COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Petróleo Surgimento do petróleo
Advertisements

Conflitos no Oriente Médio
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
Energia Renovável e Não Renovável
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Energia Elétrica. Energia Elétrica Importância: COMMODITIE Itaipu: Paraguai exporta eletricidade Bolívia: exporta gás natural Países da OPEP.
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
Fontes de Energia.
Fontes de Energia.
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Complementação do capítulo 8
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
Mina de carvão - USA. INDÚSTRIA Conteúdos  Energia – Um bem essencial ao desenvolvimento industrial. Objectivos  Evolução do uso de energia.  As reservas.
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
Revolução Industrial Século XVIII. INGLATERRA Rica Burguesia Lei dos cercamentos Êxodo rural Localização Geográfica Reserva de carvão mineral.
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
Fontes de energia renováveis: Biomassa
CLIMA FRIO E AQUECIMENTO GLOBAL NOMES: Thiago Fujinaga e Victor Rafael.
BASALTO: É uma rocha formada pelo resfriamento rápido da lava exposta ao vento e à chuva. É muito usada na pavimentação de pisos e revestimento de paredes.
Europa – Reino Unido e França Geografia – 9.o ANO – Liceu Albert Sabin.
Globalização e Meio Ambiente. Problemas Ambientais do séc. XXI Desmatamento.
PDEDS(Pesquisa & Desenvolvimento em Gás, Energia e Desenvolvimento Sustentável) Preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade, sem comprometer.
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PROF.ª THAÍS SUEMI MORITA.
Rodrigo Duarte.
Clique para iniciar....
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
FONTES DE ENERGIA GEOGRAFIA – CIC/2017.
Daniel F. Gustavo P. Neriano E. Mohamed
Pirólise e Gaseificação de Biomassa?
Japão Prof. Amanda Cunha.
PDISO(Pesquisa em Integridade, Sustentabilidade e Otimização)
Energias renováveis em Portugal
Energia.
Efeitos da energia elétrica no dia a dia, destacando conceitos, grandezas, e aplicações tecnológicas Profª Renata A Franco.
CAPÍTULO 11 – VALOR DO PLANETA
recursos não energéticos
Estrutura Geológica.
Exploração de recursos minerais e energéticos na América
Tecnologias do Transporte de Carga
O papel do Brasil no G-20 e no BRICS
O Oriente médio contemporâneo
Introdução Na pré-história eram utilizados os fluxos de energia natural Revolução Industrial começou a ser utilizado como fonte de energia combustível.
Rec 3- 9º ano..
ESCOLA ESTADUAL PAULO DE SOUZA FIRMO – EXTENSÃO JIBOIA
Cap. 26 – A Produção Mundial de Energia
Biocombustíveis.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
COMO FUNCIONA UMA USINA TERMOELÉTRICA
Energias alternativas
ESPAÇO GEOGRÁFICO INDUSTRIAL
GEOGRAFIA INDUSTRIAL 1.
O amadurecimento do ser envolve alguns tropeços e saiba que não teríamos novas árvores se os frutos não caíssem!
Cap.24 – Industrialização Brasileira
O Oriente Médio A Questão Palestina.
FONTES DE ENERGIA UT12 ALTERNATIVAS
Relevo do Brasil (Orografia Brasileira)
Energia Termoelétrica
Energia e Recursos Naturais
ENERGIA NUCLEAR.
ENERGIA.
recursos não energéticos
Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia.
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO.
Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Brasil
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
Transcrição da apresentação:

COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO

Utilização: Carvão: Siderurgia, termoeletricidade; Petróleo: Gasolina, querosene, óleo diesel, gás liquefeito, borracha sintética, asfalto, etc. Gás Natural: Termoeletricidade, combustível automotivo, abastecimento domiciliar, etc.

Tipos de fontes de energia: renovável e não renovável; primária e secundária. Combustíveis fósseis enquadram-se entre as não renováveis e dividem-se entre primária e secundárias. Carvão Mineral e Petróleo: secundária Gás Natural: primária Os combustíveis fósseis, além de fontes de energia não renováveis , também são as mais poluentes entre todas; Carvão Mineral + Ferro (fundidos) = aço Petróleo – Refino = derivados

→ Carvão Mineral Corresponde a 26% da matriz e da produção energética mundial; Matéria prima fundamental para a indústria siderúrgica; Fonte de energia altamente usada em países do hemisfério norte (termoeletricidade);

Principais produções mundiais: China, Rússia e EUA Formação Geológica: Processo de sedimentação orgânica de origem continental (Era Paleozóica)

→ Petróleo Matéria prima reguladora da economia mundial dos séculos XX e XXI; Nascimento e crescimento da indústria automobilística no início do séc. XX impulsiona sua produção; Desenvolvimento de tecnologias relacionadas à indústria química também impulsionaram a produção mundial de petróleo; Principal fonte de energia consumida na atualidade (34% do total); Formação Geológica: Processo de Sedimentação Orgânica de origem marinha e lacustre (Eras Paleozóica e Cenozóica – Quaternária);

Brasil: 17º posição (sem as explorações no Pré Sal); Principais Reservas mundiais: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Venezuela; Brasil: 17º posição (sem as explorações no Pré Sal);

O Petróleo no Pós Guerra Apesar da crise econômica trazida pelo conflito, os preços do petróleo mantiveram-se baixos devido às enormes reservas disponíveis na época e à pequena frota de veículos; 1960: Países do Oriente Médio se juntam e formam a OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo, visando obter controle e altos lucros através do produto;

1973: 1º Choque do Petróleo Permanência das tropas israelenses na Cisjordânia e Faixa de Gaza desde 1967 (Guerra dos 6 dias) provoca uma nova Guerra (Yom Kippur), que foi vencida por Israel e seus aliados;

Após a derrota, países árabes resolvem agira contra Israel e EUA, através da OPEP Há a elevação do preço do barril do petróleo por conta da não retirada das tropas israelenses e, consequentemente, uma crise econômica; Em 1979, graças à Revolução Iraniana, o processo se repete e novamente ocorre um crise econômica mundial;

→ Gás Natural Corresponde a 26% da matriz energética mundial; Matéria prima fundamental na produção de energia termoelétrica; Destaca-se por ser mais limpa que carvão e petróleo, porém com difícil obtenção; Maiores reservas mundiais: Rússia, Irã,Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e EUA;

Mapa – Maiores Reservas Mundiais de Gás Natural

→ Impactos Ambientais Provenientes da exploração de Combustíveis Fósseis Indústria petroquímica é a mais nociva à atmosfera terrestre; Riscos de acidentes também podem comprometer os solos e as águas continentais e oceânicas; Termoeletricidade é considerada uma das fontes de energia mais poluente; Portanto, além de não renováveis, os combustíveis fósseis também são considerados fontes de energia “suja”.

Vazamento de Petróleo Usina Termoelétrica Ind. Petroquímica

Impactos Efeito Estufa Chuva Ácida