANIDADE
Unidade 1 A História antes da Escrita
TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Tecnologia e Sociedade.
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA Professora Marta Cibele REVISÃO PG 1 HISTÓRIA Professora Marta Cibele

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA Função da história: Estudar o passado para compreendermos o presente. Trabalho do historiador: Analise cientifica do passado por meio de fontes históricas e construção de uma versão dos fatos ocorridos. (Não existe verdade absoluta na história). Fontes históricas: Vestígios do passado estudados pelo historiador. (Textuais ; Orais; Materiais e Visuais) . O tempo na história: -Calendário Ocidental- Cristão -O tempo está ligado a fenômenos da natureza- Sol; lua; rotação da terra... Contagem dos séculos a cada 100 anos Se o ano termina com 00: 2000 século XX Se o ano terminar com números diferentes de 1752: século XVIII

Questões de PG Anteriores 01. Pode-se afirmar que a História: a) elabora explicações sobre o passado que nunca são desmentidas. b) utiliza unicamente fontes textuais para produzir conhecimentos. c) cria a ilusão de que o passado sempre terá sido melhor que o presente. d) constitui um relato fantasioso sobre as aspirações da humanidade. e) possibilita a compreensão do presente pela análise do passado. 02. Estamos no ano de 2016. O calendário sobre o qual se baseia essa afirmação é o: a) cristão b) hindu c) chinês d) judaico e) islâmico 03. Considerando ainda que estamos no ano de 2016, é correto afirmar que nos situamos cronologicamente: a) Na segunda metade do século XIX. b) Na primeira metade do século XX. c) NA segunda metade do século XX. d) Na primeira metade do século XXI. e) Na segunda metade do século XXI. 04. Assinale a alternativa eu apresente todos os grupos de fontes históricas: a)Fontes físicas e artísticas b)Fontes visuais, textuais e materiais c)Fontes descritivas e orais d) Fontes escritas, orais e artísticas e)Fontes textuais, visuais, materiais e orais.

Pré- História Os primeiros Hominídeos Surgiram no Continente Africano. O mais antigo é o Australopithecus. O ser humano atual pertence à espécie Homo Sapiens. O Homo sapiens desenvolveu a fala e o andar ereto liberou as mão para produzir utensílios. Algumas características da evolução e do raciocínio humano. Diminuição da mandíbula e amento do cérebro; andar sobre os membros inferiores; uso do polegar opositor.

Questões de PG Anteriores 01. Estudos de cientistas apontam que o surgimento da capacidade de raciocínio na espécie humana pode ser diretamente relacionado: a) à diminuição do tamanho do cérebro. b) à locomoção sobre os membros inferiores. c) ao posicionamento lateral dos olhos. d) ao desenvolvimento da vida em sociedade. e) ao desaparecimento do polegar opositor. 02. A partir de seus conhecimentos sobre a evolução do homem, é possível afirmar que: a) a humanidade de hoje descende dos australopitecos. b) nenhuma espécie de hominídeos sofreu extinção. c) o ser humano atual pertence à espécie Homo sapiens. d) a origem da humanidade ocorreu no continente europeu. e) o ser humano atual teria surgido há 5 milhões de anos. 03. Assinale a alternativa que apresente como o Homo Sapiens aumentou a capacidade de sobrevivência: a) O Homo Sapiens passou a usar o fogo, machados de pedra e construir choupanas. b) O Homo Sapiens desenvolveu a fala, e o andar ereto liberou as mãos para produzir utensílios. c) O Homo Sapiens partilhava coletivamente os alimentos que cultivava. d) O Homo Sapiens foi o primeiro a produzir instrumentos de pedra. e) O Homo Sapiens explorou recursos do ambiente de maneira eficiente, desenvolvendo o uso do fogo.

Período Paleolítico e Neolítico Os homens produziram objetos de pedra, madeira ou ossos. Ao final do Paleolítico, os homens haviam se tornado excelentes caçadores, capazes de abater até mesmo animais como os mamutes devido sua capacidade de organização e de trabalho em equipe. A descoberta do fogo possibilitou a habitação de cavernas (iluminação), cozimento dos alimentos, espantar animais e aquecer do frio. Neolítico Revolução Neolítica: -Surgimento da agricultura e do pastoreio, assegurando a produção de alimentos e a sedentarização. - Consequências: Contínuo crescimento populacional, crescente divisão e especialização do trabalho, e desenvolvimento de novas técnicas (metalurgia)

Questões de PG anteriores 01. Durante o período pré-histórico denominado Paleolítico, os homens: a) produziram objetos de pedra, madeira ou ossos. b) inventaram e divulgaram o uso do alfabeto. c) formaram cidades com milhares de habitantes. d) desenvolveram a agricultura em larga escala. e) ignoraram por completo a existência do fogo. 02. A expressão “Revolução Neolítica” costuma ser utilizada para se designar o conjunto das consequências do surgimento do (a): a) divisão de tarefas. b) controle do fogo. c) fabricação de objetos. d) produção de tecidos. e) pastoreio e da agricultura. 03. Um estudioso da Pré-História costuma dispor, apenas, de fontes: a) textuais e orais. b) materiais e visuais. c) orais e materiais. d) textuais e materiais. e) visuais e orais.